Já se perguntou quando foi lançado o Playstation 1? Estamos tão habituados com as suas versões mais recentes e o sucesso da marca, que quase não paramos para pensar nisso. Pois, enquanto todos estão ansiosos pelo Playstation 5, neste post vou falar do lançamento do primeiro PlayStation e trazer curiosidades sobre o PS1.
A entrada e o sucesso da Sony no mercado dos consoles aconteceu com o lançamento do primeiro PlayStation (também chamado de PS, PS1, PlayStation 1 ou PSOne) em 3 de Dezembro de 1994 no Japão, 9 de Setembro de 1995 nos EUA e em 29 de Setembro de 1995 na Europa.
Qual a resolução do Plastation 1?
A resolução máxima do PS1 era de 640 x 480 pixels. O que era um grande avanço para época, em relação aos consoles da geração anterior, e muito adequado para as TVs de tubo da época. Hoje, rodar um jogo nessa resolução é uma experiência esquisita em nossas telas de LCD, mas para o início dos anos 90 dava pro gasto.
Características inovadoras do PS1
Com seu processador de 32 bits rodando a 33.9 MHz, 2Mb de memória RAM e 1MB de VRAM, o PlayStation liderou as vendas e conquistou as salas de estar ao redor do mundo e “locadoras” no Brasil. Um modelo de negócio geralmente local, como Fliperamas ou Lan Houses específicas para a jogatina em consoles, onde a garotada se reunia com seus poucos pilas pra jogar.
Assim, desbancou concorrentes de mesmo nível de hardware (Sega Saturn, 3DO) e até os mais robustos (ex: Nintendo 64 e Atari Jaguar, falarei destes mais tarde no tópico “concorrentes”). O armazenamento dos jogos de PS em mídias óticas proporcionou mais qualidade de áudio em relação à geração anterior, mais espaço e flexibilidade para armazenamento de dados (característica muito bem vinda aos desenvolvedores de jogos).
PlayStation Dual Shock revoluciona o mercado de games!
Responsável até hoje por ser grande referência em design e User Experience, o PlayStation Dual Shock (normalmente chamado no Brasil de “controle do PS”) remodelou o conceito de joystick. A inovação foi tamanha que o controle do PS influenciou praticamente todas as fabricantes de eletrônicos, desde fabricantes de consoles da época e da atualidade até marcas de periféricos para PCs.
O sucesso do PlayStation Dual Shock se deve ao design ergonômico, que permite uma “pegada” mais segura comparada aos controles dos consoles concorrentes e a utilização de três dedos de cada mão de forma fácil, confortável e jamais vista antes.
O controle foi comercializado em duas versões: a Standard (sem controles analógicos) e a versão Analog Dual Shock, que possuía dois direcionais analógicos. Estes permitiam movimentos precisos e de intensidade variável em jogos 3D e em jogos FPS.
Outra característica legal é o sistema vibratório chamado rumble, que faz o controle vibrar de acordo com determinado acontecimento durante o jogo. Muito comum hoje, foi uma novidade, proporcionando uma forma de imersão inovadora para a época. Até mesmo os joysticks para PC possuem forte influência do design do Dual Shock.
PS1 e seus Slots de expansão?
O console possuía dois slots para a utilização de Memory Cards, cartões de memória de 15KB que eram utilizados para armazenamento de dados salvos pelo usuário e para salvar o progresso de jogos. Essa característica permitia ao usuário resgatar os “Saves” para continuar a jogatina do mesmo ponto em que havia parado. Lembro como se fosse hoje das vezes em que eu morria no jogo Resident Evil e ficava “azedo” por ter que começar tudo denovo, pois o PS da Locadora não tinha Memory Card :_(
A diferença entre o PS1 e o PS One
Atualmente para os saudosistas e colecionadores, há no mercado o Playstation Classic, trata-se de uma plataforma emulativa do PS1 com tamanho reduzido, saída HDMI e 20 jogos famosos do PS1 na memória.
Mercado e concorrência de Games na época do Playstation 1
No momento em que a Sony decidiu fabricar consoles, havia uma forte e acirrada disputa entre os grandes players deste mercado. Mas dois fabricantes se destacavam dos demais em números de vendas: Nintendo e Sega.
Tanto a Nintendo (com o SNES) quanto a Sega (com o MegaDrive) já haviam se consolidado mundialmente com números bastante expressivos de vendas dos seus consoles de 16 bits (e cada uma com seu “mascote” globalmente famoso).
Fabricantes menos conhecidos com consoles mais evoluídos em termos de hardware (e expressivamente mais caros) tentavam emplacar seus modelos de 16 e 32bits. Como por exemplo o NeoGeo/NeoGeo CD da SNK (tentativa da SNK em trazer a experiência dos arcades para os jogadores de console), Jaguar da Atari, o 3DO da Panasonic e o Saturn da gigante Sega.
