terça-feira, maio 26, 2009


Seis, quatro, três ou dois?

Somente hoje, 26/05 foi anunciado oficialmente que houve um problema de vazamento radioativo em Angra II no dia 15/05 (mais conhecido como semana passada). Ouvi a notícia num telejornal e vim para internet pesquisar. Os resultados da pesquisa?

Bem, a reportagem do telejornal dizia exatamente o que está publicado no site do governo. Os demais sites de notícias complementaram, enfeitaram e disseram praticamente a mesma coisa, porém, notei uma certa discrepância no que diz respeito ao número de funcionários envolvidos e contaminados! Afinal, 6, 4, 3 ou 2??

Bom, essa falta de precisão nos dados, e a demora para veicularem a notícia, deixou-me um tanto preocupada. Até por um fator que considerei bem importante: vários blogs divulgando a notícia exatamente como os sites de notícias. Em nenhum encontrei posição, desconfiança ou questionamentos sobre o que houve. Isso vai totalmente de encontro ao que estou escrevendo em meus artigos acadêmicos, a ponto de eu colocar em dúvida e eficiência e o caráter opinativo dos blogs.

É muito curioso chegar a uma conclusão dessas, porque assim que vi a reportagem pensei em pesquisar sobre o assunto para ver se o que estavam falando era verdade, se tinha algum caráter conspiratório, se não estavam escondendo ou mascarando alguma coisa. E, no entanto, a maioria dos blogueiros correu para divulgar o fato tal como ele foi apresentado. É claro que não temos como saber se isso realmente foi divulgado tal como aconteceu, mas cabe a nós debatermos e pensarmos sobre tudo isso.

Espero que a internet não reproduza a risca o que se vê na mídia tradicional como TV, Rádio e Showrnais*, replicando tudo com o intuito apenas de publicar a notícia, seja como for, desde que seja antes de todo mundo. Porque a Internet, embora não totalmente, ainda é um espaço público e livre para expormos nossas opiniões e eu quero acreditar nisso, até pra fazer isso acontecer!
* referência a expressão usada no blog ponto de vista

Enquanto ouvia a reportagem lembrei de uma música antiga e que, pra variar, tem muita relevância ainda hoje:

"Vamos brincar perto da usina
Deixa pra lá a Angra é dos Reis
Por que se explicar
Se não existe perigo..."

E esse trecho me remete a outro, com o qual encerro esse post!

"Quando as estrelas começarem a cair, me diz pr'onde é que a gente vai fugir?"
Letra: Renato Russo

sexta-feira, maio 22, 2009

Quem quer 15 minutos de fama?


Assistir TV! Está aí uma coisa que há algum tempo não parava para fazer. Essa semana, nocauteada por uma amigdalite, passei mais tempo em frente a TV do que gostaria, e o resultado? Uma crítica para postar no blog. Sim, por hoje ficaremos com uma, apenas.

Antigamente, quando éramos tentados a participar de uma promoção, normalmente, era pela audiência, ou pelo "top of mind" de um programa de TV ou de rádio, mas hoje em dia não. Percebi que a maioria das promoções requer mensagens sms. OU seja, gastamos uns centavos para participar e eles ganham com isso, e nem sabemos como é a apuração e quais as reais chances de ganharmos. Antes tinha o sorteio das cartas, que era bem emocionante, mas agora, como se finaliza isso?

É leilão... Como sabemos quem deu o lance mínimo, se foi o mínimo mesmo, se não é o vizinho do apresentador?
É quiz... Quantas mensagens temos que enviar e quem garante que nos saímos melhor ou pior do que o apresentado como ganhador?

E o que considerei mais triste: usaram a imagem de um cara que está em destaque na tal da "êmetevê", que nada mais tem a ver com uma "music television", para ganhar ainda mais dinheiro com os retardadinhos adolescentes que vão querer o tal do programa "no seu quarto" por quinze minutos! Mas, que absurdo!

