quarta-feira, dezembro 30, 2009

Extra! Engano musical propiciado pela pirataria.


Extra!
Quem nessa vida já não foi enganado? Seja pela própria consciência ou por outras pessoas. O nosso cérebro é tão esperto, que ele nos faz acreditar naquilo que ele sequer conhece, mas que por ser semelhante a outra coisa, identifica como sendo essa coisa. É por isso, muito provavelmente, que alimenta a imaginação, característica tão própria do humano, tão a flor da pele em crianças.

Pois bem, não vou falar das ilusões de ótica. Quero contar sobe a enganação audível, de uma banda chamada Red Goodbye cujas músicas conheci como sendo do Creed. Os arranjos um tanto parecidos, a voz do vocalista mais grave, passaram pelos meus ouvidos como sendo Creed, a banda estava voltando, embora com a mesma formação, a mudança nas influências é sempre esperada. Pois a enganação se deu até o dia em que fui conferir as letras das músicas; a fraude estava desfeita. Ao mesmo tempo que me senti enganada, fiquei impressionada com a grande jogada de marketing, que se não foi bolada pelo Red Goodbye, bem que poderia ter sido.

Pense: uma banda que teve muitos fãs está para voltar, o nome do novo álbum foi divulgado, o que leva a crer que ele já existe, e se existe, está na internet. As pessoas procuram e encontram um Torrent com todas as canções da banda. Ora! Perfeito. Ao baixarem as músicas notam alguma semelhança, podem até não gostar, mas não descartam a idéia de que seja Creed até que o álbum efetivamente seja lançado. E foi assim que conheci Red Goodbye. E pelo que vi no site da banda [www.redgoodbye.com] e nas pesquisas do google, várias pessoas passaram pela mesma situação. A banda não é ruim, a estratégia como a conheci mereceria prêmio, mas o fato de ser muito parecido com Creed é meio chato.

Segue link para ouvir uma das músicas:


Quando ao novo álbum do Creed, Full Circle. Creed voltou e gravou um álbum seguindo a lógica das bandas que costumo simpatizar, manteve tudo que identifica a banda e que tenato gosto. Esperava alguma mudança devido a "crendice" do vocalista, para quem não sabe, ele abandonou o creed para seguir Jesus, gravou álbum gospel, uma porcaria! Mas a volta foi como se a banda nunca tivesse parado. Tem alguma evolução, é claro, mas aquelas características mais importantes permanecem, seja nos arranjos, os solos de guitarra ou nas letras, que por sinal estão um pouco mais complexas. A maior novidade foi o uso de violões em várias músicas, o que deu um ar meio acústico, um efeito muito bom nas músicas.

Amostra:


E era isso, pra retomar a escrita no que deve ser o último post do ano. Não vou desejar boas festas, feliz natal e ano bom, acho tudo isso uma grande bobagem mercadológica. Espero apenas que todos sigam suas vidas, planos e sonhos!


:)

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...