domingo, fevereiro 28, 2010

Blog bom!


Tenho pensado em muita coisa para escrever no blog nesses últimos dias, mas como estou passando por alguns contratempos de ordem pessoal, evitei escrever, para não fazer um texto muito íntimo, nem cair na banalidade. Mas, queria muito postar algo novo e, para me inspirar, resolvi organizar alguns posts que estavam sem marcação. Relendo esses textos, poderia me inspirar e cuidar para não reescrever sobre um tema.

O resultado dessa leitura foi bem interessante. Fiquei muito contente com o que li. Além da nostalgia provocada por alguns posts, seja pelos comentários de ex e de ainda leitores, ou pelas situações descritas - pessoas e situações, tudo misturado - servi-me de meu próprio consolo “antigo” para dificuldades recentes, além de repensar alguns assuntos que vinham me perturbando; a minha velha mania de me questionar sobre inúmeras situações. No fim, além de fazer todas as marcações, criar algumas novas, facilitar a vida de novos leitores destacando textos que considero importantes para entender o blog e me entender um pouco, descobri que o meu blog é bom mesmo.

O selo que mais gostei dos que recebi foi o que aparece aí na página principal do blog: Meu blog é fabuloso! Isso porque reconheço a autenticidade do que faço por aqui. E hoje tive a oportunidade de reforçar essa auto-estima blogueira! :)

Dentre as novas marcações, destaco as "Teorias", que são reflexões sobre temas aparentemente absurdos, mas que tendo um pouquinho de boa vontade, consegue-se tirar algum proveito. Os do "anexos" e "EMPTY" misturam os erros de posts e textos que escrevi no tempo em que enviava os posts por e-mail, durante o trabalho. Tem coisas interessantes, mas algumas viagens sem sentido "aparente". Em nostalgias e Indiadas, um pouco de Estória e Histórias que gostei muito de contar/viver.

Sim, esse post acabou saindo como um convite, quem sabe até uma auto propaganda. Isso é importante, reconhecer o que se faz; falo tanto dos outros, alguns me consideram formadora de opinião, pois agora, quero formar a opinião de vocês, e fazê-los acreditar no que escrevo, que realmente vale a pena ler o meu blog! ;)

Uma curiosidade "extra", com a qual fiquei bastante surpresa, é que tenho pouco mais de 100 posts no total, e acreditava ter escrito muito mais. Acredito que essa confusão tenha ocorrido em função da mudança do "Blogger" (falido Suspensa no Espaço) para o blogspot, onde assumi o "Sabe o que é?". Além disso, chamou-me a atenção o fato de eu ter mais "posts" no Twitter do que aqui. É claro, lá tenho interação mais direta, idéias mais instantâneas, mesmo assim, não gostei dessa diferença, porque acredito muito mais nos blogs do que no twitter, fotolog ou qualquer outra rede de opiniões que venham a inventar - isso sempre foi assim - acredito que deva permanecer assim - por isso devo mudar essa diferença escrevendo mais aqui.

Estou com planos de fazer uns 10 posts com a descrição de "Quem eu sou", em homenagem aquele campo do orkut em que tantas vezes escrevi coisas que valeriam como um post do blog, mas que acabei deletando, alterando, sem nunca salvar. É a minha produção intelectual se perdendo no espaço. Isso não deve ser assim!

Curioso me pareceu agora, lembrar que o Sabe o que é? Nasceu da ausência do Suspensa no Espaço e que o que hoje é "Suspensa no espaço" era "Deve ser assim"...

Sei que esse post está estranho, mas pra mim faz muito sentido e, bom, caso não tenham percebido, INSÔNIA outra vez, já passa das 4h da manhã!

Bom dia a todos!
;)


terça-feira, fevereiro 09, 2010

Dicas!

Não me sinto muito à vontade postando "dicas", sempre achei um tanto arrogante dar "dicas", como se a minha opinião fosse a palavra final sobre determinado assunto. Algumas pessoas, raras, conseguem fazer isso de forma fantástica, sendo elas "experts" no assunto ou não. Mas, o que venho aqui fazer é algo bem modesto, para falar de um livro que li recentemente, que de tão prodigioso, merece crédito, preciso compartilhar as minhas impressões!

Falo sobre o livro "Antes de nascer o mundo" de Mia Couto, um escritor moçambicano. A história da pessoa "António Emílio Leite Couto" já é por si só bem interessante. Mas, estou aqui para falar do tal livro. Sabe aquela conversa de que "Você é o que lê?", levando essa teoria em consideração, resolvi ler "Antes de nascer o mundo" porque uma pessoa que admiro muito pela educação e delicadeza o havia lido.

