terça-feira, maio 26, 2009


Seis, quatro, três ou dois?

Somente hoje, 26/05 foi anunciado oficialmente que houve um problema de vazamento radioativo em Angra II no dia 15/05 (mais conhecido como semana passada). Ouvi a notícia num telejornal e vim para internet pesquisar. Os resultados da pesquisa?

Bem, a reportagem do telejornal dizia exatamente o que está publicado no site do governo. Os demais sites de notícias complementaram, enfeitaram e disseram praticamente a mesma coisa, porém, notei uma certa discrepância no que diz respeito ao número de funcionários envolvidos e contaminados! Afinal, 6, 4, 3 ou 2??

Bom, essa falta de precisão nos dados, e a demora para veicularem a notícia, deixou-me um tanto preocupada. Até por um fator que considerei bem importante: vários blogs divulgando a notícia exatamente como os sites de notícias. Em nenhum encontrei posição, desconfiança ou questionamentos sobre o que houve. Isso vai totalmente de encontro ao que estou escrevendo em meus artigos acadêmicos, a ponto de eu colocar em dúvida e eficiência e o caráter opinativo dos blogs.

É muito curioso chegar a uma conclusão dessas, porque assim que vi a reportagem pensei em pesquisar sobre o assunto para ver se o que estavam falando era verdade, se tinha algum caráter conspiratório, se não estavam escondendo ou mascarando alguma coisa. E, no entanto, a maioria dos blogueiros correu para divulgar o fato tal como ele foi apresentado. É claro que não temos como saber se isso realmente foi divulgado tal como aconteceu, mas cabe a nós debatermos e pensarmos sobre tudo isso.

Espero que a internet não reproduza a risca o que se vê na mídia tradicional como TV, Rádio e Showrnais*, replicando tudo com o intuito apenas de publicar a notícia, seja como for, desde que seja antes de todo mundo. Porque a Internet, embora não totalmente, ainda é um espaço público e livre para expormos nossas opiniões e eu quero acreditar nisso, até pra fazer isso acontecer!
* referência a expressão usada no blog ponto de vista

Enquanto ouvia a reportagem lembrei de uma música antiga e que, pra variar, tem muita relevância ainda hoje:

"Vamos brincar perto da usina
Deixa pra lá a Angra é dos Reis
Por que se explicar
Se não existe perigo..."

E esse trecho me remete a outro, com o qual encerro esse post!

"Quando as estrelas começarem a cair, me diz pr'onde é que a gente vai fugir?"
Letra: Renato Russo

5 comentários:

  1. Daaaaaaaaaani! Que saudades amiga! Show de bola esse post! e hoje eu sonhei com você... é a principio não foi uma coisa muito boa, mas depois te conto o sonho.
    Acabei de ler o post e logo fui ouvir legião XD é classico!
    Renato dizia em uma de suas entrevistas que a informação é a solução. eu cresci acreditando nisso e acabei caindo em outra letra da legião, o reggae.
    Dani esses dias na minha vida foram coisas assim espetaculares, momentos de choros e loucuras, e tipo precisei tanto de tanta coisa e no final acabei descobrindo como seres humanos são nojentos... eu falo disso por que isso tem haver com o seu post a final, usina, noticia, blog, internet, tudo isso é culpa do ser humano que criou...
    as vezes queria ser como um elefante que simplesmente se agaxa e deita na hora de morrer, e espera a morte chegar.... mas não é assim...

    Porque as coisas tem que ser assim?

    beijos

    ResponderExcluir
  2. O problema de hoje também, são as assessorias de imprensa que publicam somente os interesses do empregador e a imprensa aceita sem investigar.
    minha monografia de quando me formei foi assessoria de imprensa e jornal. mais de 70% das matérias enviadas pela prefeitura de londrina aos principais jornais da cidade eram publicadas na integra, sem mudar uma virgula sequer

    ResponderExcluir
  3. eu acredito q se o mundo explodir seremos os ultimos a saber kkkkkk.......

    http://mysolitudewords.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, sabia que iria gostar do post citando Legião! hahaha E as coisas são assim, por que têm de ser, não que não possamos mudá-las, deve haver um jeito, mas eu ainda não sei como, heheh!

    Guilherme, tudo bem que a imprensa faça isso, mas blogueiros??? Não! Eles devem aproveitar o espaço para opinar, não para replicar o que a grande mídia diz! =/

    Erick, tomara mesmo que vc esteja certo, pois sofrer por antecipação é que não daria certo!! hahah

    ResponderExcluir
  5. Entre as pessoas mais infelizes que encontrei na minha vida estavam pessoas que não eram pobres, pessoas sem esperança e pessoas que não sabiam o que era o amor.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...