domingo, abril 04, 2010

O baile da cidade

Das obrigações diárias!
Como é chato escrever por obrigação!!! A pressão de ter que escrever, de saber que o texto será lido, analisado, criticado. Mas, acredito que isso seja necessário, até para que eu me acostume, já que o gosto por escrever pode ser profissionalizado, e profissionais atendem a pedidos.
Pelo menos para uma coisa serviu essa obrigação, atualização do blog!! \o/


O baile da cidade
Porto Alegre comemorou seu aniversário na semana passada e o presente para os seus habitantes foi poder usufruir o parque que, se não é o mais famoso, é no mínimo o que mais identifica essa população. Todo porto alegrense se orgulha de ter o parque da redenção para matear, para fazer suas caminhadas em busca de hábitos saudáveis, ou como ponto de encontro entre amigos. O que dizer então de poder curtir uma noite de festa nesse parque, poder admirar a paisagem noturna, os holofotes sobre as árvores, a fonte iluminada. Uma noite de gala no parque, esquecendo da violência, quem diria.
O parque da redenção tem o melhor e o pior de Porto Alegre. A qualquer hora do dia podemos nos deparar com cenas de violência, com pessoas suspeitas, usuários de drogas e, infelizmente, briga de "bondes". Ao saber do evento e ouvir de muitas pessoas que se tratava de um acontecimento tão agradável, criei coragem e fui prestigiar.
Não sou porto alegrense, por isso nunca imaginei que um evento popular daquele porte pudesse fluir com tanta naturalidade. Um baile noturno em pleno parque da redenção. Ao ar livre, palco, luzes, orquestra, bandas, espaço VIP. Para quem chegou cedo, mesas em volta da fonte, visão privilegiada do monumento recentemente reformado, e do palco, por onde passaram a orquestra da cidade, Benito de Paula e ainda o Musical Essência, que fez o público chacoalhar o esqueleto com canções pra lá de animadas.
Por todo o tempo em que estive lá, foi inevitável lamentar que isso ocorra apenas uma vez por ano. À noite a redenção se torna ainda mais interessante para shows e manifestações populares. Os porto alegrenses, como bons bairristas que são, exaltam a grandiosidade dessa cidade que, eu concordo, é muito bonita, excêntrica e aconchegante. Mas, a verdade é que nos acostumamos a desviar o olhar daquilo que nos desagrada, dos moradores de rua, das pichações em monumentos, e da violência em geral, principalmente nos parques, justamente nesses que deveriam ser espaços de lazer, de tranqüilidade.
Apesar disso, a noite estava linda, a redenção, encantadora, as pessoas se divertiram e comemoraram, afinal: a capital dos gaúchos comemorava seu 238º aniversário. Entretanto, os parabéns ficam para os profissionais que garantiram a segurança e a diversão naquela noite de gala.

E o ponto máximo: falar de uma cidade gaúcha, sim eu sou bairrista, como todo brasileiro deveria ser!!!
:)

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...