sexta-feira, janeiro 31, 2014

A greve, o trabalho, Porto Alegre em chamas!

O título desse post é o resumo da minha semana. Vivo em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, o que se acha melhor em tudo. A cidade gosta de ser conhecida como a do "estilo europeu", a que tem povo consciente e politizado; pro marketing é considerada a de clientes exigentes, de comportamento peculiar e diferenciado, difícil; para quem vive aqui, uma cidade como outra qualquer do braziu.
 
Assembleia dos trabalhadores rodoviários de Porto Alegre, 31/01/2014
Fonte: Sul 21
Pois a cidade fria, intelectual e politizada está em chamas. Ondas de calor têm assolado a população; nas ruas, barulho de gente, mas ônibus não há. Os acordos trabalhistas dos rodoviários não se saíram bem, a greve foi o remédio; o povo intelectualizado foi às ruas, não para protestar, mas para ficar nas paradas lotadas, “desprevenidos” com a falta de ônibus. A semana inteira em greve, o assunto está na mídia convencional, está minuto a minuto na internet, e o cidadão não sabe?

Não... Não é isso. É que o cidadão é responsável e trabalhador, então ele vai, nem que seja a pé. Não, também não é isso. É que o trabalhador tem medo de dizer ao patrão, que ele não é tão rico, que o salário dele já tem desconto de 6% de vale transporte, o qual não pode ser usado quando não tem ônibus. Então ele corre às ruas pra ligar do meio do tumulto e se sentir menos culpado por ser miserável, ou levanta uma grana pra sustentar passagens em lotações ou táxis. Existe lei trabalhista que protege tanto os grevistas quanto os afetados pela greve. Mas o povo intelectualizado a desconhece, a ignora.

Mas porque tanto tumulto, e essa paralização? A história é longa e eu não vou parar para contá-la, embora saiba e tenha as minhas considerações. O que acontece é que estamos vivendo tempos difíceis. O capitalismo está entrando em colapso. Crescemos num país subdesenvolvido, que agora quer bancar de grande "em desenvolvimento", com estrutura de "terceiro mundo".

A verdade é que não cabe mais tanta exploração, trabalho de burro de carga com salários medíocres e qualidade de vida zero. A sociedade do consumo quer aproveitar a vida também. O povo, mesmo não sendo intelectualizado, cansou de ser massa de manobra das politicagens desse país podre de corrupção.

A greve deve mesmo ter começado como obra da politicagem visando o aumento da passagem, com sindicato e empresas aliadas e o prefeito apoiando. Mas os trabalhadores não aceitaram os acordos, porque “óbvio” nenhum os favorecia. É provável que tenham aproveitado o momento para se manifestar. É greve, sim. Justa e legal! 

Ninguém vê o lado deles? Claro que não! A sociedade do consumo é egoísta, quer o seu bem, o seu direito de ir e vir, e de aproveitar a vida. Não importa como. Poucas são as pessoas que entendem a pressão que esses trabalhadores passam, o que ganham e como vivem. Então, o movimento foi criminalizado, julgado e os manifestantes, massa de manobra, os culpados!

Por outro lado, quem se preocupou em saber que as empresas têm faturado milhões com os sucessivos aumentos de passagens abusivos, que não foram repassados aos trabalhadores? (TCE aponta que faturamento das empresas de ônibus de Porto Alegre superou R$ 481 milhões em 2011)

Quem se preocupou com a máxima: as empresas atuam sem licitação e o transporte é público? (Sobre o transporte coletivo: 25 anos, bodas de ganância e omissão)

Será que alguém percebe que, ou os trabalhadores param de vez até que todas as questões sejam levantadas e resolvidas, ou mais uma vez a greve vai favorecer apenas as empresas? Se não se unirem agora, a greve fica pelo aumento da passagem, eles continuam sendo explorados e as empresas ganhando mais do que nunca.

Até quando?
Que porcaria de país é esse?
E de onde vem toda essa gente ignorante e egoísta?

Tenho quase certeza que eu não sou daqui...



:s

segunda-feira, janeiro 13, 2014

Formidável ano novo!

E o ano novo começou,... Não consegui cumprir minha meta de pelo menos um post por semana. Acontece que o final de 2013 foi caótico demais no princípio, e parado demais no final. Ainda tenho a intenção (quem sabe) de fazer um post sobre as “mais mais” do ano de 2013 (ou  não), e o post com as semelhanças entre álbuns, músicas, números e etc.

Por enquanto minha motivação é tão somente contar que, depois de um bom tempo, “My Chemical Romance” não está entre as mais ouvidas da semana, nem do mês, nem dos últimos três meses e, bombástico: não está mais no topo da banda mais ouvida por mim nos “Principais Artistas - Geral”. Não que tenha mudado muita coisa. The Killers está à frente. Mas, ainda assim é inusitado, se considerar que desde que voltei a usar o Last.FM isso não tinha acontecido.


O motivo dessa mudança tem nome, e não é The Killers, e sim Joy Formidable. Essa banda é boa demais e tenho ouvido mais do que qualquer outra coisa nos últimos três meses. As músicas já foram ouvidas mais de 1200 vezes. Para ficar claro, My Chem e Killers tem mais de 2800 registros em um ano. Joy Formidable já tem quase a metade disso em três meses, com apenas dois álbuns, poucas músicas... Além de querer dizer que sou um pouco doente, isso pode indicar que a banda é boa e vale a pena conhecer, pelo menos para ter certeza de que não se está perdendo uma grande oportunidade de um novo vício musical ducaramba! J

Além de ouvir muito “Joy”, tenho ouvido algumas bandas diferentes também, o que tem distribuído um pouco os números. Os queridos dos últimos dias têm sido Travis, BigTalk e Brandon Flowers, embora não estejam no topo da lista.


E quanto ao encerramento do post de abertura (do ano), fica com esse clipe DEMAIS, da banda favorita dos últimos meses. Clipe perfeito, assiste aí!


=)

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...