Apesar destes não terem sido fabricados por aqui, alguns deles tiveram fama breve no Brasil através de importação e das Locadoras. Mas todos são considerados fracassos de vendas devido aos preços proibitivos, escassez de jogos e desenvolvedores pouco interessados em seus projetos. A única exceção foi o Sega Saturn (lançado no Japão poucos meses antes do PS, seu principal concorrente).
Sega Saturn |
Considerado o segundo console de 32 bits de maior sucesso no Japão e um possível “páreo” para o PlayStation, a Sega perdeu a oportunidade de emplacar o seu Saturn no hall da fama dos consoles, resumindo: seu lançamento no mercado americano deu muito errado (as falhas da Sega e a sua “morte” na fabricação de consoles ficarão como assunto de um futuro post).
A Nintendo lançou o seu console de 64 bits (o Nintendo 64, mais robusto do que os concorrentes) aproximadamente dois anos depois do PS e do Sega Saturn. Conquistou sua fama sendo o 2º console de quinta geração mais vendido mundialmente e, ainda que com poucos títulos lançados em comparação ao PS, conquistou um espaço modestamente considerável no mercado. Seu jogo mais vendido, Mario 64, ultrapassou em número de vendas o jogo mais vendido do PS e conquistou o título de jogo mais vendido da quinta geração de consoles.
O grande sucesso do PlayStation se deu principalmente por:
- seu preço reduzido em relação aos concorrentes (o Saturn costumava ser $100,00 mais caro por exemplo),
- pela motivação dos desenvolvedores com a plataforma (que era mais simples em comparação ao Saturn e ao Nintendo 64, logo, mais fácil o desenvolvimento de jogos)
- e pela parceria com softhouses.
Tais vantagens proporcionaram uma vasta biblioteca de jogos e clássicos famosos que perduram até os dias atuais. Franquias que nasceram nesta geração de consoles (como Resident Evil, Need For Speed, Tekken, Crash Bandicoot e muitas outras) e jogos exclusivos da Sony (como o famoso jogo de corrida e simulação Gran Turismo, o mais vendido do PS e Metal Gear Solid) podem ser facilmente encontrados e jogados na geração atual de consoles.
O curioso é que o Playstation 1 não foi fabricado no Brasil. Porém, isto não impediu o sucesso do console por estas terras, que aconteceu graças às importadoras e ao mercado “paralelo” de importação, locadoras de videogame e à pirataria em geral.
Segue algumas das franquias de games mais famosas que nasceram junto com o console Playstation 1 e perduram até os consoles de geração atual:
- Tekken
- Gran Turismo - O jogo que mais vendeu no PS1.
- Driver (relançado até o PS3)
- GTA
Quanto custa um Plastation 1?
Para quem sentiu a nostalgia da época e ficou se perguntando quanto custaria um PS1 hoje, saiba que é possível encontrar. Mas, por ser raridade, virou item de colecionador, o que significa que o preço está um pouco alto.
Uma opção é o PS1 Classic, uma opção “retrô” que são consoles réplicas com 20 jogos famosos na memória.
Um Playstation 1 original (usado) varia de preço. Depende do estado do console, se está com todas as peças e funcionando corretamente. Em bom estado custa entre 400 e 800 reais.
Curiosidades do mundo dos Games:
Nintendo Play Station:
Antes da Sony entrar com tudo na fabricação de consoles, quase tivemos o “Nintendo Play Station” no mercado. Fruto de uma parceria entre Sony e Nintendo que não deu certo. O Nintendo Play Station foi um protótipo que consistia em um leitor de CD-ROM anexável ao Super Nintendo, transformando-o em um console híbrido que poderia suportar tanto os clássicos cartuchos quanto mídias em CD.
O protótipo não foi produzido comercialmente e a parceria entre Nintendo e Sony foi desfeita por questões comerciais. Porém a Sony decidiu dar continuidade ao seu projeto e “transformou” o protótipo em um console, isto foi o estopim para a origem do PlayStation que conhecemos hoje.
Net Yarzone:
A Sony desenvolveu e comercializou poucas unidades do Net Yarzone (ou PS Black Edition). Uma versão do console PlayStation voltado para desenvolvedores “caseiros” em que o desenvolvedor, após criar o seu jogo usando um PC e um Kit de desenvolvimento da Sony, poderia testar o jogo recém desenvolvido no console Net Yarzone. Considerado relíquia entre os colecionadores de games, o valor deste console pode facilmente ultrapassar $1.500,00. (dólares!!!)
Crash Bandicoot é o mascote da PlayStation?
Há quem acredite que sim. O Crash Bandicoot é um mascote “não oficial” que caiu no gosto dos fãs da marca PlayStation. Mas o famoso masurpial australiano, que pretendia ser como o Mario é para a Nintendo e o Sonic para a Sega, nunca foi oficializado pela Sony.
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