segunda-feira, novembro 27, 2017

Resenha | Os Cinco do Ciclo, de Elias Flamel

Título: Os Cinco do Ciclo
Autor: Elias Flamel
Gênero: Fantasia

Sinopse: 
Yosef de Keltoi. Presenteado na infância, por uma de suas mães, com um tesouro de muitas páginas. Cresceu com pouco, encontrou o seu amor e ao lado dela teve que instigar uma revolução entre trabalhadores do campo. Sua vitória não foi perfeita, pois falhou contra os deuses que tanto venerava. Assim, o líder de uma vila pequena, e quase oculta entre os quatro cantos do mundo, vive o começo da sua velhice. Não reclama de ter vivido muitos ciclos e é servo de um império que pintou de rubro nações que ousaram ser grandes. Sempre preocupado com o seu povo e com a sua família. Qual vem primeiro? É uma pergunta que necessita de tempo e páginas para ser respondida. Hitalo, o mais velho dos seus filhos, exige mais firmeza com os homens do campo. No auge da juventude, o divertido e criativo Yohan deseja provar para o seu pai que é um homem feito. Morgiana, companheira de luta, enxerga muito além do que os olhos podem ver e deseja alertar o seu amado Yosef a respeito de algo muito difícil de fugir. Yosef parte para Numitor, sua viagem tem como destino a capital de todo o império, lar dos homens de togas brancas que praticam um culto conhecido pelas eras. E esses mesmos homens possuem legiões em seu poder. Era para ser somente mais uma viagem dos tributos, mas o homem comum ouve boatos que colocam em risco o seu lar, a sua cultura e as suas crenças. Uma ajuda é mais que necessária, mas aqueles que são os mais poderosos e dotados de uma sabedoria milenar começam a pedir socorro. Só Yosef, o líder, pode salvar o que tanto ama.Ao tentar, é exposto o seu passado manchado, ele reencontra velhas amizades e conhece desejos guardados dentro do peito de um dos seus filhos. Sua vontade de ter o que tanto deseja fará Yosef se embrenhar pelas ruas do império. Será preciso conviver com ladrões, fardados de rubro, uma sociedade que ama a prata e o ouro e terá de lutar até mesmo contra a fúria da natureza. 


Resenha de Os Cinco do Ciclo


A primeira impressão sobre esse livro é a capa, a arte tá linda. O susto fica pelo número de páginas, são 413 páginas de um universo novo e rico, cheio de detalhes, personagens, ideologias e crenças. Outro ponto que chama a atenção é o "heroi" da história. Um senhor de idade mais avançada.

O livro está classificado como fantasia, um gênero que não estou habituada e que, confesso, não gosto muito não. Assim como não gosto de livros muito longos. Então tinha um desafio e tanto pela frente. Mas, no fim foi interessante. 

Elias Flamel criou um universo vasto e complexo. Quem gosta do gênero certamente vai devorar esse livro muito mais rápido do que eu. Muita coisa vai acontecendo ao longo da história e, a cada capítulo ficamos com aquela curiosidade de saber o que vem depois. 

Todos os personagens são muito bem construídos, mais um ponto positivo para a estória. Uma família forte e cheia de conflitos comuns a qualquer família. A disputa entre os filhos, mais velho e mais novo, a dificuldade do pai em lidar com a diferença entre eles, a divisão da família em função do trabalho, etc.

Apesar de ser um homem forte, Yosef de Keltoi, é um homem sensível, que deixa transparecer seus sentimentos. Comportamento condizente com a sua idade (acredito), algo que só um homem inteligente e maduro poderia assumir com serenidade. 

A narrativa é em primeira pessoa, e vamos assumindo o lugar do protagonista. Sentindo as suas angústicas, comemorando as suas vitórias, vamos nos divertindo com os acontecimentos. Os problemas que vão se apresentando ao longo da estória vão nos prendendo e o desfecho são de cair o queixo. Uma leitura essencial para quem curte o gênero.

5 comentários:

  1. A resenha ficou ótima, adorei <33
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  2. Lendo essa resenha a felicidade foi crescendo ao perceber que a minha obra está quebrando barreiras. Espero que você leia mais alguns livros de fantasia e uns livros mais grandinhos. Sobre o protagonista velho, é algo que faço com muito gosto. Acho que devemos valorizar os idosos, eles tem tanto a nos ensinar. Leio muita fantasia e os problemas sempre são resolvidos por adultos vigorosos e até mesmo adolescentes. Sei lá, se um problema grande acontecer, acredito que tanto o avó, como o pai, a tia e o filho devem fazer parte da solução.
    Agradeço pelos elogios feito ao universo, aos personagens e a família por mim criados. Dá satisfação quando vejo que você notou todos os conflitos e suas construções. A sensação é de dever cumprido e mais uma vez agradeço, desta vez por ceder o espaço do seu blog e também por chamar leitores para conhecer Os Cinco do Ciclo.

    Te desejo sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras, Elias. É sempre um desafio resenhar um livro de um autor que está começando, ainda mais uma história tão complexa quanto a sua. Fico feliz que tenhas gostado.

      Abraço.

      Excluir
  3. Looks interesting! Thanks for sharing. :)
    I follow you, hope you will follow me back. :)

    Visit me at:
    Shoot for the stars

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...