terça-feira, setembro 12, 2017

Resenha: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently

Livro de Douglas Adams. Pronto, nem preciso escrever essa resenha, vocês nem precisam ler para saber que é maravilhoso. hahaha Mentira, leiam sim, que esse é diferente!





Resenha: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, de Douglas Adams


Se pudéssemos definir a qualidade de um livro pelo título, já poderíamos dizer que Douglas Adams arrasou nessa obra. Eu não fazia a menor ideia do que se tratava até ler. E o título é a cara do autor, é de uma curiosidade humorística irônica que só ele consegue.

Fazer um resuminho do enredo é bem complexo, porque o livro não tem Dirk Gently e sua Agência de Investigações Holísticas exatamente como centro da trama. No mais belo estilo Douglas Adams, a história começa a ser contada pelas pontas, as quais vão sendo conectadas lá pela metade do livro. Ou seja, ele começa a narrar acontecimentos banais de diferentes personagens e vai se aproximando do que realmente interessa aos poucos.

Quem nunca leu Douglas Adams pode pensar agora "nossa, que chatice, deve ser arrastado". Puro engano! O autor é cômico e irônico desde as primeiras linhas de suas histórias, e o que ele narra é tão absurdo que gera muita curiosidade. O modo peculiar como ele "se vinga" dos computadores e softwares que nunca fazem o que são construídos para fazer, a forma como ironiza os costumes ingleses, a raça humana... É o tipo de livro para rir alto e depois se perguntar "O quê?" e então não querer mais desgrudar até entender tudo.

O enredo! Vocês podem estar se perguntando e, bem. Veja bem. Se eu disser que o personagem lá está procurando alguma coisa cruzando o caminho deste e daquele outro, vou estragar toda a experiência de que for ler. O que posso adiantar é que ele conta alguns dias da vida de mais ou menos quatro personagens e que o fio que conecta essas histórias é inesperado e totalmente louco. Mas, isso só se mostra depois da metade do livro, quase no final.

Diferente de "O Guia do Mochileiro das Galáxias" que é ficção científica, fantasia e absurdo do início ao fim, esse parece uma história qualquer. Levemente conectada com o outro lado da vida, "Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently" é um mistério antes mesmo de o investigador entrar em ação. E o que é mais legal, só fica claro que se trata mesmo de um mistério quado ele é desvendado.

Se quiser entender melhor o universo do "Guia do Mochileiro das Galáxias" acesse Sobre a vida, o universo e tudo mais!

Quando isso acontece, começamos a pensar em tudo que lemos até ali. Aquelas passagens bobinhas, da qual rimos, tinham muita importância. Dá vontade até de voltar e ler tudo de novo, pra ver se era isso mesmo, se não perdemos algum detalhe. Gente! Entendem isso? É uma trama desconstruída e tão bem costurada que não dá pra admirar esse tal Douglas Adams.

Algo que fiquei pensando enquanto lia, e que é um dos motivos para adorar esse autor, é que a história é divertida do início ao fim. Alguns livros são arrastados em algum ponto, ou demora a engrenar. Com Douglas Adams não é assim. Aliás, nem um climax, plot twist e final arrebatador ele faz. É um livro pra aproveitar cada página. E o final é só o fim. Basta o leitor ter o mínimo de bom humor e loucura para gostar muito.

Eu tentei ler bem de vagar, porque esse é o penúltimo livro que existe para eu ler do autor. Mas, é bem difícil, a leitura flui de um jeito, que quando via já tinha lido vários capítulos. É uma história que não cansa.

Então, como já deve imaginar quem leu até aqui, recomendo muito. Para quem já é fã, para quem nunca leu, e até para quem não é chegado em fantasia ou ficção científica. É uma obra perfeita para iniciar a leitura de Douglas Adams.

E, existe uma série no Netflix do investigador Dirk Gently. Já ouvi dizer que tem nada a ver com o livro, só algumas referências. Particularmente, e apesar disso, pretendo assistir somente depois de ler "A longa e sombria hora do chá", outro livro com o investigador.

E vocês, já leram Douglas Adams, esse livro, estão pensando em ler? Gostam de Ficção Científica? Contem aí nos comentários.


Posts relacionados:

Resenha E tem outra coisa, de Eoin Colfer
A vida, o universo e tudo mais... E tem outra coisa

=P

43 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Essa resenha me cativou, eu ainda não conhecia as obras desse autor o Douglas Adms mais me interessei muito depois dessa postagem.Parabéns, pela resenha. 😘

    ResponderExcluir
  3. Não conheço o livro nem o autor, mas adorei a resenha, muito boa e fiquei bem curiosa para ler, adoro ficção cientifica *-*

    beijinhooos

    https://nomundodeumamulher.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana. Se tiver oportunidade, leia mesmo. Depois me conta o que achou.
      bj

      Excluir
  4. Não conhecia esse autor, mas esse livro parece ser legal. Me deu vontade de ler apesar de não gostar muito de ficção científica.

    ResponderExcluir
  5. gostei da resenha depois vou ver se acho o livro pra ler bjus..

    ResponderExcluir
  6. Só de ver suas descrições sobre o livro
    fiquei muito curiosa
    pelo pouco que entendo de títulos e não leio muito
    foi muito bom mesmo
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Depois dessa resenha fiquei hiper mega curiosa para ler esse livro. Adoro hostorias assim, desconstruídas que se conectam.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o autor nem mesmo o livro, mas a pessoa aqui quando leu a resenha ficou se coçando para ler o livro.
    Nome anotadíssimo, vou ver se encontro por aqui!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  9. Gosto bastante de temas como ficção científica, sou muito fascinada.
    Quero muito ler o livro ;)

    ResponderExcluir
  10. fiquei bem curiosa pra ler. deve ser ótimo!