Essa tal emissora deveria se envergonhar do papel que tem representado, seguindo a ordem do sistema, ao invés de promover mudanças nas cabeças dos adolescentes. A "êmetevê" tem o poder de atingir esse pessoalzinho sem nada na cabeça e, ao invés de nitri-las com informações relevantes, transformam esse imenso vazio em algo justificável, sim, eles legitimizam esse comportamento fútil com programas porcaria, colocam uma adolescente rebelde que tem o cabelo colorido e só fala merda - Uuuuuh que rebelde pintar os cabelos, e que adolescente mais velhinha hein? - e isso torna-se um círculo vicioso: tem a malhação, tem a bicho do mato, e a "êmetevê" pra ajudar a piorar a situação.

Só o que posso dizer é que isso tudo é lamentável!
Queria ver jovens fugindo dessa teia e querendo ver o que tem por de trás de toda essa droga; queria que descobrissem o poder que têm nas mãos, de poder mudar o mundo a sua volta, seja revolucionando, seja subvertendo, ou simplesmente tocando uma canção; mas que soubessem que podem fazer alguma coisa e ir de encontro a essa "M" toda que rola por aí.

Mas, isso não passa de utopia, sei que quase todos eles estarão grudados no celular, mandando mensagens para tentar conseguir o 15 minutos no seu quarto.

=/

quinta-feira, maio 14, 2009


Post para o dia chuvoso!

Estava hoje na fila do RU (Restaurante Universitário), dor de cabeça do cão, com sono, fila já na esquina com a Ramiro, aquelas conversas fiadas que não se minimizaram nem mesmo com o MP3 Player em seu volume máximo, e a chuva caindo... Cena lamentável. Mas eu estava lá, aguardando pelo meu saboroso almoço de R$0,50!

Em meio aquele caos, peguei-me a pensar em coisas aleatórias para me distrair. Comecei abstraindo com as lições passadas pelo Pablo em sua fantástica aula de Comunicação Visual, a qual eu acabara de assistir. Pensei rapidamente nas coisas que ele tinha falado. Na capacidade incrível que certas pessoas têm de viciar em coisas como redes sociais e jogos de computador. Enquanto ele falava das fissuras dele, de passar as tardes no computador sem conseguir render... lembrei-me de algo preocupante: das inúmeras tentativas de ler ou de escrever sobre os trabalhos da faculdade em que me dispersei.

O trabalho é sobre blogs, começo a ler, e venho visitar o Sabe o que é?, depois os blogs importantes, os que gosto, daqui ha pouco julgo importante ver os e-mails, o orkut, e as vezes até o tal do twitter, e lá se foi a minha produção.

Mas a web conspira mesmo contra a minha vida acadêmica, lembro bem do sábado em que resolvi dedicar aos estudos. Esse dia entrei no msn, porque tenho essa fissura mesmo, admito! Bom, entrei no msn, desvirtuei-me e estou numa situação complicada, fiquei ainda mais fissurada no msn desde então! :P

Quando cheguei nessa etapa da minha reflexão, um filmezinho se passou na minha cabeça, e em meio aquele ambiente hostil, a chuva, a fila, a dor de cabeça, e todo resto, minha linha de raciocínio pendeu para outro lado, de repente "acordo" para dar uns passos a frente na fila, e percebo que estou sorrindo! Mico? Que nada...
Coisas boas têm acontecido, que bom que posso sorrir em meio ao caos! ^^
:)

sábado, maio 09, 2009

A dieta do palhaço!

FONTE: Divulgação do Filme: A dieta do Palhaço Hoje eu aderi a dieta do palhaço, afinal, estava num shopping às vésperas do "dia das mães" justamente para comprar um presente para a minha mãe. Aproveitei o shopping lotado para ir ao McDonalds, uma vez que era o único lugar "fast food" real daquela praça de alimentação. Em menos de 5 minutos já estava sentada numa mesa comendo o meu saboroso hambúrguer de minhocas e bebendo a coca-cola feita com água da torneira. Mas quanto à batata, não! Essa eu preciso defender: sequinha, salgadinha, crocante, no ponto!

