segunda-feira, março 12, 2018

Leituras de Fevereiro de 2018

Ainda dá tempo de falar das minhas leituras no mês passado, né? Como estou com pouco tempo para fazer resenhas de cada um dos livros, estou fazendo esses resumos para pelo menos passar algumas indicações de leitura.



Deuses Americanos, Neil Gaiman



Deuses americanos começa bem, da uma arrastada, mas, passando da metade pro final fica bem melhor. A escrita do autor é maravilhosa, é um excelente contador de histórias.

E estou impressionada com o Gaiman, como ele consegue ser versátil. Todos os livros são um pouco fantásticos, aquele real/irreal pouco definido. E o impressionante é que dos três livros lidos até agora, não há muito em comum. Adorei isso! Gaiman não é daqueles escritores de best sellers que quando tu leu um, leu todos. Não existe uma receita de sucesso sendo repetida em todos os livros. Cada um tem seu próprio universo, ritmo, tramas. É muito legal!




1984, George Orwell



Esse livro é um clássico e eu precisava ler "só por isso". É o queridinho de muitos leitores, mas não o meu. A história é interessante, bem contada, isso sim. Ficamos sempre tensos esperando que algo aconteça com o personagem principal. Conhecemos a loucura daquele regime totalitarista, as bizarrices políticas que eles criam para dominar a população, descobrimos que o mundo inteiro em 1984 é assim e ok. Chocante e triste. Então algo acontece com o personagem principal e o fim é só mais um dia da vida dele. Talvez se não tivesse voltado, não sei... Algo não me convenceu, acabei não achando grande coisa.





A Casa inventada, Lya Luft



Um livrinho curto e bem rico em significado. Ainda não tinha lido nada da autora e achei bastante curioso. Por meio de uma analogia (a descrição de uma casa), Lya vai recordando a sua infância e como foi formando a mulher que ela se tornou. É lírico em alguns momentos, tristes, melancólicos em outros. Mas, é muito legal. Sensível.









Androides sonham com ovelhas elétricas, Philip Dick



Esse livro serviu de inspiração para o filme "Blade Runner", lá dos anos 80. A história impressiona pela criatividade do autor. Escrito nos anos 60, ele imagina um futuro apocalítico, em que a Terra foi praticamente evacuada para Marte devido a poluição radioativa. Para auxiliar com o trabalho pesado, robôs muito parecidos com humanos foram construídos. Os androides da geração que é apresentada no livro não podem ser distinguidos dos humanos, exceto pela sua forma de pensar. E quando eles fogem, rapidamente passam a ser caçados pelos "caçadores de androides". E é a vida de um desses caçadores que acompanhamos no livro.

Eu adorei a escrita do Philip Dick, a narrativa é envolvente, a história é boa, e o final... Meio decepcionante.




Piano Vermelho, Josh Malerman



Livro do autor que escreveu o maravilhoso "Caixa de pássaros", nesta história é com a audição que ele cria um mistério. O suspense não é tão intenso quanto em "Caixa de pássaros" porque não dá aquela sensação próxima a situação da personagem, mas é bom. Um grupo de ex-soldados e integrantes de uma banda de rock é enviada para uma missão no meio do deserto. Descobrir a origem de um som esquisito que faz mal as pessoas.

Achei meio enrolado e confuso em determinado momento, as descrições parecem não ser suficientes para criar as imagens, para convencer. Talvez por usar um sentido pouco palpável, e por vir depois do imbatível "Caixa de pássaros", "Piano vermelho" não convence muito.




Tartarugas até lá embaixo, John Green

Fazia algum tempo que queria ler algum livro do autor, já que ele é tão famoso, e me deparei com "Tartarugas até lá embaixo" em promoção. Logo que comecei a ler, a primeira impressão confirmou meu pré conceito: história clichê bem escrita, leitura fluida e gostosa.

Best sellers são campeões de vendas não por acaso. E é bom ler uns assim de vez em quando pra ter uma opinião. Não gosto de preconceito literário, mas tenho, mesmo assim tento ler de tudo um pouco, ainda que tenha meus gêneros favoritos.

Essa história se mostrou muito melhor do que eu imaginava. Sem dramalhão, romancinho, choradeira. Uma história sobre o TOC, que aflige uma adolescente em meio algumas descobertas, entre elas o primeiro amor. O romance fica em segundo plano, assim como a história de amizade, o relacionamento com a mãe. E o final é doce, bonitinho, esperançoso. Curti!



E vocês, estão lendo alguma coisa, se interessaram por algum desses livros?
=P

12 comentários:

  1. Oi, Daniela
    Tenho vontade de ler 1984. Realmente ele é queridinho por muitos leitores, que se desmancham de elogios por ele. Espero não demorar para ler e tirar a prova se vou achar que não era tudo isso.


    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  2. Mano, como assim este tanto de livro??? E só clássico! Vc me impressionou. Parabéns mesmo... q inveja, rsrs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Dos livros citados só conhecia, através de algumas resenhas, Tartarugas até lá embaixo. Uma das minhas sobrinhas tem o livro, vou emprestar para ler. Quanto ao livro Piano Vermelho, fiquei curiosa pelo fato de ser do mesmo autor de Caixa de Pássaros!! Pena que segundo sua opinião, seja uma leitura que não convence!

    Bjs,
    https://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Daniela.

    Suas leituras foram ótimas, eu tenho vontade de ler quase todos. Mas infelizmente ainda não li nenhum dos livros que você mencionou. Principalmente O Piano Vermelho, porque você não é a única que diz que o livro é meio enrolado e confuso em determinado momento, isso aumenta minha curiosidade. Parabéns pela leitura.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Olá seu saldo de leituras foi incrível, estou muito curiosa pra conhecer o novo livro do John Green, adorei sua postagem anotei algumas dicas, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Também tenho vontade de ler essa obra do George Orwell assim como outros livros do autor. Esse livro do Neil Gaiman está na minha lista de desejados.
    Já tive um experiência nada boa com o John Green, por isso não tenho interesse nesse novo livro dele.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oie, tem livros bons ai, que estão na minha lista a algum tempo.
    Acho que o Tartaguras é o único do Green que vou ler, tanto por ser uma pegada diferente, quanto por ser bem aclamado nas críticas.
    Deuses Americanos é a minha vontade desde que comecei a ver a série.
    http://www.kammykrysthin.com/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  10. .
    Olá. Visitando, vendo, lendo, admirando, e gostando muito das suas publicações
    .
    * Amor: a Incompreensão dos sentimentos *
    .
    Votos de uma Páscoa muito feliz,
    Repleta de amêndoas feitas amor
    .

    ResponderExcluir
  11. Oii, que lista de leitura maravilhosa. Adorei, quero ler Piano vermelho e Tartarugas até lá em baixo.
    Até breve.

    ResponderExcluir
  12. Great post!

    You have a nice blog!

    Would you like to follow each other? (f4f) Please let me know on my blog with a comment! ;oD

    Have a great day!

    xoxo Jacqueline
    www.hokis1981.com

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...