terça-feira, julho 13, 2010

O dia do Rock


Conforme eu disse no Twitter, é um dia triste para os brasileiros. Aqui o espaço é sempre de grupos geradores de lucro. Há muito não ouço falar de uma banda de rock 'n roll sendo venerada pela mídia. Aliás, são raras as bandas que escrevem letras que combinam com a loucura que é esse ritmo que tem seu dia comemorativo. "Isso é coisa de velho" certamente é o que vão me dizer e eu concordo: é coisa de velho! A frase que vou escrever agora está no discurso de 10 a cada 10 pessoas mais velhas cuja opinião é solicitada. E lá vai: a verdade é que não se faz mais música como antigamente!!

Eu sou do tempo em que existia Renato Russo e a Legião Urbana, em que o Titãs aprontava todas no "Cabeça Dinossauro", TNT se lixava e escrevia letras punk rock. Tinha música para curtir fossa dançando: Herbert Viana e os Paralamas!!! E até os que eram brega eram censurados por suas letras ousadas, do tempo que Paulo Ricardo estava a frente do RPM e que as "revoluções por minuto" incomodava a todos, menos os adolescentes. E o que dizer do breguíssimo "Leo Jaime" e a sua musa "Solange"?

"Antigamente é que era bom..." E com essa frase atesto a minha velhice! Eu era criança, tive contato com tudo isso através das minhas irmãs mais velhas. E como era bom ouvir as "Dez mais Pedidas da manhã" sentindo o cheirinho do almoço. Das dez músicas mais pedidas na "Cidade" (a rádio hoje porcaria), dez eram Rock ou desses artistas bregas, porém com conteúdo. João Penca e seus miquinhos adestrados! Caramba! Como isso era legal. Ouvir Engenheiros do Hawaí, Nenhum de Nós, Legião, Paralamas (e os alagados...).

Hoje nem ouço mais rádio, porque as rádios, além de puramente comerciais, comercializam um bando de porcarias sem sentido. Não quero um "happy rock", o Rock que eu conheço está atento as mazelas do mundo, reclama, protesta, lamenta. E quando não faz isso, chora as mágoas de um amor não correspondido, perdido ou desejado!

Certa vez ouvi alguém dizer uma coisa que é bem verdade: "Está faltando mais Rock e menos Roll" no que é feito pelas bandas de hoje.

Enquanto as coisas não mudam, "bora" comemorar retirando as relíquias do baú, hoje é dia de ouvir Pink Floyd, Elvis Presley, U2, Chuck Berry, Ramones, Queen, Led Zeppelin, Pearl Jam... Podem ouvir Beatles também, embora eu deteste isso! E, claro, uma boa sessão de audição nacional com todas as bandas que citei antes!

E viva o dia do agonizante rock!!
\o/

6 comentários:

  1. Oi Dani, parabéns pelo post e pelo rock de antigamente, apesar de todas as bandas brasileiras citadas por ti, gosto mais da música pop/rock internacional anos 70, 80 e 90, e deu, mas das nacionais nada como os bons tempos do Titãs quando começaram, quando agitavam no palco, Barão Vermelho, Kid Abelha, paralamas (Óculos e Meu Erro), Capital Inicial, Plebe Rude, Biquini Cavadão e outros.
    Eu tinha uns 20 e poucos anos, talvez a idade das tuas irmãs e curti muito, mas também gostava e muito dos Rolling Stones, Joan Jett, Devo, The Doors (Light My Fire), Queen (começo de carreira), Dire Straits (Sultans Of Swing, é clássica esta) e muitos outros.
    Daquela época só na lembrança porque não se faz mais músicas como antigamente, mudou, tudo mudou, e para pior, que bom passar pelo teu Twitter e de lá pra cá, e poder ler este texto maravilhoso e concordar contigo.
    Há uns anos atrás comprei uma coleção de três cd's do rock nacional, a coleção "Back To new Wave"
    Eis alguns, Rádio Táxi, Tokio, Dr. Silvana & Cia., Sempre Livre (Eu Sou Free), Metrô, Léo Jaime, RPM, Inimigos do Rei, Ritchie, e um que outro mais, os mesmos com músicas diferentes nos cd's, então minha querida se gosta do pop/rock nacional, eis uma bela coleção pra recordar, beijos, Mauro

    ResponderExcluir
  2. Puxa Dani adorei o Post! Sensacional! Você disse tudo que eu sentia com relação a isso (tirando o momento nostalgia porque eu nem era nascido na época) mas com tudo o que você disse e ainda assino em baixo! Cara com tão simples e embelezado jeito de ser você escreveu algo tão lindo e sutil sobre esse movimento tão! Tão! Ahhh! Que é o Rock!
    Reclamo por não ter nascido antes, mas eu tenho minhas vantagens, da minha geração. Por mais que hoje é de se achar um verdadeiro lixo ser brasileiro, mas tivemos boas cabeças sendo caçadas por aqui...

    Sinto saudades de você na minha vida mulher, vê se aparece, e não some!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. é isso aí, eu sempre concordei com essa frase. joao penca e seus miquinhos eu tenho um vinil 'cantando no banheiro, embaixo do chuveiro...'
    você detesta os beatles? nao tem problema, um dia voce vai, se não apreciar a musica, apreciar a ousadia, criatividade deles. levando em consideração o contexto musical da época. vai ver o que foi a revolucao beatles.
    belo post
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Que ódio no coraçãozinho hehehe

    Não entendi o 'porque RT não sei o que é, nunca vi! Twitter xperimental =P' :@

    Abraços
    Mateus
    #comentariosgratis

    ResponderExcluir
  5. é dani, os filmes do quentin tarantino são assim, ame ou odeie, embora não sejam todos iguais. assisti esse filme na epoca do lançamento, antes do 'endeusamento' dele como diretor.
    eu assisti footlose quando tinha uns 14 anos, uns 10 anos depois do lançamento do filme se não me engano, gostei do filme, mas não me impactou muito
    ainda bem que o saldo foi positivo
    valeu e beijos dani

    ResponderExcluir
  6. O Rock não morreu... Mas está nos aparelhos." - Frase de nosso amigo Speaknot.

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...