segunda-feira, abril 27, 2015

The Proclaimers, além de "I'm Gonna Be (500 miles)"

Sabe quando tu conhece uma música de ouvir em seriados, filmes, mas nunca procura saber de qual banda ela é? Bem, assim foi a minha "história" com The Proclaimers, essa banda escocesa de folk rock, que existe desde 1983. Já tinha ouvido a música "I'm Gonna Be (500 miles)" na trilha da série How I Met Your Mother Mas, achei que se tratava de mais uma daquelas "bandas de uma música só", e me enganei! Pesquisando soube que ela já tocou em Family Guy e até em Doctor Who.



O curioso é que (indiretamente) foi o Doctor Who que me fez buscar a discografia da banda, mas não por ter ouvido a música na série. E, muito provavelmente, a música tenha entrado na trilha por conta do 10º Doctor, Sir. David Tennant, já que ele é um grande fã da banda e tem esse clipe da música com toda galera, só pode ser (ver no final do post). Tennant sempre comenta alguma coisa sobre eles nas entrevistas, e num congresso nerd recente ele voltou a falar da banda. Foi então que resolvi ouvir pra saber o que ele vê de tão interessante. Enfim, não sei se é isso mesmo, mas pode ser, e seria legal. Porque David é um fã ilustre e conhecido da banda, e recentemente até recebeu um prêmio da TV Britânica das mãos da dupla.

Sim, a "banda" Proclaimers é formada por uma dupla, irmãos gêmeos, Charlie e Craig Reid, lançaram seu primeiro álbum "This is history" em 1987, embora  já estivessem há 4 anos "na estrada". O primeiro single de grande sucesso nesse álbum foi Letter from America, a qual atingiu o "top 3" no Reino Unido e Irlanda. E, por falar do álbum, nem sei bem como descrever esse primeiro disco. É bom, e nostálgico (pra mim), pois remete aos anos 60, misturado com algo anos 80 e o "estilão da banda".

Aliás, estilo presente em todos os álbuns até hoje. Digo "estilão" porque eles têm um sotaque irlandês muito forte, o que dá um ar muito mais folk e original para as músicas. Além de ser muito expressivo. Particularidade que eu adoro, cantam com a alma, dá pra sentir, e é divertido (e bonitinho). Às vezes, lembra The Pogues, mas pouco, porque Pogues é mais folk que qualquer outra coisa.

A "doida" "I'm Gonna Be (500 miles)" aparece no segundo álbum, Sunshine on Leith (1988). E esse outro é, ao contrário do que possa indicar, um álbum calmo - evidencia: a canção que dá nome ao álbum é uma baladinha, a "500 miles" é a mais animada (e não parece mais tão louca depois que se ouvem as outras músicas da banda). As músicas nesse álbum são mais folks, guitarra e cordas bem marcantes, ritmos e etc. Outro destaque (pra mim) é a música "Then I Met You", ela é contagiante, pra entenderem melhor, vou deixar o vídeo aí no fim do texto (pode pular pra lá, se quiser, eu não ligo!!). Outra fofinha desse trabalho é a "Come on Nature" e a evidencia folk está na "I'm on my way" e o estilão + folk em "Oh Jean".

Veja o álbum na Amazon


Bom, os Proclaimers têm uns dez álbuns de inéditas, um de bônus tracks e mais umas coletâneas (claro, muito tempo de estrada), por isso não vou descrever um por um aqui. E vou falar só de mais um deles que (em princípio) é o meu preferido: Hit the Highway (1994)!

Se tiver que procurar só um (o que seria bobo porque no Spotify tem toda discografia), essa é a minha aposta!!! Foram as músicas com as quais mais me identifiquei, as mais retrô. E tem a "Let's get married", que simplesmente resume porque não consigo mais parar de ouvir essa banda. O sotaque, a melodia, tudo perfeito! E tem várias mais animadas. Músicas como "Shout Shout", "Follow the Money", "Don't Turn Out Like Father" e outras são perfeitas pra colocar naquelas playlists que levantam o astral, ou pra viajar.

Os álbuns mais recentes as músicas foram ficando mais sérias, e tem mais baladas, perdendo um pouco aquela "animação" do começo. Mas, ainda são boas músicas, só não me agradaram tanto quanto as mais antigas. E por motivos óbvios, é o que se espera de uma pessoa que curte rockabilly. O fato é que, a banda tem muita coisa pra ouvir e vale a pena ir conhecendo. Foi o que me tirou um pouco do vício "Stornoway" nas últimas semanas.

