sexta-feira, janeiro 21, 2011

Elefantes e suas patas magníficas!


Esse post terá foco em três temas, apresentar, a quem não conhece, a magnífica banda instrumental Pata de Elefante, relatar o nono aniversário dessa banda e ainda as impressões sobre o Bar Ocidente, o qual eu ainda não conhecia.

A Pata de Elefante é uma banda instrumental composta "oficialmente" por três apaixonados pela boa música, são eles: Daniel Mossmann (guitarra e baixo), Gabriel Guedes (guitarra e baixo) e Gustavo Telles (bateria). Dos três, o que conheço mais (musicalmente falando) é o Mossmann, já que ele toca também na Acústicos & Valvulados, banda cujo trabalho acompanho desde muito tempo.

É difícil descrever o som da Pata de Elefante, mas acho que essa é uma das características mais interessantes neles. Vê-los tocar ao vivo é impressionante, pois se nota o quão prazeroso é pra eles estar ali, o quanto gostam do que fazem e o quão bons no que fazem eles são. Notável também é a sincronia entre os músicos, o que resulta num som limpo, harmônico e muito bom. Eu nunca tive paciência com partes instrumentais de músicas, muito menos com música puramente instrumental. A Pata de Elefante mudou meu conceito acerca do tema, na medida em que são autênticos e extremamente criativos. O problema de instrumentais comuns é que são repetitivos e monótonos e o som da “Pata” passa muito longe disso.

Nove anos de banda instrumental underground e/ou alternativa, isso é demais! Ontem foi dado início a comemoração do aniversário da banda. Na próxima quinta-feira, dia 27/01 terá outro show, com convidados, que promete! Mas, voltando ao assunto, em função da comemoração, no show desta quinta, eles tocaram algumas músicas "lado B", palavras do Gustavo Telles. Eu fiquei me perguntando o que seria o "lado B" de uma banda alternativa como é a Pata de Elefante. Mas, tudo bem! Deu pra entender: por ser uma data importante, eles aproveitaram para apresentar um repertório um pouco diferente do habitual.

Eu adorei a idéia e acho que mais bandas poderiam aderir a essa idéia. Tem músicas lado B de bandas que eu curto que eu sonho ouvir/assistir tocarem ao vivo. Isso proporciona uma experiência nova pra quem curte o som. E, no mais, pode estimular a compra de CDs também. Eu me obriguei a ouvir o premiado “Um olho no fósforo, outro na fagulha" hoje pra lembrar dos bons momentos da apresentação! :)

A propósito, o show em questão foi no Bar Ocidente, espaço alternativo tradicional situado na tradicional avenida alternativa da cidade de Porto Alegre, a boa e velha Osvaldo Aranha. É um espaço alternativo mesmo, prédio velho, paredes mal pintadas, chão de taboas, um mezanino, um terraço, janelas grandes com vista para a Osvaldo Aranha e a Redenção, um arraso! Outro fator impressionante: vendem Polar, Bohemia e Heineken, quer mais o quê? :D Impressionei-me também com o tipo de lanches que vendem, nada convencionais para uma casa noturna, bem como o sistema de fichinhas para a compra das bebidas.

Fiquei no mezanino, então tive uma visão bem geral da pista e do espaço destinado a banda (sem palco). É muito agradável ver a cidade pelas janelas compondo a paisagem. Pessoas tipicamente porto alegrenses e alternativas curtindo um rock'n roll, bem típico do alternativo porto alegrense. Não vi em momento algum quem não estivesse mesmo que inconscientemente curtindo o show, demonstrando isso das mais variadas formas possíveis e imagináveis, seja balançando o pé de baixo da mesa, ou se sacudindo vertiginosamente em frente à banda! E esta última foi mesmo bizzara! :P

Resumindo: foi uma experiência ímpar curtir a “festa” com esta banda naquele ambiente, na noite de porto alegre, ainda mais na companhia certa! 
;)

#DICA - Clipe da música "Soltaram"

domingo, janeiro 16, 2011

Sobre o futuro, as redes sociais, a vida e tudo mais!

Nas últimas semanas minhas idéias tem fervilhado e a cada segundo penso em algo novo para mudar, não o rumo das coisas, porque este penso que está em ordem, mas certas coisas em minha vida que precisam de ajuste. Digamos que eu esteja fazendo tudo o que posso, aproveitando bem as férias escolares para estudar, ler e trabalhar pelo meu futuro - sem esquecer de me divertir um pouco, é claro - e por isso um pouco ansiosa pelos resultados desse esforço. E como a demora parece aumentar proporcionalmente a ansiedade!

