sexta-feira, abril 17, 2009


Fiquei estupefata com uma história ouvida pelos corredores da Fabico, depois em sala de aula, por terceiros. Um professor do curso de Jornalismo teria retirado o conteúdo do seu blog e site do ar por uma determinação judicial, devido a um processo que estava em andamento. Um jornalista da RBS o estaria processando por críticas publicadas nesse site.

O assunto me despertou curiosidade e quando pensei em buscar mais informações a respeito, em nossa classe de "Comunicação Visual" o professor Pablo trouxe uma visita muito ilustre para conversar conosco. Até o momento em que o professor apresentou a "pessoa" entendi que era o autor do blog "Ponto de Vista", muito citado nas aulas pela sua marca visual, totalmente de acordo com os pontos de vista publicados, e por se tratar de um blog, também de acordo com a personalidade do seu autor.

Mas quando o visitante começou a se apresentar e falar do seu trabalho, percebi que era ele o professor que estava sendo processado, e a história só fez melhorar. Deparei-me com um jornalista de verdade, uma pessoa simples, cheia de idéias e ideais na cabeça, e faz questão de expor e de apontar tudo aquilo que ele não concorda, isto é, colocar em pauta assuntos que considera relevantes para que sejam discutidos, questionados.

E não é justamente essa a função de um jornalista?

Outro motivo para a minha surpresa é que venho estudando blogs, sempre considerei essa ferramenta poderosa para compartilhar idéias e para botar a boca no trombone, mais ainda, sempre julguei esse espaço "livre" para expor minhas idéias.
Também achei que não existisse mais censura! ha-ha-ha Só falta eu dizer que acredito em coelhinho da páscoa também.

Gostei de praticamente tudo o que ele falou, deveria ter gravado aquela palestra. Uma lição de vida que não se explica, e que determinação! Ele realmente teve de censurar o seu próprio site, reduzir as idéias em seus textos, de modo que não venha a se complicar ainda mais.

Sempre achei que tivesse nascido na época errada, queria ter lutado contra a ditadura, ter sido uma revolucionária subversiva, e por isso queria ser jornalista. Quando entrei para a faculdade escolhi ser Relações Públicas, desisti desse jornalismo que aí está, por que julguei impossível lutar contra essa multidão de fdp que se diz jornalista e mais ainda contra as "máquinas de produzir notícias".

Ouvir o Ungaretti me fez sentir aquela velha vontade de ser jornalista, de lutar por alguma coisa que valesse a pena. Não vou mudar de curso agora, mas vou acompanhar esse caso de perto e usarei o meu blog para comentar a respeito. Essa é a forma mais justa que encontrei até aqui para propagar um pouco mais esse "sucesso" e de dar o meu apoio a pessoas que agem muito mais do que falam, e falam o que sabem, o que pensam, que são autênticos!

Isso sim é muito punk!

4 comentários:

  1. Lindo esse teu texto. E muito absurdo o que aconteceu.

    Mas neh: "lutar por alguma coisa que valesse a pena"

    Sorte que ainda temos Ungaretti, dá um pouco mais de esperança.

    ResponderExcluir
  2. Essas situações são complicadas de se resolver. De um lado você tem o direito de manifestar suas opiniões, do outro não pode isto parecer calúnia. Mas definir qual a divisão entre os dois é muitas vezes difícil. Acaba ficando restrita às argumentações de advogados.

    Não sei muito bem o que aconteceu neste caso.

    Sou a favor da liberdade expressão (claro, com respeito - me refiro em casos gerais).

    Mesmo ao tomar várias atitudes vejo que várias não são mais feitas do jeito que imaginei. Mas tento, fazendo do meu jeito. Sempre há espaço.

    A área de comunicações tem muitas relações. É possível fazer Relações Públicas e depois trabalhar com jornalismos ou propaganda.

    Bom blog.

    Abraço,
    Búfalo
    http://www.naoserouser.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. É como Voltaire disse:
    "Posso não concordar com nada do que tu dizes, mas defenderei até a morte teu direito de proferir tua opinião."
    Eu acho esse tipo de censura dos dias de hoje pior que da época da ditadura militar.

    Guilherme

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/5/09 15:59

    ainda há gente com sangue nas veias!

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...