E por fim, algumas amostras pra ver se convenço mais alguém de que a banda é boa mesmo! :D


A minha favorita, Let's Get Married (favor reparar na cidade maravilhosa, desértica e casamenteira do clipe! Vegas s2):





E, como prometido, Then I Met You, a Folk, Folk:







E, fica aí com "I'm Gonna Be (500 Miles)" pra nunca mais sair da cabeça - Versão de clipe ESPECIAAAAL com a produção do Doctor Who, incluindo David Tennand e os caras da banda:




Gente, combinou muito essa música com a galera da série, momento favorito: Ood!


sábado, abril 11, 2015

Stornoway, The Band!

Essa semana tive contato com essa banda chamada "Stornoway". Novamente o Twitter trazendo boas novas! Dessa vez, a indicação foi feita pelo vocalista da Travis, Fran Healy. A Stornoway acaba de anunciar a venda do novo álbum "Bonxie" [Mais infos aqui!]. E, como sempre, fui bisbilhotar o perfil da banda e tive essa nova experiência com esse estilo "British alternative indie folk". Comecei ouvindo o primeiro álbum "Beachcomber's Windowsill" de 2010.


Mas, antes, um pouco de história!

A banda é de Cowley, Oxford, e a história do nome é bem convencional, mas bonitinha. (é impressão minha ou atualmente as bandas quase não falam mais a origem dos seus nomes, e nem gostam de falar disso?). Depois de juntar a banda eles começaram a pensar em nomes, fizeram listas, brainstorms, queriam algo que remetesse a um lugar distante, remoto, e não conseguiam decidir. Então, listaram o que os nomes tinham em comum e chegaram a vários nomes de cidades costeiras. Stornoway estava sempre ali, querendo ser escolhida, então, adotaram esse nome, de um lugar que nunca haviam visitado antes. Em entrevista o vocalista brinca que na previsão do tempo, Stornoway está sempre no topo da tela, segundo ele uma ótima estratégia de marketing!

Mas, vamos falar de música! A banda é louca, à primeira "ouvida", se tu ouve todos os álbuns misturados. O primeiro é o meu preferido (por enquanto), por trazer uma variedade incrível de estilos, ritmos e etc. O vocal é único e muito bom, diferente, afinado, e "sweet", assim como as melodias. Não posso ser muito técnica a respeito, mas gosto do som folk das cordas e batidas de algumas músicas, da mistura de elementos, de piano, tecladinho (80s), baixo destacado e tudo mais. É um tipo de música que faz viajar. E, às vezes, algumas músicas, lembra Beatles (e esse é o ponto negativo pra mim - porque não gosto de Beatles).

Quando li sobre a origem da banda, depois de ter ouvido o primeiro álbum, logo lembrei da The Joy Formidable. Não que as músicas ou estilos sejam parecidos, mas porque ambas trazem algo que nem sei como explicar, são melodias inspiradoras. Parece que nada que tenha sido inspirado naquela região da Escócia ou North Wales pode ser ruim. O fato é que ouvindo as músicas tanto da The Joy Formidable quanto da Stornoway, parece que somos levados para um universo diferente, de paisagens lindas, tranquilo e intenso. Invento aqui a teoria de que isso se deve ao lugar, cultura de respeito à vida pelo contato com a natureza. Adoro inventar! :P

Mais uma vez, compartilho aqui a impressão que tive, pessoal e bem particular, mas que vale a pena conferir. Pessoas (ou ETs como eu) que curtem Indie Rock, que têm a mente aberta, ou que estejam precisando renovar a lista de bandas e playlists.


Quem quiser ouvir o primeiro single do novo álbum "Get low", pode assistir ao vídeo aqui: Stornoway - Get Low (Official Video).

CONTUDO, essa não é a que melhor retrata o que acabei de descrever, por isso deixo "mais acessível" esses outros vídeos: o primeiro "I Saw You Blink" (muito indie por sinal, e me faz lembrar dos maléficos "Angels" do Doctor Who - fazer o quê?) e o outro é da música "Here comes the Blackout", que tem essa pegada folk bonitinha.



- "I Saw You Blink"




- "Here Comes The Blackout"







Hope U like it! :)

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...