segunda-feira, abril 27, 2015

The Proclaimers, além de "I'm Gonna Be (500 miles)"

Sabe quando tu conhece uma música de ouvir em seriados, filmes, mas nunca procura saber de qual banda ela é? Bem, assim foi a minha "história" com The Proclaimers, essa banda escocesa de folk rock, que existe desde 1983. Já tinha ouvido a música "I'm Gonna Be (500 miles)" na trilha da série How I Met Your Mother Mas, achei que se tratava de mais uma daquelas "bandas de uma música só", e me enganei! Pesquisando soube que ela já tocou em Family Guy e até em Doctor Who.

O curioso é que (indiretamente) foi o Doctor Who que me fez buscar a discografia da banda, mas não por ter ouvido a música na série. E, muito provavelmente, a música tenha entrado na trilha por conta do 10º Doctor, Sir. David Tennant, já que ele é um grande fã da banda e tem esse clipe da música com toda galera, só pode ser (ver no final do post). Tennant sempre comenta alguma coisa sobre eles nas entrevistas, e num congresso nerd recente ele voltou a falar da banda. Foi então que resolvi ouvir pra saber o que ele vê de tão interessante. Enfim, não sei se é isso mesmo, mas pode ser, e seria legal. Porque David é um fã ilustre e conhecido da banda, e recentemente até recebeu um prêmio da TV Britânica das mãos da dupla.

Sim, a "banda" Proclaimers é formada por uma dupla, irmãos gêmeos, Charlie e Craig Reid, lançaram seu primeiro álbum "This is history" em 1987, embora  já estivessem há 4 anos "na estrada". O primeiro single de grande sucesso nesse álbum foi Letter from America, a qual atingiu o "top 3" no Reino Unido e Irlanda. E, por falar do álbum, nem sei bem como descrever esse primeiro disco. É bom, e nostálgico (pra mim), pois remete aos anos 60, misturado com algo anos 80 e o "estilão da banda".

Aliás, estilo presente em todos os álbuns até hoje. Digo "estilão" porque eles têm um sotaque irlandês muito forte, o que dá um ar muito mais folk e original para as músicas. Além de ser muito expressivo. Particularidade que eu adoro, cantam com a alma, dá pra sentir, e é divertido (e bonitinho). Às vezes, lembra The Pogues, mas pouco, porque Pogues é mais folk que qualquer outra coisa.

A "doida" "I'm Gonna Be (500 miles)" aparece no segundo álbum, Sunshine on Leith (1988). E esse outro é, ao contrário do que possa indicar, um álbum calmo - evidencia: a canção que dá nome ao álbum é uma baladinha, a "500 miles" é a mais animada (e não parece mais tão louca depois que se ouvem as outras músicas da banda). As músicas nesse álbum são mais folks, guitarra e cordas bem marcantes, ritmos e etc. Outro destaque (pra mim) é a música "Then I Met You", ela é contagiante, pra entenderem melhor, vou deixar o vídeo aí no fim do texto (pode pular pra lá, se quiser, eu não ligo!!). Outra fofinha desse trabalho é a "Come on Nature" e a evidencia folk está na "I'm on my way" e o estilão + folk em "Oh Jean".


Bom, os Proclaimers têm uns dez álbuns de inéditas, um de bônus tracks e mais umas coletâneas (claro, muito tempo de estrada), por isso não vou descrever um por um aqui. E vou falar só de mais um deles que (em princípio) é o meu preferido: Hit the Highway (1994)!

Se tiver que procurar só um (o que seria bobo porque no Spotify tem toda discografia), essa é a minha aposta!!! Foram as músicas com as quais mais me identifiquei, as mais retrô. E tem a "Let's get married", que simplesmente resume porque não consigo mais parar de ouvir essa banda. O sotaque, a melodia, tudo perfeito! E tem várias mais animadas. Músicas como "Shout Shout", "Follow the Money", "Don't Turn Out Like Father" e outras são perfeitas pra colocar naquelas playlists que levantam o astral, ou pra viajar.

Os álbuns mais recentes as músicas foram ficando mais sérias, e tem mais baladas, perdendo um pouco aquela "animação" do começo. Mas, ainda são boas músicas, só não me agradaram tanto quanto as mais antigas. E por motivos óbvios, é o que se espera de uma pessoa que curte rockabilly. O fato é que, a banda tem muita coisa pra ouvir e vale a pena ir conhecendo. Foi o que me tirou um pouco do vício "Stornoway" nas últimas semanas.

E por fim, algumas amostras pra ver se convenço mais alguém de que a banda é boa mesmo! :D


A minha favorita, Let's Get Married (favor reparar na cidade maravilhosa, desértica e casamenteira do clipe! Vegas s2):



E, como prometido, Then I Met You, a Folk, Folk:





E, fica aí com "I'm Gonna Be (500 Miles)" pra nunca mais sair da cabeça - Versão de clipe ESPECIAAAAL com a produção do Doctor Who, incluindo David Tennand e os caras da banda:




Gente, combinou muito essa música com a galera da série, momento favorito: Ood!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...