quarta-feira, abril 17, 2019

Resenha de Os robôs da Alvorada de Isaac Asimov

Mais um capítulo da Saga de Robôs de Asimov concluída, e a minha admiração por essa obra é imensa. Que história, minha gente!

"Dois anos após desvendar um assassinato em Solaria, o detetive Elijah Baley é novamente convocado para uma investigação em um mundo exterior."


Resenha de Os robôs da alvorada, de Isaac Asimov


Começo dizendo o óbvio: é incrível, leiam!

Esse é (mais ou menos) o terceiro livro da trilogia de robôs. Pelo menos a que foi lançada pela Aleph aqui no brasil. Acontece que a "Saga dos robôs de Asimov" é um pouco mais extensa, com 5 livros:

- Começa com "Eu, Robô",
- Depois vem As Cavernas de Aço;
- O Sol Desvelado;
- Imagem no Espelho (Visões de Robô);
- Os Robôs da Alvorada;
- e por fim, Os Robôs e o Império.

Esse último livro que ainda não foi lançado no Brasil pela Aleph, e gostaria muito de saber se vai sair. Porque acabei lendo ele em formato digital com tradução meia boca. Seria lindo ter a versão física pra fechar a coleção. Colabora aí, Aleph!


Sobre a sequência para a leitura


Eu estou lendo "Visões de Robô", e percebi que são contos, histórias de robôs, muitas delas já lançadas em outros livros, como os que já resenhei aqui e também alguns do livro "Eu, Robô". Então, quem já leu uma pá de histórias de robôs, acredito que não vá sentir muita estranheza ao adentrar na saga de robôs pela trilogia da Aleph.

Apesar disso, nota-se uma grande evolução do universo e de seus personagens robôs e estou mesmo querendo saber se verei Daneel ou algum outro personagem no "Visões de robô". Eu acho que não, mas...  Voltando!

Em "Os robôs da alvorada" eles estão plenos! Humanos, siderais, espaciais ou terráqueos, os robôs e a galáxia, todos bem amarrados numa trama de tirar o fôlego.

Eu não senti falta, para a continuidade da história, não ter lido um dos livros da saga, porque acredito que ele seja como o "Eu, Robô", que complementa, soma para a experiência, mas não chega a ser essencial para acompanhar a trajetória dos personagens.


É sci-fi ou é policial investigativo?


O lado policial investigativo misterioso de Asimov foi ampliado consideravelmente em "O sol desvelado" e nesse pseudo "3° livro" isso foi extrapolado de uma forma maravilhosa.

O autor vai deixando pistas ao longo da história, eu fiquei paranoica duvidando de tudo e de todos! E o desfecho foi brilhante. A lá Elijah Baley, com direito a plot twist, confusão e desespero!


Afinal, é uma saga de robôs!


E os robôs surpreendem muito! Que livro, gente! Terminei de ler e corri para buscar o "Os robôs e o Império" porque não queria mais sair desse universo! Existe uma versão digital que pode ser encontrada facilmente na web. Em breve trago resenha dele para que vocês!


Quem aí já leu essa trilogia, ou parte da saga dos robôs de Asimov? Conta aí nos comentários!

=P

quarta-feira, abril 03, 2019

Confira as minhas leituras de março!

As minhas leituras de março, modéstia à parte, foram muito boas. Fazia tempo que não tinha uma sequência de leituras tão perfeita. Confere aí!


E essas foram as minhas leituras de março! 


Os robôs da alvorada, Isaac Asimov [resenha]


O segundo volume da série de robõs é excelente. Um livro curto, uma história empolgante, curiosa, perfeita! Recomendo muito essa série a todos, fãs de ficção científica ou não.


O sol desvelado, Isaac Asimov [resenha]


Acho que não preciso dizer o quão satisfatória foi a leitura desse livro. Foi o fechamento da trilogia (o que temos acesso no Brasil), dessa série fantástica em que Asimov se mostra um autor muito bom em mistério e suspense. Apesar de ter um quarto livro dessa série ainda não lançado pela Aleph, o arco se fecha, e a história deixa a gente muito preparado para a criação do império que se vê, mais tarde, com a Fundação. Mas, isso é história para mais adiante.


Caso tenha se interessado pela série de robôs, a resenha do primeiro livro da trilogia lançada pela Editora Aleph "As cavernas de aço" tá aqui no blog. Clique aqui para ler!

Quer saber qual a ordem para ler a Saga completa de Isaac Asimov? Clique aqui.

