domingo, abril 04, 2010

O baile da cidade

Das obrigações diárias!
Como é chato escrever por obrigação!!! A pressão de ter que escrever, de saber que o texto será lido, analisado, criticado. Mas, acredito que isso seja necessário, até para que eu me acostume, já que o gosto por escrever pode ser profissionalizado, e profissionais atendem a pedidos.
Pelo menos para uma coisa serviu essa obrigação, atualização do blog!! \o/


O baile da cidade
Porto Alegre comemorou seu aniversário na semana passada e o presente para os seus habitantes foi poder usufruir o parque que, se não é o mais famoso, é no mínimo o que mais identifica essa população. Todo porto alegrense se orgulha de ter o parque da redenção para matear, para fazer suas caminhadas em busca de hábitos saudáveis, ou como ponto de encontro entre amigos. O que dizer então de poder curtir uma noite de festa nesse parque, poder admirar a paisagem noturna, os holofotes sobre as árvores, a fonte iluminada. Uma noite de gala no parque, esquecendo da violência, quem diria.
O parque da redenção tem o melhor e o pior de Porto Alegre. A qualquer hora do dia podemos nos deparar com cenas de violência, com pessoas suspeitas, usuários de drogas e, infelizmente, briga de "bondes". Ao saber do evento e ouvir de muitas pessoas que se tratava de um acontecimento tão agradável, criei coragem e fui prestigiar.
Não sou porto alegrense, por isso nunca imaginei que um evento popular daquele porte pudesse fluir com tanta naturalidade. Um baile noturno em pleno parque da redenção. Ao ar livre, palco, luzes, orquestra, bandas, espaço VIP. Para quem chegou cedo, mesas em volta da fonte, visão privilegiada do monumento recentemente reformado, e do palco, por onde passaram a orquestra da cidade, Benito de Paula e ainda o Musical Essência, que fez o público chacoalhar o esqueleto com canções pra lá de animadas.
Por todo o tempo em que estive lá, foi inevitável lamentar que isso ocorra apenas uma vez por ano. À noite a redenção se torna ainda mais interessante para shows e manifestações populares. Os porto alegrenses, como bons bairristas que são, exaltam a grandiosidade dessa cidade que, eu concordo, é muito bonita, excêntrica e aconchegante. Mas, a verdade é que nos acostumamos a desviar o olhar daquilo que nos desagrada, dos moradores de rua, das pichações em monumentos, e da violência em geral, principalmente nos parques, justamente nesses que deveriam ser espaços de lazer, de tranqüilidade.
Apesar disso, a noite estava linda, a redenção, encantadora, as pessoas se divertiram e comemoraram, afinal: a capital dos gaúchos comemorava seu 238º aniversário. Entretanto, os parabéns ficam para os profissionais que garantiram a segurança e a diversão naquela noite de gala.

E o ponto máximo: falar de uma cidade gaúcha, sim eu sou bairrista, como todo brasileiro deveria ser!!!
:)

6 comentários:

  1. é meio piegas, mas é verdade ame-o ou deixe-o. se nao puder, amar e defender o local onde vive mude-se
    deve ter sido legal

    ResponderExcluir
  2. Beleza de post, Dani, parabéns a você e a Porto Alegre também, mas não gosto daí, se há um lugar que não moraria seria Porto Alegre, e salvo exceções, pelos 51 dias que estive aí, uma época diferente, pai no hospital, eu morando com meus tios, mãe acompanhando meu pai, não gostei do povo também, o que não se aplica a maioria, mas aos detalhes daquele ano de 2005.
    Não fiquei com uma boa impressão.
    Quando falam em ter que ir a PoA, já tremo, porque não gosto mesmo.
    Sobre o carro, antes nunca tivesse entrado ali, mas quem sabe num futuro, ou final deste ano... eu acho que não vale nenhum negócio proposto, ou não por um carro, mesmo que uma máquina como esta... então... :)

    Adoro escrever, mas tem horas que as idéias não vem, outras que a gente não tem paciência, mas não podemos parar, só o que não dá é este lance de obrigação, e já passei por isto, principalmente em 2009.
    Beijos, Mauro

    ResponderExcluir
  3. O texto foi fraquinho, mas consegui nota máxima!! :P
    Só não me envergonho por isso porque sei que já fiz textos melhores!

    Obrigada pelos coments!

    ResponderExcluir
  4. Da Raquel eu já tinha passado pelo site dela, mas abria a mesma pela tua indicação, muito texto, mas vamos lá, quando ao Alex, vou ler também enquanto navego por aí, valeram as dicas.
    Beijos e ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani, bom te ver tambem esta sumida. tem certeza que comentou no lugar certo? me explica essa de que foi tema de usa aula? tem um relato por escrito?
    logo nessa fase que esta cada vez mais dificil de escrever.
    muito obrigado pelo carinho
    beijo

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...