sexta-feira, setembro 01, 2017

O que é indie rock?

O que é indierock? Bem, comece não julgando um texto pelo título. A pergunta parece boba, mas, juro que tenho uma reflexão para compartilhar e não só um monte de baboseira, definição e algo parecido com o que se encontra na Wikipedia. O que quero escrever hoje é sobre algo que volta e meia eu me pergunto, e que voltou a circular nas minhas ideias quando meu antigo professor perguntou que estilo era "The Killers". 




Enrolei quase um ano para terminar esse texto. A pergunta aparentemente aleatória aconteceu quando fui com a camiseta da banda para a aula de alemão (saudades). O professor, por não conhecer a banda deduziu, pelo nome, que fosse Hardrock. Hardrock? perguntou ele. Ao que respondi "não, indie".

Respondi e fiquei pensando. A palavra "indie" ficou ecoando na minha cabeça, envolta pelo pensamento: ora! Se ele não conhece The Killers, provavelmente não sabe o que é indie. E como se tivesse lido a mente dele, percebi que o Lehrer ficou repetindo "indie, indie, indie..."  e finalmente me saiu com a pergunta: "indie pop"? Eu achei graça, respondi que não, que era indie rock.

Bem, depois dessa conversa no elevador fiquei pensando (de novo) sobre o que era indie rock. Revisitei mentalmente as bandas que eu gosto e que são, de acordo com a minha humilde opinião, indie. E consegui duas classificações mais palpáveis: 

Indie = independente

Bandas que não têm gravadora, fazem seu trabalho por conta própria ou com financiamentos coletivos.

Indie = estilo de música

E nesse "indie" caberia inclusive o "indie pop" sugerido pelo professor.


The Killers, a banda em questão, começou como Indie, no sentido "independente" da palavra, depois cresceu absurdamente e continuou fazendo um som não muito convencional. Não se tornou necessariamente pop, e aí? Onde é que ela vai se encaixar? É aí que eu acho que o "indie" vira gênero também. Ainda que bandas como The Killers tenham aparentemente pleno controle das suas carreiras, sendo independentes, não pertencem mais ao cenário underground, e estão num ambiente mais comercial, é o que me parece pelo menos.




E quando se fala de gênero, o que é Indie Rock, afinal?


Voltei a lembrar das músicas que ouço e que acredito serem Indie e me dei conta de que não existe um padrão que se possa definir. Talvez por isso as pessoas "normais" odeiem quando tem um fã de indie perdido no meio de uma conversa sobre música (só não somos mais insuportáveis que musicistas, técnicos e teóricos - hahah). Existe uma infinidade de bandas por aí, cada uma com o seu estilo, referências e pretensões. Não tem como colocar todas em um único balaio. 

A raiz do indie rock está nas bandas de rock alternativo, o pós-punk e o new wave dos anos 80, mas vem se modificando ao longo do tempo. Se olhar para o cenário nacional, a diferença é gritante. A prova disso está em três ou quatro bandas que eu posso citar aqui: Plutão já foi planeta, Scalene, Sound Bullet e Valente, por exemplo. Considero as três "indie rock", adoro as três, e são poucas as semelhanças entre elas.

O mesmo não acontece se pegar exemplos fora do braziu. Consigo notar algumas semelhanças entre as bandas que eu gosto, e entre outras bandas que não gosto, mas que são reconhecidas como representantes do indie rock, tais como: White Stripes, Arctic Monkeys e The Strokes. Estilos parecidos que me cansam. (desculpa aí). Prefiro sons mais melódicos, pós-punk, como: Tocotronic, após o álbum "Schal und wahn" (banda alemã), New Mayans, New Politicians, Doves, The Joy Formidable

A semelhança entre as bandas ditas "Indie" é que elas não estão na novela da globo? Se fosse assim a Scalene não seria mais indie, e já ouvi falar que não são, e discordo. Magnetite está aí para nos mostrar que a banda não está seguindo uma tendência, não está necessariamente buscando ser tocada no rádio. Pelo menos não seguindo caminhos comerciais para isso. Aliás, as bandas indie nacionais se diferenciam de bandas como Coldplay, Kaiser Chiefs, The Killers e tantas outras que estão debandando para uma pegada eletrônica, ficando todas muito parecidas, de novo.


O undergound não é mais tão underground


Se ser indie era ser underground, ninguém mais o é! Graças a Internet, as bandas podem se tornar mais conhecidas. Eu só conheci Sound Bullet por causa do Twitter, e se não fosse a rede não conheceria metade das bandas nas minhas listas do Spotify. E sem as redes sociais, certamente a Scalene não estaria tocando na novela da globo, eu não conseguiria continuar acompanhando a Valente, a Plutão já foi planeta, a Stella ou a Baby Budas.

Então, indie rock ou pop, nada mais é do que uma produção independentemente criativa. Essa foi a conclusão a que cheguei. Porque se não é a visibilidade, popularidade, estilo ou o selo, sobra o criativo para a classificação. E, também acredito que a classificação quer dizer nada. Música boa tem que ser aquela que nos toca, que nos faz bem (de preferência). Essa a minha relação com a música pelo menos.


