Não entre em Pânico! É o que diz o Guia do Mochileiro das Galáxias. E dentre as várias teorias vinculadas a este best seller está o dia da toalha - hoje, 25 de maio. Este texto não vai tentar responder a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais, vai apenas trazer um pouco do que foi pesquisado durante o dia de hoje nas redes sociais. Ao longo do texto serão usados links para explicar termos que têm significado para o tema direcionando para redes sociais, google ou Youtube para aqueles que tiverem interesse de compreender melhor o assunto.
A obra, que já foi transformada em filme, dá exemplos do que é a ordem daqueles que têm orgulho de ser nerd, mas também acaba englobando os atuais "Geeks" - que nada mais são do que Nerds descolados, que têm amigos - mostrando que mesmo com as mudanças no comportamento dos jovens, algumas tradições dessas tribos permanecem, ao contrário dos nerds estereotipados no big bang theory, aquela série de televisão americana produzida pela Warner. Essa série é sobre um físico teórico (Sheldon Cooper) e um físico experimental (Leonard Hofstadter), que moram do outro lado do corredor de uma atraente garçonete loira. A "nerdeza" e o intelecto puro de Leonard e Sheldon são comicamente contrastados com as habilidades sociais e o bom-senso da garçonete (Penny).
Dois amigos igualmente nerds são Howard e Rajesh, e também são personagens principais. Falando em nerd, lembrei dessa propaganda (fake?) do mcdonald's, nosso adorável fast food responsável pela segunda maior rede internacional de lanchonetes, perdendo apenas para a rede de fast food Subway. Juntamente de marcas como Coca-Cola o McDonald's é considerado um dos mais disseminados símbolos do capitalismo internacional. Seu produto mais famoso é o sanduíche conhecido como Big Mac! Hoje em dia, pra alegria dos fãs de seus hamburgers, existe mcentrega para muital localidades e pode-se pedir pela tele, até mesmo, deliciosos milkshakes.
Enfim... Gostaria de falar um pouquinho sobre um dos livros que li nas férias, o divertido e "inocente" (será?) "O Mochileiro das Galáxias" (The Hitchhiker's Guide to the Galaxy) de Douglas Adams. A história é sobre o personagem Arthur Dent e seus amigos em aventuras pela galáxia e pelo tempo, onde a toalha é útil para as mais variadas e inimagináveis situações. O livro tem um "Q" de ironia, sarcasmo, humor, ideias, críticas e outras coisas mais que não dá pra lembrar. A estória conta o fim do mundo (não por terremotos, enchentes e tsunamis, o fim do mundo que prevêem para 2012), seguido de viagens espaciais realizadas por um humano e extra-terrestre e essas coisas. Para quem tem os pés muito no chão e despreza esse tipo de leitura, saiba que essa obra pode mudar alguns conceitos. Vale a pena conferir! Depois de ler o primeiro livro da coleção, não dá pra pensar em não pegar os próximos.
A complexidade no livro fica por conta da maneira natural, embora às vezes um tanto bizarra, que o autor usa para descrever situações e o comportamento em lugares distantes, de extra-terrestres, de seres estranhos extremamente inteligentes para algumas coisas e tão, mas tão, estúpidos para outras – o que nos remete irremediavelmente aos seres humanos, os quais são desprezados pelo resto do universo por serem irritantemente limitados.
Para completar, os viajantes intergalácticos usam um “Guia”. Um dispositivo móvel que dá acesso a todo conhecimento de lugares, seres e de comportamento que é atualizado constantemente por representantes que estão viajando pelo universo. Este guia, denominado: Guia do Mochileiro das Galáxias, é, portanto um representante nato do texto colaborativo, da inteligência coletiva, do modelo wiki. Ou seja, já em 1979 falava de recursos que eram de ficção científica e hoje são a pura realidade. Já naquela época apontavam para os problemas da construção coletiva de textos, a exploração econômica de recursos naturais e dos abusos que empresas cometem por não compreenderem o mundo a sua volta e as revoluções de comportamento provocadas a partir das revoluções tecnológicas.
E por conta dessa “teórica” de superioridade dos demais seres para nós humanos, da abordagem tecnológica, e pelo Guia do Mochileiro das Galáxias, que este se tornou um best seller nerd. A maior prova disso é o dia de comemorações em homenagem ao autor do livro, as quais sempre são muito bem sucedidas, principalmente hoje com o advento das redes sociais mediadas por computador. Enem adianta achar que é coisa minha. Não estou trollando! O Dia da Toalha é comemorado em muitos países. Foi uma forma dos fãs homenagearem o autor através de um tema engraçado, a toalha, que recebe um papel e uma atenção especial no livro, onde Adams dedica muitas páginas para falar dela.
