quarta-feira, maio 06, 2009

Pra quê serve um blog, porque as pessoas têm um blog?



"Pra quê serve um blog, porque as pessoas têm um blog?"

Essa foi a pergunta que me fizeram outro dia e que fiquei sem palavras. Por que afinal eu quero tanto ter um blog e me interesso tanto por esse assunto e por tanto tempo? Que raio de hábito foi esse que desenvolvi de ficar escrevendo e escrevendo?

Pois bem, eu não soube dar uma resposta criativa, ou mesmo convincente, principalmente depois que essa pessoa direcionou a pergunta a mim:
- Por que tu tem um blog? - Disse ela.
- Por quê? Hum... Por quê?... =/

A verdade é que não sabia o que responder! Pouco se sabe sobre os porquês de se ter um blog. Na verdade, acredito que cada pessoa tenha um motivo para ter um blog. Talvez pensem em escrever para o mundo, gostem de imaginar milhares de pessoas lendo o que postam, ou prefiram escrever simplesmente para ter uma representatividade na web, e nessa blogosfera que se formou, ou escreva para ver se o que diz faz algum sentido para mais alguém. Isso, claro, se tratando de blogs casuais, pessoais e sem preensões de fins lucrativos, porque daí seria outra história.

Assisti a um filme certa vez, do qual realmente não lembro detalhes, em que o personagem principal enviava sinais para o espaço, esperando que alguma coisa respondesse, pra saber se havia no universo algo mais do que aquilo que estamos acostumados a ver. Acho que minha motivação para os blogs segue mais ou menos essa linha.

Quando comecei a escrever, blogs não eram "tão comuns", alguns pequenos círculos de blogueiros existiam, e quis saber se havia alguém por aí, perdido na web com uma idéia mais ou menos parecida com a minha, a qual, em minha opinião, era um pouco diferente do que se está acostumado a ver por aí. Sempre tive o hábito de escrever, primeiro em papel, depois em TXT's, com o blog, escrevia os textos e depois editava, de forma que não me exposse, mas que passasse alguma mensagem. E foram muitas idéias disseminadas pela web c

Fiz amigos com idéias parecidas, outros nem tanto, alguns se perderam, mas ainda considero válida a idéia de ter esse espaço e de poder escrever "o que quero", ainda que saiba que precise ser indireta e polida para não ser banida desse espaço. Isso sem contar que é preciso rezar para que o espaço dito "free ($)" não seja vendido e eu o perca caso não esteja disposta a pagar por ele, como aconteceu com o antigo blog.

Seja como for, acredito que de maneira extensa, mas não tão complexa, respondi a pergunta da Márcia. E lanço um desafio às poucas pessoas que me visitam e que lerem esse post, por que, afinal, você tem um blog?

:)

2 comentários:

  1. Eu não sei por que começei a escrever em blog. Talvez por ter algumas idéias malucas que da vontade de compartilhar ou talvez para justificar quatro anos de faculdade de jornalismo e uma porrada de livros que li ao longo da minha vida.
    Sei que tem muita gente que escreve querendo ganhar dinheiro com isso ou querendo ficar famoso.
    Guilherme Palma

    ResponderExcluir
  2. Bom criei um blog por influência de uma menina ai que era minha amiga na epoca, mas hoje já não nos falamos mais, graças a Deus!
    Ela me indicou a idéia de supostamente psotar todos os textos que eu fazia e escrevia, na epoca para a minha EX² - Namorada.
    Eu semrpe escrevi, sempre que pude claro, mas não comecei a minha vida escrevendo, até chegar ao Marcelo poeta eu tive que apssar por muitas cosias, sofrimentos, e decepções... mas enfim
    tudo começou mesmo quando essa minha ex amiga me disse que eu deveria psotar textos na net e o blog era um meiod e fazer isso.
    Depois muito tempo memso vocÊ apareceu na minha vida e me insentivou ainda mais a postar textos nos blogs, na verdade até esse exato tempo eu já tinha a idéia do universo mesmo, e tomei o blog uma ferramenta de expressão dum pouco da insanidade que eu tneho e planejo por ai!

    XD

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...