E para vocês, como vêem essas classificações, vocês ouvem alguma coisa muito diferente, que ninguém conhece? Contem aí nos comentários! 



Compre o melhor do Indie Rock em CD, Vinil e mais na Amazon 

=P

60 comentários:

  1. Você trouxe bandas de rock que não conhecia, em assunto de rock eu estou um pouco perdida. Mas achei muito interessante as bandas, gostei muito de saber mais sobre as classificações, a sua paylists está demais gostei das músicas, principalmente a música
    Aceitar Perdão, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Aceitar perdão" é linda mesmo. Obrigada, Lucimar!! :)

      Excluir
  2. Não sou muito adepto ao rock, das bandas que você mencionou conheço apenas Coldplay, mas gostei da apresentação do tema de uma forma entendível kkk Gostei muito da sua reflexão no final, música boa é realmente aquela que nos toca, que leva a um lugar de alguma maneira, independente do estilo ou cantor. Música é arte. E arte manifesta o que sente a alma!
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
  3. Olha, seu post é uma aula. Eu não sou muito ligado à estilos e sim o que agrada aos ouvidos. Acho que também o momento influencia bastante nisso. Adoro rock e já ouvi bastante coisa que eu pelo menos não conhecia, mas tudo por indicação mesmo. Galeria do Rock em sp foi um mergulho nesse mundo. Tenho um amigo que conhece muita coisa, é um famigerado colecionador de vinil e sempre que o visito conheço coisas que nem sabia que existia. Adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Evandro. Concordo contigo, o momento influencia muito o que eu ouço. Adoraria conhecer a galeria do rock!!!

      bj

      Excluir
  4. O post está mesmo bom, eu realmente nao sabia quase nada sobre isto e nao conheço quase nenhuma das bandas mas vou ouvir algumas agora, obrigado bjs fica bem😊😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa era a ideia do post, trazer alguns nomes. Adoro achar bandas novas e passar dicas.

      bj

      Excluir
  5. Pelo que pude entender até hoje é um rock alternativo...Esses cantores de rock agem mais por meio de atualmente, da internet.Eles dificilmente tem empresario para dirigir a carreira deles,eles são totalmente independente.

    ResponderExcluir
  6. Que post simplesmente maravilhoso! Eu sou uma adepta do indie rock e gosto bastante de ouvir, mas nunca havia parado para fazer essa reflexão do que é indie rock. Ainda mais quando perguntam mesmo! Gostei bastante :D

    ResponderExcluir
  7. Oi tudo bem?
    Confesso que não conhecia o que era e nem que tinha um gênero musical desse, não sou muito de escutar rock mas novas musicas e ritmos são sempre bem-vindos na minha playlist.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, não custa dar uma chance. O cenário indie brasil é bem diversificado, tem pra todos os gostos.

      bj

      Excluir
  8. Olá,
    Eu sou simplesmente péssima para classificar bandas em algum gênero e sempre que me perguntam o que gosto de escutar falo o nome das bandas porque não sei de quais gêneros são kkkkk
    Adorei sua explanação sobre o que seria Indie.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, hahah Eu também sou meio assim. E sempre tem bandas que não dá pra classificar.

      bj

      Excluir
  9. Olá
    Eu sou bem eclética,então seu post foi muito esclarecedor pra mim saber que estilo que ando escutando
    Adoro indie rock,e sua playlist esta maravilhosa (você realmente arrasou)
    parabéns. Amei o post
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Muito bom esse texto informativo!! Ouço vários tipos de música, mas sou fã do Roberto Carlos! Meu filho é que gosta de rock!! Vou ouvir sua playlist por curiosidade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto Carlos tem uma fase muito boa, lá no início da carreira. Espero que goste das músicas.

      bj

      Excluir
  11. Eu sou completamente apaixonada pelo estilo Indie Rock! Amei a sua playlist *-*
    Beijoos :*

    ResponderExcluir
  12. Olá! Boa tarde!

    Adorei seu post, muito explicativo e delicioso de ler, mas como assim você nao gosta do arctic monkeys? Ou eu entendi errado? Hahahaha arctic monkeys é uma delícia de banda!

    Amei real oficial seu post. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Mari, você entendeu bem. Eu não gosto muito não. hahah

      bj

      Excluir
  13. Não sou muito fã do estilo músicas, mas adorei o post, tinha coisas que não sabia e bandas que nunca ouvi falar, depois vou ouvir, quem sabe não curto?

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar desse termo, gostei da resenha foi bem explicadinho e vi algumas bandas ali que nem sabia da existencia viu! Parabens pela resenha.

    ResponderExcluir
  15. Nossa flor você abordou um assunto que é raríssimo ver
    Acredito que eu não tinha noção que existia músicas boas assim.

    ResponderExcluir
  16. Nossa flor você abordou um assunto que é raríssimo ver
    Acredito que eu não tinha noção que existia músicas boas assim.

