sexta-feira, janeiro 31, 2014

A greve, o trabalho, Porto Alegre em chamas!

O título desse post é o resumo da minha semana. Vivo em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, o que se acha melhor em tudo. A cidade gosta de ser conhecida como a do "estilo europeu", a que tem povo consciente e politizado; pro marketing é considerada a de clientes exigentes, de comportamento peculiar e diferenciado, difícil; para quem vive aqui, uma cidade como outra qualquer do braziu.
 
Assembleia dos trabalhadores rodoviários de Porto Alegre, 31/01/2014
Fonte: Sul 21
Pois a cidade fria, intelectual e politizada está em chamas. Ondas de calor têm assolado a população; nas ruas, barulho de gente, mas ônibus não há. Os acordos trabalhistas dos rodoviários não se saíram bem, a greve foi o remédio; o povo intelectualizado foi às ruas, não para protestar, mas para ficar nas paradas lotadas, “desprevenidos” com a falta de ônibus. A semana inteira em greve, o assunto está na mídia convencional, está minuto a minuto na internet, e o cidadão não sabe?

Não... Não é isso. É que o cidadão é responsável e trabalhador, então ele vai, nem que seja a pé. Não, também não é isso. É que o trabalhador tem medo de dizer ao patrão, que ele não é tão rico, que o salário dele já tem desconto de 6% de vale transporte, o qual não pode ser usado quando não tem ônibus. Então ele corre às ruas pra ligar do meio do tumulto e se sentir menos culpado por ser miserável, ou levanta uma grana pra sustentar passagens em lotações ou táxis. Existe lei trabalhista que protege tanto os grevistas quanto os afetados pela greve. Mas o povo intelectualizado a desconhece, a ignora.

Mas porque tanto tumulto, e essa paralização? A história é longa e eu não vou parar para contá-la, embora saiba e tenha as minhas considerações. O que acontece é que estamos vivendo tempos difíceis. O capitalismo está entrando em colapso. Crescemos num país subdesenvolvido, que agora quer bancar de grande "em desenvolvimento", com estrutura de "terceiro mundo".

A verdade é que não cabe mais tanta exploração, trabalho de burro de carga com salários medíocres e qualidade de vida zero. A sociedade do consumo quer aproveitar a vida também. O povo, mesmo não sendo intelectualizado, cansou de ser massa de manobra das politicagens desse país podre de corrupção.

A greve deve mesmo ter começado como obra da politicagem visando o aumento da passagem, com sindicato e empresas aliadas e o prefeito apoiando. Mas os trabalhadores não aceitaram os acordos, porque “óbvio” nenhum os favorecia. É provável que tenham aproveitado o momento para se manifestar. É greve, sim. Justa e legal! 

Ninguém vê o lado deles? Claro que não! A sociedade do consumo é egoísta, quer o seu bem, o seu direito de ir e vir, e de aproveitar a vida. Não importa como. Poucas são as pessoas que entendem a pressão que esses trabalhadores passam, o que ganham e como vivem. Então, o movimento foi criminalizado, julgado e os manifestantes, massa de manobra, os culpados!

Por outro lado, quem se preocupou em saber que as empresas têm faturado milhões com os sucessivos aumentos de passagens abusivos, que não foram repassados aos trabalhadores? (TCE aponta que faturamento das empresas de ônibus de Porto Alegre superou R$ 481 milhões em 2011)

Quem se preocupou com a máxima: as empresas atuam sem licitação e o transporte é público? (Sobre o transporte coletivo: 25 anos, bodas de ganância e omissão)

Será que alguém percebe que, ou os trabalhadores param de vez até que todas as questões sejam levantadas e resolvidas, ou mais uma vez a greve vai favorecer apenas as empresas? Se não se unirem agora, a greve fica pelo aumento da passagem, eles continuam sendo explorados e as empresas ganhando mais do que nunca.

Até quando?
Que porcaria de país é esse?
E de onde vem toda essa gente ignorante e egoísta?

Tenho quase certeza que eu não sou daqui...



:s

4 comentários:

  1. Eu também tenho quase certeza que não sou daqui! Tudo já é complicado e filhos da puta complicam ainda mais! É triste nossa "pátria" né?

    ResponderExcluir
  2. The video now offers a short look at exactly how Kung Fu Star could be governed by just both a fantastic Xbox 360 console program controlled plus Xbox kinect.Kung Fu Star supplies lifted Twenty,700 English weight, or perhaps about $31,A thousand.
    Fifa 15 Coins

    Buy Fifa 15 Coins

    ResponderExcluir
  3. Venha ser nosso parceiro! Veja como funciona o WebDireta:
    http://www.webdireta.com.br/funciona.php?lcssto
    Não perca tempo! Cadastre-se gratuitamente agora mesmo:
    http://www.webdireta.com.br/afiliados.php?lcssto

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...