Surpresa na hora de pagar: o Big Mac está mais barato do que há um ano atrás! Será que é porque tem um Burguer King quase ao lado, onde o refrigerante pode ser reabastecido de graça? Pela primeira vez eu vi, com os meus próprios olhos, o sistema de concorrência funcionar. O Mc Donalds reinou soberano por anos em Porto Alegre, o preço estava absurdamente caro e o atendimento cada vez pior. Agora, com o Burguer, resolveram ser mais ágeis e cobrar um pouco menos. Foi uma boa!

A parte preocupante dessa história é que se torna mais comum a freqüência de pessoas de renda mais baixa nesses "restaurantes" e isso pode ser bem prejudicial. Não apenas pelo indivíduo atender ao chamado do capitalismo para gastar o que não tem para aparentar ter, mas pela péssima qualidade de vida que esse hábito pode gerar. Se nos Estados Unidos, que é um país desenvolvido, a quantidade de obesos na população já é um problema, imaginem no Brasil! Onde os pobres vão resolver os problemas de saúde que acompanham a obesidade? No sus??? Faça-me rir!

Essa idéia toda me remete a outra situação: a indústria têxtil norte-americana até que se sairia bem com essa, pois já estão produzindo tamanhos grandes, poderiam exportar mais se tivéssemos mais obesos por aqui. Quem sabe não é justamente esse o plano?

No panfleto que serve como "fundo" para a bandeja, deparei-me com uma notícia que me surpreendeu: "estamos no ano comemorativo da astronomia", faz 400 anos que Galileu iniciou suas observações do universo, que fez todas aquelas impressionantes descobertas. Pelo menos uma coisa positiva naquele lugar tão inóspito que cheira a conspirações de dominação das massas.

Mas, como nada é perfeito, eles exemplificaram algumas "notas rápidas" do tipo "Você sabia?" com desenhos muito esdrúxulos, resumindo a história do planeta ou os segredos do universo a imagens tolas! Ex: a Lua, por ter temperaturas muito baixas à noite foi desenhada com toca de lã e cachecol. Para uma criança que não sabe ler, essa será uma informação bem patética e pouco relevante, mas... Como eu disse: nada é perfeito.

Terminado o lanche e essas reflexões li a última nota, que me fez ter vontade de rasgar o papel para tirar uma notinha que dizia: A lua está se afastando da Terra, cerca de 3cm (eu acho) a cada ano. Isso porque lembrei de uma discussão "calorosa" que tive com uma pessoa que duvida da ciência e, mais ainda, dessa teoria, que lhe pareceu a coisa mais absurda e sem fundamento já dita. E é incrível a quantidade de besteiras que rolam por aí, teorias conspiratórias, daquelas que podem ou não ser verdade, mas que é sempre bom ficar sabendo.

Essa mesma pessoa está preocupadíssima com a "Gripe Suína", que nada tem a ver com o pobre do porco, mas que está servindo bem para que as pessoas esqueçam-se da crise econômica e de tantos outros problemas do país e do mundo, e corram todas para os shoppings e fast foods para gastarem os seus dinheirinhos suados e terem mais motivos para continuar trabalhando, para ganhar dinheiro e gastar dinheiro, seguindo a lógica absurda desse sistema que consegue ficar invisível aos olhos dos que o seguem.


* A imagem e referência do título é do filme "Super Size ME - A dieta do Palhaço", mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Size_Me

quarta-feira, maio 06, 2009

Pra quê serve um blog, porque as pessoas têm um blog?



"Pra quê serve um blog, porque as pessoas têm um blog?"

Essa foi a pergunta que me fizeram outro dia e que fiquei sem palavras. Por que afinal eu quero tanto ter um blog e me interesso tanto por esse assunto e por tanto tempo? Que raio de hábito foi esse que desenvolvi de ficar escrevendo e escrevendo?

