sábado, abril 11, 2015

Stornoway, The Band!

Essa semana tive contato com essa banda chamada "Stornoway". Novamente o Twitter trazendo boas novas! Dessa vez, a indicação foi feita pelo vocalista da Travis, Fran Healy. A Stornoway acaba de anunciar a venda do novo álbum "Bonxie" [Mais infos aqui!]. E, como sempre, fui bisbilhotar o perfil da banda e tive essa nova experiência com esse estilo "British alternative indie folk". Comecei ouvindo o primeiro álbum "Beachcomber's Windowsill" de 2010.


Mas, antes, um pouco de história!

A banda é de Cowley, Oxford, e a história do nome é bem convencional, mas bonitinha. (é impressão minha ou atualmente as bandas quase não falam mais a origem dos seus nomes, e nem gostam de falar disso?). Depois de juntar a banda eles começaram a pensar em nomes, fizeram listas, brainstorms, queriam algo que remetesse a um lugar distante, remoto, e não conseguiam decidir. Então, listaram o que os nomes tinham em comum e chegaram a vários nomes de cidades costeiras. Stornoway estava sempre ali, querendo ser escolhida, então, adotaram esse nome, de um lugar que nunca haviam visitado antes. Em entrevista o vocalista brinca que na previsão do tempo, Stornoway está sempre no topo da tela, segundo ele uma ótima estratégia de marketing!

Mas, vamos falar de música! A banda é louca, à primeira "ouvida", se tu ouve todos os álbuns misturados. O primeiro é o meu preferido (por enquanto), por trazer uma variedade incrível de estilos, ritmos e etc. O vocal é único e muito bom, diferente, afinado, e "sweet", assim como as melodias. Não posso ser muito técnica a respeito, mas gosto do som folk das cordas e batidas de algumas músicas, da mistura de elementos, de piano, tecladinho (80s), baixo destacado e tudo mais. É um tipo de música que faz viajar. E, às vezes, algumas músicas, lembra Beatles (e esse é o ponto negativo pra mim - porque não gosto de Beatles).

Quando li sobre a origem da banda, depois de ter ouvido o primeiro álbum, logo lembrei da The Joy Formidable. Não que as músicas ou estilos sejam parecidos, mas porque ambas trazem algo que nem sei como explicar, são melodias inspiradoras. Parece que nada que tenha sido inspirado naquela região da Escócia ou North Wales pode ser ruim. O fato é que ouvindo as músicas tanto da The Joy Formidable quanto da Stornoway, parece que somos levados para um universo diferente, de paisagens lindas, tranquilo e intenso. Invento aqui a teoria de que isso se deve ao lugar, cultura de respeito à vida pelo contato com a natureza. Adoro inventar! :P

Mais uma vez, compartilho aqui a impressão que tive, pessoal e bem particular, mas que vale a pena conferir. Pessoas (ou ETs como eu) que curtem Indie Rock, que têm a mente aberta, ou que estejam precisando renovar a lista de bandas e playlists.


Quem quiser ouvir o primeiro single do novo álbum "Get low", pode assistir ao vídeo aqui: Stornoway - Get Low (Official Video).

CONTUDO, essa não é a que melhor retrata o que acabei de descrever, por isso deixo "mais acessível" esses outros vídeos: o primeiro "I Saw You Blink" (muito indie por sinal, e me faz lembrar dos maléficos "Angels" do Doctor Who - fazer o quê?) e o outro é da música "Here comes the Blackout", que tem essa pegada folk bonitinha.



- "I Saw You Blink"




- "Here Comes The Blackout"







Hope U like it! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...