sexta-feira, fevereiro 15, 2019

Essas foram as minhas leituras de janeiro, será que comecei o ano bem?

Ah, as leituras de janeiro. Começaram muito bem e depois... 🙄



No mês de janeiro eu comecei muito bem as minhas leituras, com "O conto da Aia", da Margaret Atwood. Uma distopia linda. Depois, "As cavernas de Aço", do Muso Sci-Fi Isaac Asimov, li livro nacional de um gênero bem diferente para mim, e depois... Só desilusão. Confere aí.


Minhas leituras de janeiro e classificação de cada um (segundo meus critérios)



As cavernas de aço, Isaac Asimov ⭐⭐⭐⭐ 

Sensacional é pouco para este livro! foi o primeiro romance sobre robôs escrito pelo autor, publicado em 1950, depois de vários contos, os quais já haviam sido reunidos em um livro que vocês conhecem (acredito) “Eu, robô”.

A então conhecida “Série de robôs” é composta pelos livros “Sol desvelado” e “Os robôs da alvorada”. Estou louca para ler os outros livros da série.

As reviravoltas da trama são alucinantes. Afinal, tem um mistério a ser desvendado e a gente vai sendo conduzido junto com detetive para as pistas, e comete erros junto com ele. A gente fica apreensivo sobre quem poderia ser o autor do crime. Às vezes duvida do robô, mas depois percebe que não poderia ser ele, e fica maluco querendo saber quem foi!

Tem resenha completa dele lá no Estação nerd. Clique aqui para conferir.


O conto da aia, Margaret Atwood ⭐⭐⭐ 

É um espetáculo de livro. Acho que todo mundo deveria ler. Uma distopia doida em que o mundo (ou parte dele) vive uma escassez de alimentos, em uma ditadura estranha. As mulheres estão no centro dessa história (que já virou série), e cada um dos seus papéis nesse "novo mundo" nos choca profundamente.



Vikings: Berserker, Eduardo Kasse ⭐⭐⭐ 

Minha primeira leitura desse gênero, foi uma viagem e tanto! O livro veio da minha parceria com a Editora Draco. E fiquei muito feliz em conhecer o mundo dos Vikings. O autor tem uma escrita peculiar, a história é engraçada, trágica e cheia de aventura.

Ah! Ponto positivo para a protagonista, Sil, uma menina que não aceita sua condição de mulherzinha, repudia a ideia de casamento arranjado, filhos e vida doméstica. Ela sonha ser uma guerreira como o pai e embarca no Berserker rumo ao desconhecido como capitã e um monte de garotos. Ela é forte e contrasta lindamente com a brutalidade dos demais personagens “machos”, perdendo em nada para eles.

Aliás, todas as personagens femininas, mesmo as da “vida doméstica” foram muito bem construídas pelo autor. Mulheres fortes e brilhantes. Adorei! Tem resenha aqui.


Um estranho numa terra estranha, Robert Heinlein ⭐ 

Primeira decepção de 2019 (que seja a última, depois do Gaiman). A história tem todo um contexto interessante de um homem que nasceu em Marte, ficou lá, sendo criado pelos Marcianos sem contato com os humanos e depois é trazido de volta à Terra. Estranhando os costumes, idioma e crenças. Mas, ou autor prefere seguir pra uma linha hippie, se perde na história, fica criticando religião e o home de Marte e toda essa cena sci-fi interessante, fica só no título.

Sem falar que essa falta de conexão e contexto se mistura a uma escrita arrastada, chata demais. Pra mim não deu. Uma pena!


"Alerta de risco" do Neil Gaiman

E a leitura que ia devagar quase parando foi abandonada. Não sei até quando, mas, parei. Um pouco porque as histórias não empolgam, um pouco porque tem uma miscelânea de contos que nada tem a ver um com o outro, alguns de fantasia, outros meio sem sentido. Tem uns contos bons no meio, mas a chatice dos que não gostei é tanta, que perdi a vontade depois de insistir por quase 90% do livro.


E essa foi a minha jornada em janeiro, o que acharam?

=P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...