sexta-feira, abril 20, 2018

Doctor Who, machismo, ódio e a nova Doutora, Jodie Whittaker

Ultimamente mais Whovians (pessoas que acompanham a série Doctor Who) têm conversado comigo pelo Instagram (@blogsabeoque). A maioria (vale ressaltar) está curtindo a série e suas novidades. Mas, contato com pessoas estranhas pelas redes sociais vocês já podem imaginar a desgraça que pode ser.

Pois bem, o assunto do momento entre fãs da série é a mudança desse ano, uma atriz (Jodie Whittaker) MULHER assumiu o papel de Doctor (que no inglês serve para ambos os sexos, vale lembrar) e alguns que se dizem fâs falam do descontentamento por essa mudança, disseminando o ódio e demonstrando seu lado machista escroto.




O tema é polêmico, então vou tentar discutir cada enfoque por partes:



1- Doctor Who é uma série que tem como premissa a mudança. 


É assim desde que o senhorzinho fofo (e retrógrado, já que nos anos 60 ele já era velhinho) foi substituído por outro ator dando início a esse detalhe da série chamado: regeneração. A regeneração foi um artifício criado para justificar a mudança do ator, que já estava cansado (pobrezinho), sem interromper uma série de sucesso que tinha ainda muito a ser explorada.

Imaginem o quanto os fãs da época discutiram essa mudança, o quanto foi difícil aceitar aquela "desculpa" ou "remendo" para manter a série. E de quantos ficaram maravilhados pela saída encontrada e comemoraram a continuação de Doctor Who, mesmo sem o William Hartnel.



Acontece, MEUS AMADOS, que a regeneração acabou sendo aproveitada para renovar o personagem. O novo Doutor, não veio para substituir o primeiro. Ele passou por uma mudança de personalidade. A TARDIS (sua nave) também acompanhou essa mudança e todos foram felizes. A solução serviu para manter Doctor Who no ar até 2018, mais de 55 anos depois dos primeiros episódios!


Ah! TARDIS 


2- Viúvos e viúvas são compreendidos! 


Sim, dá aquela tristeza dizer adeus para o nosso doutor preferido, mesmo que ele não seja o preferido, mas seja perfeito, como foi o Tennant (pra mim) ou maravilhoso como Capaldi. Mas, a série segue. Se você não entendeu, volte para o parágrafo anterior onde falo sobre mudança. A série é assim. E fã, Whovian de verdade, sofre mas não abandona, aceita e se apaixona (ou não) pelo próximo Doutor, torce para que a série siga firme, forte e linda. Vida longa ao Senhor do Tempo de Gallifrey.


Quando bate a saudade do Doutor preferido, a gente assiste de novo.

3- Se você não entendeu a mudança, você não está acompanhando a série. 


Parou no tempo em algum lugar do passado, e tá aí na internet falando besteira. Vai num bom site, baixa todas as temporadas não vistas e, como nós Whovians, tenha uma visão do todo, atualizada da série, e você vai entender. A mudança para uma Doutora era esperada. A deixa estava lá: Mestre que regenerou em Missy, O general de Gallifrey regenerando em Generala e seguindo o comando de uma batalha, sem problemas. Todos a sua volta apenas esperaram, aceitaram e seguiram suas ordens. Fora outros diálogos e episódios que deixaram isso muito claro.

Isso não é Spoiler, porque aconteceu há eras atrás!

Os senhores do tempo são uma raça evoluída, que não se param pra pensar em gênero. São todos pessoas da mesma raça, se homem ou mulher, não faz a menor diferença pra eles. Palavras do Doutor. O Mestre e a Missy dialogam sobre isso em um dos episódios, e ela nem tinha percebido que era mulher. É uma besteira, diante de uma série que fala em: viagem no tempo e no espaço, invasão de planetas pelas mais variadas formas de vida, um monte de absurdos de ficção científica e explicações estapafúrdias sobre um monte de coisas (a própria possibilidade de um ser regenerar), e apesar disso tudo, a pessoa questionar a mudança de homem para uma mulher.

