terça-feira, maio 19, 2015

Banda Scalene e Éter, o novo álbum!

Hoje venho relatar a minha experiência com a Banda Scalene, sim, aquela do SuperStar. Eu não costumo assistir esse programa, mas alguém na minha TL do Twitter assiste e fez um comentário sobre a banda há algumas semanas. No comentário a pessoa comparou a banda com The Killers, depreciativamente, dizendo que Scalene era melhor. WTF?!? Bom, depois disso eu "segui" a banda no Spotify pra ouvir depois, e nunca mais me lembrei.

No último domingo, dia 17/05, ainda com aquela comparação em mente, parei para assistir o programa e a apresentação da banda. Cheguei a conclusão de que a pessoa que fez o tal comentário poderia voltar e ouvir um pouco de The Killers pra ver que cometeu um engano ridículo. Scalene NADA tem a ver com Killers. Mas, a banda, de fato pareceu muito boa. Então, voltei ao Spotify e ouvi o álbum "Real/Surreal". Das 18 músicas eu salvei quase todas!


O som dos caras impressiona pela qualidade, letras, rock 'n Roll, "peso", o que talvez seja justificado pelas suas influências: Queens of The Stone Age e Radiohead. É demais ver uma banda assim (brasileira). Depois dos anos 80 poucas bandas fizeram um trabalho bom, de verdade, com personalidade, qualidade. Então foi uma boa surpresa, que agora está lá na minha playlist (Rock nacional na minha lista é coisa rara! Ainda mais agora, com tanta banda escocesa pra ouvir...).

Depois de ouvir o álbum fui para o Twitter fazer uma busca, e descobri que a banda lançaria um novo álbum hoje, 19/05, chamado Éter, o qual estou ouvindo neste momento. Bem, estava na dúvida se a banda manteria o mesmo estilo. Muita coisa mudou desde o primeiro álbum, agora eles têm mais visibilidade, e essa oportunidade mágica de se apresentar na grôbo toda semana (eu acho), têm Sandy e Tiaguinho como "fãs". Esse último até sugeriu que eles cantassem "Amanheceu" no programa, o que espero que não aconteça, por melhor que seja a música, não representa totalmente o que eles são. Então, de underground, eles passam agora para o universo pop, será que vão "aproveitar" e fazer algo mais comercial, como muitas bandas acabam fazendo? Foi o que me perguntei.

Ao ouvir as músicas de Éter notei que algo mudou (ok, ninguém quer uma banda fazendo a mesma coisa a vida toda). O álbum é legal, mas para mim o primeiro estava melhor. A banda é muito boa, e eles têm o suporte das letras (que, gente, fala de coisas muito próximas, lembra os bons tempos do Rock de Brasília, é genial). E por esses dois fatores, a gente ouve uma, duas vezes, e segue ouvindo. O incômodo (pra mim) é a leveza. No primeiro álbum já havia essa tendência melódica, mas acredito que agora isso está mais presente, e eu preferia o hard core do álbum anterior. No "Real/Surreal" as músicas mais calmas eram mais acústicas, já no Éter, as partes calmas das músicas são beeem mais calmas e algumas músicas não alcançam aquele nível de loucura que percebi no disco anterior.

Mas, vale a pena conferir, e está disponível em Streaming em todas plataformas conhecidas, não tem desculpa: iTunes Spotify Rdio Deezer

Faixas:

1- Sublimação
2- O Peso da Pena
3- Histeria
4- Fogo*
5- Gravidade
6- Furacão
7- Terra
8- Náufrago
9- Alter Ego
10- Tiro Cego*
11- Loucure-se
12- Legado*

* Destacadas as que gostei mais! :P

A banda é grande favorita para ganhar o reality (bem curioso que o brasiu seja samba e sertanejo, mas quando abrem espaço para o Rock, não tem pra ninguém - a Banda Malta que o diga, né?). Enfim, acredito, e espero que a Scalene ganhe. E mesmo se não ganhar, as chances de ouvirmos muito sobre esses caras daqui pra frente é muito grande, a porta se abriu, eles têm tudo pra entrar de vez para o cenário Rock. Têm mais potencial que a Malta, inclusive.


Curiosidade: o significado de Scalene

A Banda Scalene é reconhecida pelo excelente trabalho de comunicação visual e gestão de marca. Toda a sua comunicação tem conceito e significado, é praticamente um case de como fazer a comunicação eficiente de uma banda de rock. Daí fui ver qual o significado de Scalene e descobri que ela não tem um compromisso com isso. Achei essa entrevista no Adote Centro em que eles falam que do nome; "Surgiu do nada!! haha Apesar de praticamente tudo que fazemos ter um significado, o nome da banda em si não tem nenhum."

Em dicionários a gente encontra que o significado de Scalene é;
s. triângulo escaleno
adj. escaleno, cujas arestas são de diferentes medidas (triângulo); inclinado, vertido.

Ok!


E, para manter o padrão, abaixo alguns vídeos da banda, para quem ainda não ouviu, ter uma "noção" do trabalho deles.


Começar por Danse Macabre, a cara da banda!



Legado, do novo álbum Éter:



E uma apresentação ao vivo, sente a energia!!! Karma/Danse Macabre:




E tem muito mais no canal deles no YouTube, vem!
\o/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...