Pois logo na primeira página eu percebi que estava diante de uma grande obra. "Antes de nascer o mundo" conta a história de uma família que exilou-se do mundo, os fatos relatados sob o ponto de vista de "Mwanito", que por ter ido para um "novo mundo" com apenas 3 anos de idade, cresceu sem ter convivido com pessoas, com a mãe, não sabia sequer o que era uma mulher. E assim, com a inocência de uma criança realmente pura, vamos descobrindo que mundo é esse criado pelo pai de Mwanito, o "Silvestre Vitalício", e como e porque o mundo real acabou.

Em certo momento, uma mulher aparece na história, e é nesse momento que Mia Couto demonstra a sua mais profunda sensibilidade, da sutileza e pureza aplicada a Mwanito, que nos conta essa história, ele insere na trama a delicadeza de Marta. As suas palavras ao descrever angústias e o seu amor, é de uma feminilidade incrível. A impressão que se tem é que apenas uma mulher seria capaz de descrever com tanta veracidade aquelas cenas. Mas, Mia Couto o faz com muita competência, o que é simplesmente encantador.

Ao fim de tudo, a sensação de que algo nos falta. Tive dificuldade de entregar o livro para a biblioteca, a vontade que deu foi de reler o texto todo no exato instante em que terminei a leitura, de tão sutil esse final, tive a impressão de que ele não tinha acabado.

Para quem gosta de ler bons livros e já esgotou os clássicos, quer se aventurar pelos contemporâneos, mas não sabe ao certo em quem confiar. Esta aí uma grande dica. Meu plano é pegar outros livros desse autor, mas só depois de terminar o que tenho na fila: Os Voluntários, A menina que roubava livros, e a biografia do Einstein! Sem contar os livros da área da comunicação!!!! Até lá, um longo caminho.

Aproveitando o momento "dicas", para quem ainda não conhece, PATA DE ELEFANTE, uma banda instrumental do mais puro rock and roll!!!! Vale a pena conferir! Se tudo der certo, o som estará postado aqui no blog, preciso apenas organizar o meu site, pois estou sem espaço para hospedagem! :S

=)
.

sábado, fevereiro 06, 2010

Tenho quase certeza que eu não sou daqui!

Fiquei por muito tempo olhando meu blog, visitando blogs amigos, pensando em mil assuntos que poderiam ser tratados nesse momento. São 4h17, deve estar fazendo uns 36° aqui em casa, eu não consigo dormir, cansei de tentar. Sempre tenho pensamentos revolucionários e/ou extraordinários enquanto me reviro na cama tentando dormir. Esse evento é quase uma tortura para mim, certas vezes chego a ter preguiça de ir dormir, sabendo do tempo que levarei para relaxar por completo e embarcar num sono que, ultimamente não tem sido muito profundo. Mas, voltando aos momentos de reflexão, quase tudo o que penso e esquematizo em pensamento enquanto espero o sono chegar, ou voltar, nas noites em que acordo repentinamente, fogem-me praticamente por completo: durmo e esqueço!

Não! E quanto aos sonhos em que resolvo questões, planejo futuro, presente? Droga! Acordo, e tudo se foi, assim como "os pensamentos e idéias que temos durante o banho, o que não escorreu pelo ralo, deixamos na toalha"!!! hahah Essa idéia é muito boa e realista! Para isso, indicam os especialistas em planejamento, que se tenha sempre à mão lápis e papel, para anotar todo tipo de idéia que se tenha. Durante o banho, ou durante o sono, fica mesmo complicado seguir essa dica, mas nas demais situações, é possível sim. Nesse caso, o problema maior se volta para quem faz a anotação, e como essa anotação é feita. Por que, além de compreender o que se anota ao acessar essas informações mais tarde, é preciso organizá-las de forma que seja fácil retomá-las.

Semestre passado andei com uma agenda para todos os lados, anotei realmente muita coisa, mas temo que, assim como as idéias noturnas não anotadas, eu tenha perdido aquelas informações, já que mesmo durante o semestre encontrava dificuldade em encontrar informações, ainda que soubesse o dia exato em que havia anotado. Isso sim é que é problema: eu sei que eu anotei, está aqui em algum lugar!!! E o tempo passa e nada de encontrar, e nada de pensar numa solução.

Mesmo assim, pretendo usar agenda esse ano outra vez, tentar ser mais organizada. Não custa. Eu gosto de organização, mas a minha preguiça está praticamente empatando com a minha vontade de mudar as coisas! E isso, definitivamente, não pode acontecer!

Não tinha falado nada de planos para o futuro ainda aqui no blog, o ano começa e as promessas sempre vêem! =P Estava tentando evitar, no fim saiu bem esse post. O que não se sairá muito bem é o meu desempenho junto a família hoje, já que teria que acordar às 6h e ainda não preguei os olhos! Mas isso é outra história!

:)
.

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...