Minha opinião e percepção dessas pessoas reclamando da mudança: não assistem mais a série, a maioria está falando sem saber e/ou se enquadram no tópico a seguir.


4- Uma dúvida, isso é machismo ou é homofobia também? 


Um pouco dos dois quem sabe? O Doutor já mudou 12 vezes, e até aqui tava tudo beleza. Foi ele "virar mulher" que o macharedo (e mulheres machistas também, porque não) se levantaram e começaram a reclamar. Por todos os motivos citados antes, a mudança é plausível, mais bem justificada que muitas outras questões na série. Não há problema quanto a isso. E se a pessoa assistiu tudo até aqui e agora viu um problema, desculpe seu trouxa/sua trouxa, você é machista, preconceituoso, e isso é muito feio.

9º Doutor e o Jack


Sem citar nomes, mas a pessoa vai saber que estou falando dela, azar (caso leia esse textão). Li um argumento que dizia "...é o mesmo que o Capitão América virar nazista". Veja bem, ele não disse que é o mesmo que o Capitão virar mulher, que poderia, um Capitão Trans até, eu não vejo problema. Ele disse "virar nazista". Se você não concorda que isso é muito, machismo e ódio envolvido - ou pelo menos tem algo muito errado -, larga o texto, vai fazer outra coisa da vida, você é um caso perdido.

Não é possível comparar uma coisa hedionda com uma mulher simplesmente porque foge de um padrão que já é ultrapassado. Estamos em 2018 e ainda temos que discutir isso. É deprimente!


5- Sobre a modernização da série! 


O novo look delas: Tardis e 13ª Doctor
Está lá no início do texto, mas vou repetir: O Doutor é um senhor do tempo que se regenera para enganar a morte e pode se transformar em qualquer forma de vida. [qualquer forma de vida] Na próxima regeneração ele pode virar um Ood, ele pode ser uma tartaruga, mas nesse caso ele regenerou numa mulher. Que sorte a dele(a)! Continua sendo humanoide, completo, com todos braços, pernas, cabeça, dentes. E além de tudo, ficou lindona!

As regenerações são uma oportunidade de renovar a série. Foi assim que a série moderna trouxe Doutores mais novos, como o Matt Smith, e experimentou um mais velho como o Capaldi. Todos fizeram muito sentido com o momento que o personagem estava vivendo. E agora, a série está evoluindo, mudando, experimentando e se atualizando.

O mundo PRECISA de uma Doutora Mulher. 

Para nos representar, para que os homens exercitem o que as mulheres fazem o tempo todo vendo mocinhos, vilões e personagens importantes homens, para discutir igualdade de gênero, pra acompanhar o mundo real. Porque a série é de ficção científica, mas não está alheia ao que se passa no mundo. Longe disso!

E se você está achando que isso é modernidade demais, larga mão desse smartphone, apaga as luzes, sai da tua casa e vai viver numa caverna. Tem coisas, ACEITE, que não tem como evitar. As mulheres estão aí, cada vez mais empoderadas, reivindicando o seu espaço como igual, combatendo o preconceito e o machismo, e ainda tem um monte de babacas achando que tá na idade média. Acorda! É 2018! Bora mudar!



Jodie Whittaker, a 13ª Doutora


E pra encerrar, vai ter Doutora Mulher, sim! 


Jodiezinha vem com tudo, já está arrasando provocando discussões e separando Wovians de babacas machistas ridículos e que nem assistem a série. E vai ser lindo, e que seja musa de Gallifrey por muitas temporadas, e que venham outras depois dela. Pela minha conta, pode ter mais 12 mulheres. E que numa próxima regeneração a Doutora regenere negra(o), gorda(o), asiática(o), o que tiver de ser para manter o espírito de amor, igualdade, respeito e paz que a série vem tentando reafirmar em cada temporada.