    ResponderExcluir
  11. ola tudo bem ? Não costumo a ler ficção cientifica, mais essa obra me cativou , não conhecia o autor mais pela resenha já estou amando por ser cômico e irônico. Bjssss

    ResponderExcluir
  12. Nossa que bacana!!! É bom ler essas resenhas ja que to com um saldo na amazon 😂 vou anotando aq pra comprar la

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia nem a obra e nem o autor, mas me interessei bastante após ler sua resenha, vou procurar ler porque fiquei curiosa.

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro obras do Douglas Adams, mas acredita que por algum motivo que desconheço nunca li esse livro antes? Gosto dessa pegada de descobrirmos um mistério antes mesmo dele se tornar um! Fiquei muito interessada, acho que está na hora de ler :D

    ResponderExcluir
  15. Adoro história investigativa, pela sua resenha e sinopse parece ser muito boa a obra. Não conhecia o autor, vou pesquisar mais sobre! Obrigada pela dica de leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Ravana Alva13/9/17 23:01

    Como é bom poder se afogar na imaginação louca de Adams. Esse tipo de livro faz bem pro cérebro, pro coração, pra alma, pros órgãos. Como alguém pode não gostar, ou pior, ignorar uma joia dessas?
    Ótimo Post

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o autor nem o livro.
    Parece ser muito bom.
    Adoro resenhas explicadinhas.
    Seu contéudo está muito bom.
    Parabéns !!

    ResponderExcluir
  18. Realmente se pudéssemos julgar pela a capa esse livro seria maravilhoso pq amei essa capa , mas com a sua resenha fiquei mais impressionada ainda com tanta coisa bacana .

    ResponderExcluir
  19. Hey
    Não conhecia o autor mas você me despertou uma curiosidade em conhecê-lo e também em ler o livro !
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Investigação é um gênero literário que eu gosto bastante, então eu sei que vou adorar as obras de Douglas Adams. Gostei da sua resenha ser uma recomendação, uma indicação aos leitores do blog, sem dar spoiler do que acontece, mas sem deixar de falar o que realmente achou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, Carmem. Eu tenho dificuldade com isso. Eu gosto de ler um livro sem saber de nada, pra descobrir cada página, por isso acabo não falando muito do enredo. hehe

      bj

      Excluir
  21. Ainda não li nenhum livro do autor, mas confesso que depois de ler a resenha fiquei interessada e curiosa!! Rir faz bem, então nada melhor do que realizar essa leitura divertida!! Vou procurar a série com esse investigador Dirk Gently para matar um pouco da curiosidade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, assiste a série, vai que é seu estilo! Depois pode buscar os livros.
      ;)

      Excluir
  22. Ñ conheço o autor, mas essa resenha ne deixou curiosa, muuto bem feita, gostei!

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li Douglas Adams, mas já ouvi muito falar do guia dos mochileiros. Parece um enredo incrível e original. Adoro leituras assim, onde cada detalhe, por mais simples que pareça, tem sua importância. Fiquei curioso pra ler as obras do autor e tb pela série com as referências que tem na Netflix.

    ResponderExcluir
  24. Nunca li esse livro,não conheço o autor e o gênero não é o meu favorito mas gosto de saber sobre vários tipos de leituras...obrigada pela dica irei pesquisar mais informações sobre o autor bjs

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Nunca li nada do Douglas e me bateu um alívio ao saber que o autor é cômico e irônico desde as primeiras linhas, prendendo a atenção do leitor e não sendo uma leitura cansativa!
    Não conhecia a obra, mas por seus comentários fiquei intrigada para fazer a leitura. Dessa forma anotei a dica.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  26. Já li, e a princípio estranhei a narrativa,mas depois fluiu. Já assisti a série também, e foi bem divertida...tão confusa quanto o livro rsrsrs.

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    Nunca tinha visto nada sobre o autor ou sua escrita então com essa rezenha fiquei muito curiosa, vou procurar ele no Amazon.
    Sua resenha está maravilhosa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem? Que resenha bem escrita. Confesso que não conheço o autor e fiquei um tanto curiosa para saber mais sobre a história. Gosto de histórias que começam pelos personagens para depois chegar no objetivo central do livro. Quando o autor é dinâmico a história fica ainda mais interessante. Um abraço, Érika *-*

    ResponderExcluir
  29. Olá
    Adorei a resenha,adoro ficcção cientifica e fiquei realmente muito curiosa para ler.
    dica anotadissima
    Obrigada
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. OI!
    Ainda não li nenhum livro dels, realmente a capa está bem chamativa, e como amo ficção cientifíca acredito que vou gostar muito de ler esse livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Great post!

    You have a nice blog!

    Would you like to follow each other? (f4f) Let me know on my blog with a comment! ;oD

    Have a great day!

    xoxo Jacqueline
    www.hokis1981.com

    ResponderExcluir
  33. Great post!
    Would you like to follow each other? If you do, let me know in the comments on my blog :)
    www.darijadujovic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Gostei da sua resenha, ainda não conhecia o livro

    submersa-em-palavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro. Fiquei super curiosa, parece ser aquele tipo de livro que nos prende. Amei, beijos, sucesso!

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...