Poeira Lunar, Arthur C Clarke


Esse foi o meu primeiro contato com esse autor muito famoso no gênero de ficção científica. É uma história simples, se comparada a complexidade das histórias de Philip K Dick ou de Asimov. Mas, é uma história muito legal, e cheia de explicações científicas e "seres humanos". Eu gostei bastante!


O escravo de capela, Marcos Debrito


Leitura nacional de grande peso! O Marcos Debrito é um autor muito criativo e neste livro ele foi impecável. Imaginem vocês, uma história que se passa no brasil escravocrata, e a ressignificação de mitos brasileiros: O Saci e a Mula sem cabeça (sem referência à presidência, esse post é 100% literário). É inovador, é incrível, e tô devendo a resenha dele pra vocês aqui!


Se quiser saber um pouco mais sobre o Marcos Debrito, tem resenha de um outro livro dele "A casa dos pesadelos" que publiquei no site Estação Nerd, basta acessar esse link para ler.



O Androide, Paulo de Castro [resenha]


Incrível mesmo é que existam autores de ficção científica no Brasil e a gente não fique sabendo direito. Por sorte uma seguidora do Instagram veio me dar essa dica e eu adorei. É uma história de robôs num brasil pós apocalíptico. De novo, sem referências políticas, afinal com um final desses até que estaríamos bem.

Besteiras à parte, esse livro foi resenhado aqui no blog, leia, é muito legal!


As aventuras de Sherlock Holmes, Volume 1, Arthur Conan Doyle


Sherlock é a coisa mais perfeita da literatura e reler essas aventuras foi uma experiência incrível. Principalmente pelas referências à Londres. Depois que a gente conhece a cidade essas histórias ganham ainda mais significado e eu vou encaixar o próximo volume nas minhas leituras logo logo.

Tem resenhas de alguns contos desse primeiro volume aqui no blog. Para ler, clique aqui!


E assim foi o meu mês de março. E para vocês como foi? Contem aí!

=P









Resenha de O Sol desvelado do Muso Sci-fi Isaac Asimov no ar!

Estamos aí, com o segundo volume dessa (até então) trilogia dos robôs de Isaac Asimov, vulgo muso sci-fi. Simplesmente o autor se supera nesse livro, é uma história maravilhosa!



Quem é Sol desvelado na saga dos robôs?


"O Sol desvelado" é ainda melhor do que "As cavernas de aço" [tem resenha aqui] que eu já tinha gostado muito. Parece que o primeiro livro foi um ensaio e no segundo o autor já estava afiadíssimo para o que viria.

O livro é policial investigativo mais "raíz" do que "As cavernas de aço", e tem muito mistério envolvido. Vamos acompanhando a investigação de Elijah, um terráqueo em meio a robôs e siderais (homens que deixaram a Terra há muito tempo) em um planeta distante, Solaria.


O Parceiro Elijah vai ao espaço fazer romance!


Como visto em "As cavernas de aço", os humanos têm pânico de espaços abertos e ódio de robôs. E, ver como o personagem Elijah Baley enfrenta tudo isso, só não é mais legal do que o mistério em si. Se em "As cavernas de aço" o desafio era trabalhar com um robô e para os siderais, nesse segundo volume da série o investigador precisa lidar com a sua "agorafobia".

Ele vai para outro planeta investigar um assassinato e no processo o autor vai nos fazendo de trouxa. (se tem um cara que pode me fazer de trouxa é o Asimov!!!) Tem reviravolta até o último capítulo, lembrando os mestres do mistério: Agatha Christie e Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle.



As leis da robótica são seguras?


E para os apaixonados por Asimov e suas histórias de robôs, um banho de alegria: Elijah testa e derruba alguns conflitos das três leis da robótica. E é um choque o modo como ele faz isso com as leis e com a tão aclamada lógica dos robôs.

Ao tirar as suas dúvidas e aprender com os robôs, Elijah transforma o humaniforme R. Daneel Olivaw, e acompanhamos a evolução desse personagem que vai aproximando a sua forma de pensar a um humano, tendo suas próprias reflexões e reinterpreta suas sinapses eletrônicas como sentimentos. É muito legal!


Mas, o livro é bom mesmo?


É o quê?! A escrita muito fluida, um livro pra ser lido rápido, ele tem pouco mais de 250 páginas, é do tipo que a gente pega pra ler e não consegue mais largar. Cada capítulo é mais revelador do que o anterior e, se posso reclamar de alguma coisa, é que os capítulos são longos. Mas, nada que estrague a experiência, pois eles são subdivididos e a gente nem vê o tempo passar!

Então sim, o livro é bom e recomendo essa série como um todo para todos que pensam em adentrar no mundo de Isaac Asimov!

=P

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...