E para quem quiser rever essa transformação maravilhosa, despedida do 12º, chegada da 13ª Doutora, aí está! Eu já assisti mil vezes e ainda me arrepio.


Não adianta espernear, destilar seu ódio, dizer que vai abandonar a série, ela já é a nova Doutora, e vai ser FABULOSA.

Desculpe o desabafo, mas precisava! Desde que anunciaram a Doutora que leio coisas por aí e estava só espalhando meu amor pela mudança. Hoje me obriguei a partir para a defesa ostensiva. Porque sou mulher, porque não sou machista, porque sou whovian e não vou me calar.

=P

17 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Confesso que fiquei meio perdida na história pois não conheço a série, mas seu relato me fez ter uma curiosidade sobre. Já colocarei na minha lista de maratonas de series.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu já ouvi falar bastante nessa serie, mas confesso que nunca tive a curiosidade de assistir mais depois desse post fiquei muito curiosa pra ver, serio vc falou de um jeito tão bacana da serie que ja quero assisti todas temporadas. Sucesso

    ResponderExcluir
  3. Confesso que ainda não assisti essa série, mas achei muito bacana a inovação na escolha de uma Doutora Who. Cada vez mais as mulheres vão conquistando seu espaço!

    ResponderExcluir
  4. Não tinha ouvido sobre ela ainda, vou anotar ela na lista de indicação para ver em breve.

    ResponderExcluir
  5. Que bacana!
    Eu não sabia da existência dessa série mas parece ser ótima!
    Vou dar uma conferida nela!

    ResponderExcluir
  6. Adoro essa série. Realmente é uma série que tem como premissa a mudança, então nada justifica essa atitude imbecil de quem não aceita uma mulher no papel. Apoio Jodie!!! bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  7. Super bacana saber dessa série. Eu nao tenho duvidas que essa nova regeneração do Dr agora mulher, será sucesso tbm!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a série, não acompanho muitas séries. Mas concordo, que preconceito, machismo não cabe em lugar algum, quem não gostou das mudanças basta mudar de série, sem ofender ninguém
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto

    ResponderExcluir
  9. Eu não acompanho a série, mas acho que a mudança é válida sim. Com o seu post eu consegui entender melhor o motivo de tanta polêmica.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei um pouco perdida com a história, rsrs. Mais vou tentar assistir a série para entender um pouco. Não costumo assistir séries nessa categoria mais vou abrir uma excessão com essa.

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não assisti, mas tenho muita curiosidade.
    E como não conheço bem a história, boiei um pouco aqui... rsrs, aliás, bastante. Mas vou assistir e voltar pra reler.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não assistir a série, mas por tudo que falou aqui achei muito legal essa mudança do doutor para uma mulher, acho uma besteira o povo está achando ruim pra mim é puro machismo sim.

    ResponderExcluir
  13. Acho que essa série pode ser filmada para o resto da vida visto que o personagem central pode sempre se tornar outra pessoa.Eu ainda não assisti mas vou procurar mais informações acerca dela.bjsss

    ResponderExcluir
  14. N assistia a essa série ainda, mas está em minha lista para assistir

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Ainda não assisti essa série,mais fiquei muito interessada é curiosa,vou dar uma olhada,bjs.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo6/5/18 12:56

    Such a nice post! Also, I followed you! Hope you follow me back!

    Mihaailo | mihaailo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu nem acompanho a série, mas suas palavras foram suficientes para me fazer quer ver, entender e já de cara falei "aceitem" hahaha, esse povo machista no mundo da ficção precisam aprender a entender que mulheres tem o direito de estar em todos os lugares, sim e isso demonstra uma plena evolução em Doctor Who, algo novo que irá trazer um ar bom e até inesperado para aqueles que acompanham a série! Quem for fã mesmo vai entender, vai aceitar e com o talento da Jodie isso não vai ser nada difícil haha, acho ela maravilhosa!

    https://deitadaemnuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...