terça-feira, fevereiro 15, 2011

A quem interessa saber o que é "ordem"?

Essa é uma daquelas palavras que usamos com tanta freqüência que o seu significado já está internalizado, sabemos o que é quando no deparamos com ela, porém, ao tentar definir o seu significado, percebemos que se trata de uma tarefa um tanto complexa.

Se pesquisarmos na Wikipedia, o resultado será bem estanho. Pelo menos foi o que pensei, já que são mostradas diversas formas de ordem já com a sua aplicação em cada área do conhecimento. Assim, aquele que tentar descobrir o que é ordem através da enciclopédia digital pode ficar um tanto frustrado, pois terá de compreender o seu significado observando a relação entre cada um daqueles exemplos.

Ao pesquisar a palavra no dicionário on-line Priberam obtemos, obviamente, respostas mais objetivas, mas nem por isso mais fácil de compreender para quem não está habituado com as situações listadas, tais como: "modo conveniente de se portar ou proceder" ou "posição relativa". Apesar disso, em relação a Wikipedia, com certeza o Priberam é a melhor opção para se ter uma noção do significado dessa palavra.

Como a busca on-line me pareceu um tanto vazia, recorri ao bom e velho Sr. Aurélio. Nele a palavra ordem é descrita quase que da mesma forma que no Priberam, porém de forma mais elegante: "Disposição conveniente dos meios para se obterem os fins". Parece que essa é a melhor explicação que se tem sobre o termo. Mas o Aurélio diz ainda que pode ser: arranjo de algo segundo certas relações; ou boa disposição, ordenação; regra ou lei estabelecida; determinação de autoridade, dentre outras...


Entretanto, esse termo é mais facilmente compreendido se o utilizarmos no contexto:

- Se pensarmos numa "disposição conveniente", podemos lembrar de uma espécie de categorização de coisas que são organizadas (ou ordenadas) de forma que nos seja, ou que seja a alguém conveniente;

- podemos pensar na ordem em outras de suas forma mais fáceis de compreensão, que é a de "mandar": "ordens são ordens" - uma voz de comando que impõe que algo seja feito, ou seja, foi dada uma ordem que deve ser cumprida.

- outro uso comum e que é bem semelhante ao da disposição, é quando usamos o termo ordem para indicar uma posição, como a utilizada pela matemática "Derivada de segunda ordem" ou "Lógica de ordem superior".

- Há também o interesse na "Ordem Imperial" - período em que se instaura a política. Mas esse papo é para profissionais, por isso indico o livro "A construçao da ordem: a elite política imperial" de José Murilo de Carvalho. Como o título indica, o tema é muito bem abordado na obra. 

- existe ainda ouso da "ordem" para descrever uma organização de pessoas, como um grupo. A exemplo da Ordem dos Advogados ou a "Ordem dos Cavaleiros da Távola Redonda".

- por fim, porque já estou cansada desse "joguinho" quero mencionar o tipo de ordem que me parece mais estranho quando se para pra pensar nele, que é o "Está tudo em ordem". Isso tem a ver com a organização, disposição, mas pode ser também um estado de espírito. Posso dizer "esta tudo em ordem" como quem diz "está tudo em paz", ou porque as coisas estão como deveriam estar, ou porque há disciplina no recinto, ambiente ou algo que o valha.

Toda essa conversa foi porque percebi que essa é uma dúvida latente na internet e está de alguma forma relacionada ao nome deste blog "Sabe o que é" + "ordem"! Então resolvi falar sobre isso e, assim, quem sabe, as pessoas que tanto procuram saber sobre esse tema, encontrem de uma vez por todas alguns esclarecimentos.

Minha idéia foi, também, brincar um pouco com algumas questões analíticas das estatísticas do blog. Mas sem trapaça, só oferecendo aos usuários aquilo que eles procuram, afinal!
:)

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...