Mas, voltando ao lance das "idéias fervilhando", quero compartilhar o barato de ler três livros ao mesmo tempo, sendo eles aparentemente nada a ver um com o outro e ao mesmo tempo se complementarem, contribuírem muito para o fervilhar das idéias. Como disse antes, tenho seguido traços fortes de linhas e estratégias. Parte disso só é possível porque estabeleci rotinas e me impus algumas metas aparentemente não relacionadas. Isso porque, cada vez mais me convenço de que quanto mais a fazer, mas idéias brotam, mais conseguimos produzir.

A meta principal é não fazer das férias o mar de "nada" que normalmente acontece, pelo contrário, aprender e trabalhar muito mais, para no próximo semestre escolar, voltar ainda mais "afiada" e sofrer menos! Sim, porque acabo sempre sofrendo até voltar ao ritmo. Para alcançar essa meta principal, estabeleci algumas regrinhas, uma delas foi colocar a leitura "distrativa" em dia, aproveitar  o tempo livre para leituras acadêmicas não diretamente relacionadas e ainda desenvolver um estudo mais aprofundado sobre redes sociais, novas mídia etc. E como resultado dessa mistura, espero encontrar a chave para dar início ao meu trabalho de conclusão de curso. Afinal, 5º semestre de faculdade, já passou da hora de amadurecer essa idéia. E vou dizer pra vocês: tem dado certo! 

A distração tem sido feita com o divertido e "inocente" (será?) "O Mochileiro das Galáxias" de Douglas Adams. Esse livro tem um "Q" de ironia, sarcasmo, humor e idéias e críticas e coisas mais que não dá pra lembrar que se trata de uma história que conta o fim do planeta Terra seguido de viagens espaciais realizadas por humano e extra-terrestre e essas coisas. Para quem tem os pés muito no chão e desprezam esse tipo de leitura, saibam que essa obra pode mudar alguns conceitos. Vale a pena conferir! Depois de ler o primeiro livro da coleção, não dá pra pensar em não pegar os próximos.

Para teoria, peguei um autor que só depois fui descobrir que todos têm alguma opinião sobre ele, sobre o que ele escreve e tudo mais. O bom é que de todas as opiniões nenhuma se mostrou contrária as idéias, muito menos questionaram a forma como ele descreve a vida. Estou falando de Fritjof Capra. O livro que estou lendo é "As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável". Uma mistura de teorias para explicar agrupamentos, redes de pessoas e comportamento humano. Fundamental essa leitura para comunicadores interessados em pensar melhor questões relacionadas a comunicação, como a dimensão social da vida. É fantástico, completo e demasiadamente teórico. Muito bom.

Pensando em aprofundar teoria e prática nas redes sociais, estou lendo o livro de uma das autoras mais versáteis (em termos de currículo) e direta no que diz respeito a capacidade de  transmitir conhecimento. Estou falando de Martha Gabriel e do livro recentemente lançado "Marketing na Era Digital". Eu que sempre fui um pouco avessa a essa coisa de "mercado" e práticas de Marketing, simplesmente amei a apresentação da autora no "III Congresso Internacional de Inovação" no painel de redes sociais. Isso porque em poucos minutos ela mostrou como unir ferramentas e práticas sociais nos meios digitais para a prática do bom marketing. No livro em questão, teoria breve, apresentação de ferramentas e um turbilhão de idéias para inspirar profissionais. Ou seja, não é um livro de receitas, porque trabalhar com mídias sociais no meio digital, comunicação e marketing não é exato, trabalhar com pessoas nunca é, e a Martha Gabriel é surpreendente justamente por explicitar de forma natural e clara tudo isso. E isso é perfeito!

Agora pensem se haveria como não chacoalhar as idéias com três leituras como essas num período em que estou com a mente livre e sedenta de novas informações? Tudo isso tem gerado muitas reflexões sobre muitas coisas, dentre elas sobre o meu TCC (yes!). Assim, escrevi alguns textos, que por serem muito "profissionais" adicionei no meu outro blog RP Daniela. Se alguém quiser saber mais sobre essas idéias, se se interessarem pelo assunto, confiram" :)

Bom, minha estréia em 2011 aqui no "Sabe o que é?" foi pra contar um pouco sobre o que estou fazendo e dar essas indicações de livros. Com certeza algum deles vai servir para qualquer pessoa que passe por aqui! 

"Assim espero!"
;)

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...