terça-feira, fevereiro 09, 2010

Dicas!

Não me sinto muito à vontade postando "dicas", sempre achei um tanto arrogante dar "dicas", como se a minha opinião fosse a palavra final sobre determinado assunto. Algumas pessoas, raras, conseguem fazer isso de forma fantástica, sendo elas "experts" no assunto ou não. Mas, o que venho aqui fazer é algo bem modesto, para falar de um livro que li recentemente, que de tão prodigioso, merece crédito, preciso compartilhar as minhas impressões!

Falo sobre o livro "Antes de nascer o mundo" de Mia Couto, um escritor moçambicano. A história da pessoa "António Emílio Leite Couto" já é por si só bem interessante. Mas, estou aqui para falar do tal livro. Sabe aquela conversa de que "Você é o que lê?", levando essa teoria em consideração, resolvi ler "Antes de nascer o mundo" porque uma pessoa que admiro muito pela educação e delicadeza o havia lido.

Pois logo na primeira página eu percebi que estava diante de uma grande obra. "Antes de nascer o mundo" conta a história de uma família que exilou-se do mundo, os fatos relatados sob o ponto de vista de "Mwanito", que por ter ido para um "novo mundo" com apenas 3 anos de idade, cresceu sem ter convivido com pessoas, com a mãe, não sabia sequer o que era uma mulher. E assim, com a inocência de uma criança realmente pura, vamos descobrindo que mundo é esse criado pelo pai de Mwanito, o "Silvestre Vitalício", e como e porque o mundo real acabou.

Em certo momento, uma mulher aparece na história, e é nesse momento que Mia Couto demonstra a sua mais profunda sensibilidade, da sutileza e pureza aplicada a Mwanito, que nos conta essa história, ele insere na trama a delicadeza de Marta. As suas palavras ao descrever angústias e o seu amor, é de uma feminilidade incrível. A impressão que se tem é que apenas uma mulher seria capaz de descrever com tanta veracidade aquelas cenas. Mas, Mia Couto o faz com muita competência, o que é simplesmente encantador.

Ao fim de tudo, a sensação de que algo nos falta. Tive dificuldade de entregar o livro para a biblioteca, a vontade que deu foi de reler o texto todo no exato instante em que terminei a leitura, de tão sutil esse final, tive a impressão de que ele não tinha acabado.

Para quem gosta de ler bons livros e já esgotou os clássicos, quer se aventurar pelos contemporâneos, mas não sabe ao certo em quem confiar. Esta aí uma grande dica. Meu plano é pegar outros livros desse autor, mas só depois de terminar o que tenho na fila: Os Voluntários, A menina que roubava livros, e a biografia do Einstein! Sem contar os livros da área da comunicação!!!! Até lá, um longo caminho.

Aproveitando o momento "dicas", para quem ainda não conhece, PATA DE ELEFANTE, uma banda instrumental do mais puro rock and roll!!!! Vale a pena conferir! Se tudo der certo, o som estará postado aqui no blog, preciso apenas organizar o meu site, pois estou sem espaço para hospedagem! :S

=)
.

12 comentários:

  1. Dani, te agradeço muito pela dica. Adorei!
    Acho que uma das coisas mais legais dos blogs é justamente poder ler essas resenhas tão bonitas sobre livros, música e cinema, as coisas boas da vida, como diria um amigo meu.
    Já gostava do Mia Couto mas ainda não tive a oportunidade de ler esse livro (então vamos lá!). Infelizmente, só conheci a obra dele um pouco tarde, quando fiz a cadeira de Literaturas Africanas na Letras. E gostei muito. Nessa mesma cadeira, conheci também a obra do escritor angolano Pepetela, outro autor maravilhoso, que, por sinal, lançou um livro ano passado que estou louca para ler, O Planalto e a Estepe. No site dele (http://www.pepetela.com.pt/home.php) dá para ler o primeiro capítulo. É uma boa prévia!
    Um abração!

    ResponderExcluir
  2. Dani, faz um tempo que não estou lendo, mas sempre adorei ler, li muito.
    Atualmente parado, desde 2006 quando relia um livro do Sidney Sheldon e peguei conjuntivite, nunca mais li livro nenhum.
    Sobre dicas acho muito interessante passá-las, sem medo daquilo que escreves ou sugeres.
    Estou no meu post pedindo dicas sobre sites, para sair da mesmice dos sites de todo o dia, com exceção do Blogspot, meu cantinho que gosto demais como meus amigos e amigas blogueiros.
    Beijão, ótima quarta!

    ResponderExcluir
  3. ficou boa a dica
    ler livro de biblioteca, faz tempo que não faço isso
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá Daniela, tudo bom? Sou o responsável pelos Tweets da @biblioteca_espm, em que posso lhe ajudar?

    contato: dmoraes@radarsocial.net

    até.

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani, boa tarde!
    Mesmo assim, sinto que estou me afastando, e não quero isto, mas lindo o teu comentário, "a minha religiosidade está em você".
    Pode ser sim, mas também poderia ter mais fé... beijos, e gostando muito desta nova amiga blogueira, você.

    ResponderExcluir
  6. dani eu nao consigo comentar no seu outro blog
    beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani, escreves tão bem, mas claro, não posso colocar idéias ou forçá-la a gostar de escrever, mas adoro vir aqui, faça nem que seja um diário, conta teu dia, semana, o que leu, a música que ouviu e gostou, coisas assim, e olha, vi no teu perfil aqui e passei a te seguir no Twitter, beijos, Mauro

    ResponderExcluir
  8. E chega de carnaval!
    Respeito quem gosta, mas tem tempo certo para tudo, beijão!

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani, nem 3G, nem adsl, acho que conexão nenhuma oferece a velocidade contratada, fazer o quê se ninguém mais sério, fiscalizador, cobra isto, mas para lugares que não temos a conexão que gostaríamos e com alguma luta, a 3G é a solução.

    Eu gosto de escrever, logo de dois em dois, no máximo três dias, escrevo alguma coisa, e infelizmente ou não, é mesmo em forma de diário.
    Sou muito mais pessoal do que "sem definição" para encontrar a palavra certa.
    Não gosto de pensar no que vou escrever, fazer posts bonitos ou não, sou eu com o que ocorre no meu dia a dia.
    Um registro quando dá.

    Depois vou ver teu outro blog, tenho tantos mas só o Koisas e Coisas atualizo diariamente, ou quase...
    Beijão, Mauro

    ResponderExcluir
  10. A dica parece ser realmente muito boa, anotada! E não precisa ser expert para dar dicas. Acho que dicas é uma maneira de compartilhar o que gostamos, e assim, ser mais sinceros. Algum expert em pagode pode me dar uma dica sobre pagode, e eu vou odiar mesmo sem saber que dica é esta. Não existe essa de expert :p.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. bom o som hein dani...qnt tempo q nao venho aqui comentar ne?bem voltei pra esse mundinho bloguiriano kkkk.......faz anos q nao leio talvez volte a ler com, uma de suas dicas.......beijos^^

    http://mysolitudewords.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Valeu pela dica!
    Vou ver se encontro o livro quando voltar pro Brasil!

    E Pata de Elefante é muito bacana, foi em algum show deles?

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...