Para saber mais sobre o tema, vale acessar as comunidades no Instagram, TikTok, orkut, os grupos no facebook e pesquisar no google, ou nos vídeos do youtube. O tema ainda não está no portal do maior grupo de mídia da América Latina, o globo.com, que aglutina os conteúdos do Globo Online (página do jornal O Globo) e do G1 (O Portal de Notícias da Globo), mas em muitos sites e blogs da internet, asseguro que sim.
São fãs em todo o globo comemorando e, neste ano com um motivo a mais, já que uma empresa de games anunciou que está transformando o Guia do Mochileiro em jogos. Vamos aguardar e acompanhar pelo ign, game vicio, e3... bem que poderiam criar também uma versão guia do mochileiro para jogos online.
Termino esse post com link para uma música, a forma de arte mais bela, que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio, We Come Together, do Goldfish, que é uma homenagem aos games de 8 bits e tem tudo a ver com o Dia da Toalha:
Termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd muitas vezes não participa de atividades físicas e é considerado um solitário pelas pessoas. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia.
Trollar
É claro que essa palavra é inventada e com certeza não deve existir. O troll tratado aqui é relacionado ao termo usado na Internet para pessoas que provocam discussões, mandam todos longe, essas coisas. O troll não tem nenhum apego quando está trollando.
Orkut
Rede social filiada ao Google, criada em 2004 com o objetivo de que os membros conheçam pessoas e mantenham relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google. O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação, com mais de 23 milhões de usuários em janeiro de 2008. Na Índia é o segundo mais visitado. A sede do Orkut era na Califórnia até 2008, quando o Google anunciou que o Orkut seria operado no Brasil, pelo Google Brasil, devido à grande quantidade de usuários brasileiros e ao crescimento dos assuntos legais.
Facebook
Rede social também lançada em 2004. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita aos estudantes da Universidade Harvard. Ela foi expandida ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), à Universidade de Boston, ao Boston College e a todas as escolas Ivy League dentro de dois meses. Muitas universidades individuais foram adicionadas no ano seguinte. Eventualmente, pessoas com endereços de e-mail de universidades (por exemplo, .edu, .ac.uk) ao redor do mundo eram eleitas para ingressar na rede. Em 2006, o Facebook passou a aceitar também estudantes secundaristas e algumas empresas. Desde 2006, apenas usuários com 13 anos de idade ou mais podem ingressar. Os usuários podem se juntar em uma ou mais redes. Hoje, a posição do Facebook no ranking de tráfego de visitantes do Alexa, subiu do 60º lugar para 7º lugar. É ainda o maior site de fotografias dos Estados Unidos, com mais de 60 milhões de novas fotos publicadas por semana, ultrapassando inclusive sites voltados à fotografia, como o Flickr.
Google
Empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos. Hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente através da publicidade. A missão declarada da empresa desde o início foi "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil" e o slogan da empresa foi inventado pelo engenheiro Paul Buchheit, é “Don't be evil” em inglês e “Não seja mau” em português. O Google é executado através de mais de um milhão de servidores ao redor do mundo e processa mais de um bilhão solicitações de pesquisas todos os dias. Foi classifdo como o quarto melhor lugar do mundo para se trabalhar e como a marca mais poderosa no mundo. A posição dominante no mercado dos serviços do Google levou a críticas da sociedade sobre assuntos como privacidade, direitos autorais e censura.
Youtube
Site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Fundado em 2005, o YouTube utiliza o formato Adobe Flash para disponibilizar o conteúdo. É o mais popular site do tipo (com mais de 50% do mercado em 2006) devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos (exceto materiais protegidos por copyright, apesar deste material ser encontrado em abundância no sistema). O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo site.
Dani muito bom esse seu post, eu havia escrito outro comentário, mas eu não sei o que houve que simplesmente saiu da pagina. MAs dizia que seu texto prendeu a minha atenção mesmo sendo um tema que eu não sou muito interessado. Simplesmente você realmente está cada vez mais fundo nesse papo de 'redes sociais'. Muito bom mesmo, parabéns!
ResponderExcluir