sábado, setembro 13, 2014

Como fazer o processo Svchost.exe parar de travar o pc

Tenhum um netbook da HP com Windows 7 há uns dois anos, e de uns meses para cá vinha tendo problemas com o arquivo Svschost.exe travando o sistema. Isso acontecia porque ele abria várias sessões diferentes, e uma delas ia aumentando o consumo da memória RAM a ponto de não conseguir rodar mais nada. O que fazer pra resolver se encerrar a atividade pelo Gerenciador de Tarefas não resolve?

Hoje encontrei a solução e fiquei impressionada com a facilidade. Mas antes, algumas observações:


1º - É importante explicar o que é o famigerado  Svschost.exe:
Segundo o site de ajuda da Microsoft trata-se de um "processo no computador que hospeda, ou contém, outros serviços individuais que o Windows usa para executar várias funções. Por exemplo, o Windows Defender usa um serviço que é hospedado por um processo svchost.exe."
Na prática ele cria um arquivo de log, e pelo que entendi, conforme esse arquivo vai aumentando, o bom e velho rwindows vai se perdendo e gera todo o transtorno, travando o sistema, ou deixando tão lento que não conseguimos usar qualquer outra aplicação.

2º - Nas minhas pesquisas vi casos em que um malware consegue se hospedar no Svschost e, da mesma forma, tornar o uso da máquina uma tortura. A solução para esses casos é a mesma.

3º - O processo é simples, exige apenas que se reinicie a máquina no modo de segurança para poder mudar os arquivos que são usados pelo svschost. Para quem não sabe, para reiniciar no modo de segura basta pressionar a tecla F8 enquanto o sistema ainda está na "tela preta" (pra usar uma linguagem bem comum e acessível). Se não conseguir isso se mata? não, desliga o computador direto no botão, sem ir pelo caminho "Menu iniciar>> Desligar..." Quando reuniciar vai ficar naquela tela preta perguntando se você quer inicializar normalmente ou no "Modo de segurança". Pronto!


A Solução:

- Ao reiniciar o sistema no modo de segurança, localize a pasta "SoftwareDistribution". Ela fica dentro de: C: >> Windows
- Renomeie esse arquivo adicionando ".old" no final.
- Ainda na pasta Windows, localize o arquivo "WindowsUpdate.log";
- Renomeie esse arquivo, adicionando ".old" no final.
- Reinicie o sistema normalmente. FIM!


O que acontece ao mudar esses arquivos?

O windows cria uma nova pasta, um novo arquivo de log, e com esse processo o serviço volta a funcionar como deveria, sem atrapalhar muito a vida do "usuário".

Bom, eu não sou a pessoa mais inteligente desse mundo e, obviamente, não descobri isso sozinha. Fui salva pelo youtube, por um vídeo postado por outra pessoa que descobriu e teve a feliz ideia de compartilhar no vídeo: Como fazer o processo Svschost.exe parar de travar o pc. [a internet é linda]

A pessoa que gravou o vídeo tinha Windows XP, então acredito que vá funcionar para qualquer versão. Caso você tente, comenta aí o resultado. ;)


O fim da história

Cansei de tentar, testei diferentes dicas para resolver esse problema, e acabei formatando e reinstalando o sistema. Está como novo. Fica a dica. Se o svshost voltar a incomodar, mesmo depois de fazer esses procedimentos, formate! Rápido e fácil.

Ah! E leiam os comentários. Tem muita gente que ainda usa o Windows 7 e o problema persiste. O pessoal tem visitado o post com frequência e deixado outras dicas. Obrigada, gente!



Compre Informática na Amazon

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...