quarta-feira, dezembro 30, 2009

Extra! Engano musical propiciado pela pirataria.


Extra!
Quem nessa vida já não foi enganado? Seja pela própria consciência ou por outras pessoas. O nosso cérebro é tão esperto, que ele nos faz acreditar naquilo que ele sequer conhece, mas que por ser semelhante a outra coisa, identifica como sendo essa coisa. É por isso, muito provavelmente, que alimenta a imaginação, característica tão própria do humano, tão a flor da pele em crianças.

Pois bem, não vou falar das ilusões de ótica. Quero contar sobe a enganação audível, de uma banda chamada Red Goodbye cujas músicas conheci como sendo do Creed. Os arranjos um tanto parecidos, a voz do vocalista mais grave, passaram pelos meus ouvidos como sendo Creed, a banda estava voltando, embora com a mesma formação, a mudança nas influências é sempre esperada. Pois a enganação se deu até o dia em que fui conferir as letras das músicas; a fraude estava desfeita. Ao mesmo tempo que me senti enganada, fiquei impressionada com a grande jogada de marketing, que se não foi bolada pelo Red Goodbye, bem que poderia ter sido.

Pense: uma banda que teve muitos fãs está para voltar, o nome do novo álbum foi divulgado, o que leva a crer que ele já existe, e se existe, está na internet. As pessoas procuram e encontram um Torrent com todas as canções da banda. Ora! Perfeito. Ao baixarem as músicas notam alguma semelhança, podem até não gostar, mas não descartam a idéia de que seja Creed até que o álbum efetivamente seja lançado. E foi assim que conheci Red Goodbye. E pelo que vi no site da banda [www.redgoodbye.com] e nas pesquisas do google, várias pessoas passaram pela mesma situação. A banda não é ruim, a estratégia como a conheci mereceria prêmio, mas o fato de ser muito parecido com Creed é meio chato.

Segue link para ouvir uma das músicas:


Quando ao novo álbum do Creed, Full Circle. Creed voltou e gravou um álbum seguindo a lógica das bandas que costumo simpatizar, manteve tudo que identifica a banda e que tenato gosto. Esperava alguma mudança devido a "crendice" do vocalista, para quem não sabe, ele abandonou o creed para seguir Jesus, gravou álbum gospel, uma porcaria! Mas a volta foi como se a banda nunca tivesse parado. Tem alguma evolução, é claro, mas aquelas características mais importantes permanecem, seja nos arranjos, os solos de guitarra ou nas letras, que por sinal estão um pouco mais complexas. A maior novidade foi o uso de violões em várias músicas, o que deu um ar meio acústico, um efeito muito bom nas músicas.

Amostra:


E era isso, pra retomar a escrita no que deve ser o último post do ano. Não vou desejar boas festas, feliz natal e ano bom, acho tudo isso uma grande bobagem mercadológica. Espero apenas que todos sigam suas vidas, planos e sonhos!


:)

Um comentário:

  1. ter voce de volta é muito bom sobre o assunto não vou comentar pois nao gosto do creed
    ei eu não tenho nada para te vender por isso vou te desejar um bom ano sim ou melhor varios bons anos.
    beijo

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...