    ResponderExcluir
  17. Seu texto é uma vdd aula!
    Vc deu um show.
    Muitas dessas bandas ñ conheço, gosto do rock clássico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto bastante de outros estilos, Elvis, Jazz, Grunge, Punk Rock, mas Indie acaba sendo o que ouço mais.

      bj

      Excluir
  18. Ahhhh the killers não é uma banda que oiço regularmente, mas é uma que me trás muito boas memórias. Adorava quando era mais nova

    ResponderExcluir
  19. olá!
    Adorei seu post e saber mais sobre indie rock. Minha banda preferida é Coldplay!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Gosto de cold e muitas outras.!!

    ResponderExcluir
  21. Eu não sabia disso , muito esclarecedor e completo esse post!

    Beijos!!



    Jéssica R. Coelho Blog

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia a definição que legal...é bom ficar por dentro
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  23. De todos eu só conheço o Scalene mas não curto todas as músicas deles. Acho que esse estilo faz muito a minha cara não kkk mas e bom saber de mais estilos musicais

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem? Que post mais interessante. Não sabia dessas informações. Fiquei impressionada em encontrar bandas que ouço na sua indicação. Gosto de The Strokes e White Stripes mas faz um tempinho que não pego um álbum deles. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  25. Oi, gostei muito do seu post e das músicas que você colocou, já conhecia a maioria ❤

    ResponderExcluir
  26. parabens pelo seu post completo e detalhado
    beijos
    BLOG♥ Coisas da Vida

    ResponderExcluir
  27. Gostei de saber o significado das palavras, mas confesso que esse tipo de música não é a minha favorita, por outro lado meu filho parece gostar, vou mostrar a ele, se é que ele já não conhece as músicas ...
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia e amei saber desse ritmo
    eu por enquanto não ouço nada que ninguém conheça rs
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Estou totalmente por fora do cenário indie atual mas as bandas que vc disse não gostar já ouvi e gostava...atualmente tenho ouvido mais música gospel...parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  30. Anônimo5/9/17 20:46

    Gostei de saber, muito interessante, é bom se questionar, dos questionamentos que surgem explicações interessantes como essa, gostei do ritmo das músicas.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Rock conheco mas este estilo e novo para mim. Sua classificação foi muito importante para eu conhecer melhor o estilo de música elaborou muito bem
    o post.
    Bjo.
    http://keilyces.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
  33. Não sou adepta a esse estilo, mas você deixou uma explicação muito boa para entender!!
    ótimo post
    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Nosa eu já tinha escutado algumas bandas com esse estilo pois me falaram que era indie rock mas não sabia muuito bem ,amei a explicação<3

    ResponderExcluir
  35. Oi, tudo bem?
    Adoro bandas nesse estilo e gostei muito do seu post.
    É bem esclarecedor para quem não conhece.

    ResponderExcluir
  36. Eu sou bem eclética gosto de tudo um pouco haha, tenho uma paixão por bandas de indie rock, me deixa mais calma com a vibe deles. Ótimo post para aqueles que não conhecem.

    ResponderExcluir
  37. Adorei a forma como abordou o tema.
    Ficou simples de entender.
    Eu gosto de Indie Rock e uma pena não curtir Arctic Monkeys.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  38. Muito interessante o post. Parabéns! :)

    ResponderExcluir
  39. Eu nem sabia o que era Indie! Gostei do texto, muito esclarecedor e informativo. E sobre os estilos musicais que ouço, menina, nunca parei para separar eles e nunca sei onde encaixar. Quando alguém me pergunta, "O que gosta de ouvir?" largo o seguinte, gosto de rock clássico e fica por isso mesmo kkk não me apego muito a termos mas ao conteúdo, como você falou, ouça o que te faz bem, e é isso mesmo, ouço aquilo que me agrada, cada estilo musical se encaixa em momentos, é isso que torna a música tão especial.

    PS: Dei um play na playlist, gosto desse estilo musical kkk

    Abraços!

    https://levigarian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah Esse post tinha esse objetivo mesmo, confundir. Acho que quem gosta de música mesmo não se apega a esses detalhes.

      bj

      Excluir
  40. Adorei o post super esclarecedor, não conheço nenhuma banda indie mas vou ouvir fiquei curiosa

    ResponderExcluir
  41. Adoramos seu conteúdo!! E te convidamos a conhecer nossos trabalhos com BLOGS - LAYOUTS COMPLETOS - PÁGINAS - YOUTUBE - MÍDIA KIT - E MUITO MAIS . Esse mês promoção especial 📣 Venha nos conhecer realizamos sorteios e parcerias todo mês
    Instagram @ruthdesignweb clique aqui

    Portfólio clique aqui

    Facebook clique aqui

    Email : ruthdesignweb@gmail.com


    Trabalhamos também com marketing, gerenciamento de redes sociais e blogs e muito mais ♥️

    *Serviços a partir de R$10,00

    ResponderExcluir
  42. Eu curtinho de rock sim.. só sentindo o som, porque sou deficiente auditiva. Meu marido gosta esse banda.
    Bjo

    ResponderExcluir
  43. Nossa, eu não sabia nada mesmo sobre esse estilo musical, rs
    Adorei o post!
    Sucesso ♥

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...