sexta-feira, maio 22, 2015

Tocotronic não é "só" mais uma Deutsche Musikgruppe!

Para dar continuidade a fuga do óbvio ao ouvir música (principalmente rock) feito pelos alemães, cantando em alemão (iniciada neste post aqui), segue mais uma dica de banda BOA de rock para (de novo) quem gosta de ouvir coisas diferentes ou está estudando alemão e quer vivenciar mais o idioma: Tocotronic! Uma banda de indie rock alemã (emocionada!!! Isso é tão raro (pra mim)), formada em 1993. A influência deles está entre David Bowie, The Buggles, "Bad Brains" e outras bandas alemãs (ou não) desconhecidas que devo passar a conhecer em pouco tempo!

A banda é conhecida como integrante do movimento "Hamburger Schule", que surgiu nos anos 80. Esse movimento musical "pop" teve seu auge nos anos 90, e ficou conhecido por misturar indie, punk grunge e pop. Trata-se de um marco importante para a música jovem alemã que repaginou esse cenário no país.

Desde que comecei a estudar alemão procuro por bandas, e pedi ajuda de diversas pessoas. Cansada de receber indicação de bandas óbvias, fui buscar punk rock e descobri que a ideia desse estilo é bem diferente para eles. Geralmente bandas ditas punk têm uma trajetória estranha, nunca punk de verdade. Fazem umas bagunças de estilo chegando a ser ridículas de vez em quando, e nesse bolo incluo os adoráveis Die Ärzte!

Essa banda em especial, tem variações aceitáveis para o indie rock, dos 10 (11 ou 12) álbuns, apenas um é totalmente nada a ver, por ser eletrônico e remixado por outros artistas "K.O.O.K. - Variationen" (2012) (é do tipo lamentável). Mas, considerando que trata-se de um estilo alemão, dá pra entender. Consta (na minha pesquisa) que a Tocotronic tem o hábito de se reinventar a cada álbum, lançando-se em desafios. Então, faz sentido, ainda que não tenha sido a melhor das opções. Por sorte os demais álbuns são muito bons.

No álbum Shall un Wahn (2010), por exemplo, tem algumas músicas mais calmas e bem instrumentais, que lembra muito as bandas de indie rock escocesas, ou a Stornoway. Nesse disco encontram-se também rock do bom, com guitarras empolgantes! Já no álbum >20< (2013) tem um rock de garagem, vocal mais abafado, mistura um pouco de grunge com punk (o nosso bom e velho "hey, ho, let's go" e não aquela locurada do rock alemão). O >20< lembra um pouco o primeiro álbum Digital ist Besser (1995). E, claro, o primeiro álbum é melhor. Qualidade incomparável. Como quase sempre, parece que as bandas despejam toda alma no primeiro trabalho. Assim como o Nach der verlorenen Zeit, que também é de 1995.

A controvérsia em relação ao álbum K.O.O.K. - Variationen (remixado e ruim) é incrível, porque o original K.O.O.K., de 2005, é muito divertido. Lembra um pop rock que o Green Day se transformou depois de ser punk. Porém, com personalidade, e inserções eletrônicas bem curiosas. É um álbum bom! 

E o álbum mais recente da banda, "rote" (vermelho), com subtítulo lindo "Rot für die Liebe, Rot für die Revolution" (vermelho para o amor, vermelho para a revolução), tem um pouco de indie rock do Shall un Wahn e um pouco de punk também. Mas, é mais indie, e é muito bom. Uma crítica o descreveu como "um trabalho emocionante e comovente da arte, no estilo do grande Tocotronic - e ainda de alguma forma completamente diferente.". Eu não poderia descrever melhor.

Pra ouvir a "grande" Tocotronic, o bom e velho Spotify ou Deezer

E, pra quem ainda tiver dúvida, confere os vídeos aí!


Die Erwachsenen - lindaaa!




Macht es nicht selbst (que lembra muito o lado bom de Die Ärzte)




Ich glaube ich habe meine Unschuld verloren, do primeiro álbum, Digital ist Besser.




Um pouco mais pode ser assistido no canal da banda no Youtube, confere lá!

:D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...