Pois bem, eu não soube dar uma resposta criativa, ou mesmo convincente, principalmente depois que essa pessoa direcionou a pergunta a mim:
- Por que tu tem um blog? - Disse ela.
- Por quê? Hum... Por quê?... =/

A verdade é que não sabia o que responder! Pouco se sabe sobre os porquês de se ter um blog. Na verdade, acredito que cada pessoa tenha um motivo para ter um blog. Talvez pensem em escrever para o mundo, gostem de imaginar milhares de pessoas lendo o que postam, ou prefiram escrever simplesmente para ter uma representatividade na web, e nessa blogosfera que se formou, ou escreva para ver se o que diz faz algum sentido para mais alguém. Isso, claro, se tratando de blogs casuais, pessoais e sem preensões de fins lucrativos, porque daí seria outra história.

Assisti a um filme certa vez, do qual realmente não lembro detalhes, em que o personagem principal enviava sinais para o espaço, esperando que alguma coisa respondesse, pra saber se havia no universo algo mais do que aquilo que estamos acostumados a ver. Acho que minha motivação para os blogs segue mais ou menos essa linha.

Quando comecei a escrever, blogs não eram "tão comuns", alguns pequenos círculos de blogueiros existiam, e quis saber se havia alguém por aí, perdido na web com uma idéia mais ou menos parecida com a minha, a qual, em minha opinião, era um pouco diferente do que se está acostumado a ver por aí. Sempre tive o hábito de escrever, primeiro em papel, depois em TXT's, com o blog, escrevia os textos e depois editava, de forma que não me exposse, mas que passasse alguma mensagem. E foram muitas idéias disseminadas pela web c

Fiz amigos com idéias parecidas, outros nem tanto, alguns se perderam, mas ainda considero válida a idéia de ter esse espaço e de poder escrever "o que quero", ainda que saiba que precise ser indireta e polida para não ser banida desse espaço. Isso sem contar que é preciso rezar para que o espaço dito "free ($)" não seja vendido e eu o perca caso não esteja disposta a pagar por ele, como aconteceu com o antigo blog.

Seja como for, acredito que de maneira extensa, mas não tão complexa, respondi a pergunta da Márcia. E lanço um desafio às poucas pessoas que me visitam e que lerem esse post, por que, afinal, você tem um blog?

:)
São poucas as bandas que eu considero muito boas, daquelas que eu ouço tudo, por mais doido que seja o seu novo trabalho. E sempre que uma dessas poucas bandas lança um novo álbum eu fico tensa, querendo saber se ela vai se auto-afirmar, ou se vai passar a fazer lixo, por achar que já está bem e que as pessoas vão comprar de qualquer forma.

Recentemente me "reaproximei" das músicas do REM, e fiquei encantada com o novo álbum, que já nem é tão novo assim. Pearl Jam quando lançou o álbum mais recente me assustou um pouco. E eu adoro me surpreender com um novo trabalho, principalmente quando a banda se supera sem perder aqueles elementos mais básicos e tradicionais que a definem.

Demorei um pouco pra conhecer o álbum mais recente do U2. Ouvi duras críticas, algumas irrelevantes, por não terem vindo de fãs, mas que me fizeram até chegar a temer um pouco por essa primeira audição. Mas, como não tinha jeito, eis que recebi o álbum em MP3 para ouvir. Coloquei no MP3 Player e fiquei emocionada.

Como é legal quando paro para ouvir um novo álbum e me deparo com um som tão diferente e tão interessantemente marcante, a ponto de se diferenciar sem fugir da proposta inicial da banda. O álbum mais recente do U2, o "No Line on the Horizon", traz tantos elementos novos que surpreende alguém que conhece a banda há tanto tempo. Porque é possível perceber tudo que sempre gostei na banda, apesar de ter tantas "sensações" diferentes ao ouvir as músicas.

Na semana passada, cansada de ouvir sempre as mesmas músicas, resolvi baixar o álbum mais recente de outra banda que gosto por demais, o Colplay, o álbum "Viva La Vida (or Death and All His Friends)" é muito Coldplay. Talvez não tenha inovado tanto quanto o U2, mas me surpreendeu muito positivamente e me deixou feliz por que posso continuar dizendo que eu gosto de Coldplay.

Tá eu sei que todos os CDs citados já são antiguinhos, mas eu não ligo, estava atrasada, posso até tardar, mas falhar... JAMAIS! =P

* num bom momento!

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...