Tem ordem certa para ler os livros de Asimov? Por conta de alterações feitas pelo Isaac Asimov em sua obra, existe uma ordem recomendada para ler a Saga dos robôs e os livros da Fundação. É claro que você não precisa ser tão rigorosa, eu mesma não fui. Mas, é legal ter essa ordem em mente para compreender a genialidade do autor em suas criações.
E a experiência fica muito melhor (na minha opinião), se você seguir a ordem cronológica para ler as histórias de robôs e depois a saga do Império Galático, pra depois ler a Fundação, porque Isaac Asimov orquestrou esses livros para unir os seus universos e, por isso, um vira consequência do outro, então... eu seguiria a ordem de leitura proposta pelo autor.
Caso já tenha decidido começar pela Fundação, fiz um post específico com a ordem de leitura mais recomendada para essa Saga: Fundação: Qual a ordem certa de leitura.
O fim da eternidade, e o princípio de tudo!
Tudo começa com a história que vai permitir à conquista do universo pela humanidade.O autor não adicionou "O fim da eternidade" à lista, mas eu recomendo, porque é essa história que torna todo o resto possível. Leia e entenderás. heheh
Ela parece bem desconectada de tudo, mas tem uma questão ou duas neste livro que são fundamentais. Uma delas inclusive é citada em Limites da Fundação. Então, sim, recomendo começar por ele, ou ler antes dos livros sobre o Império Galático.
Sem falar que é uma história sobre o viagem no tempo, uma das mais inteligentes que já li.
Apenas leia!
Essa é a ordem correta para ler os livros do Asimov:
A lista abaixo está na ordem indicada na "Nota do autor" no livro "Prelúdio à Fundação" publicado pela Aleph, 2013.
Começando pelo universo dos Robôs com os contos
1 - Eu, Robô (1950)
2 - The complete robot (1982)
Livro que reúne 31 contos de robôs, incluindo os que estão no livro "Eu, Robô". Esse livrão de 31 contos pode ser encontrado por aqui. Ele foi publicado no Brasil como "Nós, Robôs" teve pelo menos 3 edições diferentes na década de 80 (correção enviada por um leitor aqui do blog, obrigada Araí RNL). dá pra considerar a lista a seguir como o guia de leitura de Asimov para "Brasileiros". Para quem lê em inglês, tem a edição importada na Amazon, veja aqui.
3 - Imagem no Espelho (1986)
Em sebos você pode encontrar esse livro publicado pela Record (1994) com o título "Visões de Robô". Nele tem um conto de um robô que vê o futuro, um dos mais legais que já li.
4 - As Cavernas de Aço (1954)
O primeiro livro/romance de robôs escrito por Isaac Asimov. Apresenta um novo cenário em que terráqueos odeiam robôs e há uma série de planetas habitados por humanos que dependem de serviços dos robôs.
[Resenha] [Veja avaliações na Amazon]
5 - O Sol Desvelado (1957)
6 - Robôs da Alvorada (1983)
7 - Robôs e o Império (1985)
Este livro pode ser encontrado em sebos, ainda não tem publicação atualizada pela Aleph. Nele Asimov começa a preparar o universo para a chegada do Império e a Fundação. O quarto livro da série foi lançado junto com uma nova edição dos anteriores, uma capa nova, mas é possível encontrar uma edição especial que dá continuidade à primeira coleção, que tem a capa preta (minha favorita).
[Resenha] [Veja avaliações na Amazon]
8 - As Correntes do Espaço (The currentes of space, 1952)
Este livro marca a "estreia" da saga do império galático. Também só está disponível no Brasil em edições dos anos 80, em sebos, e agora também foi lançado pela Aleph, que completou finalmente, essa trilogia que fica "oficialmente" entre a Saga dos Robôs e a da Fundação. E coloco oficialmente entre aspas porque ele não tem ligação direta com essas sagas. Pode ser lido a qualquer tempo que não vai fazer muita diferença. Está aqui no meio só porque mostra desdobramentos do domínio da galáxia, Trantor e como anda a organização social nesse período.
[Resenha] [Veja avaliações na Amazon]
9 - Poeira de estrelas (The stars, like dust, 1951)
10 - Pedra no céu (Pebble in the Sky, 1950)
Mesmo sem muita conexão com o Império como o conhecemos em Fundação, "Pedra no céu" é, entre esses três, o que mais gosto, e o que mais me remete ao ambiente da Fundação, fazendo o link também com a série dos robôs. Nele temos nosso último contatato com a Terra, chega a dar uma saudade do nosso planetinha.
[Resenha da Trilogia Completa] [Compre o box na Amazon com o meu link]
11 - Prelúdio à Fundação (1988)
Este é o primeiro livro que fala da Fundação. É bem interessante ler ele antes da trilogia. Porque, embora a trilogia tenha sido publicada primeiro, neste acompahamos o surgimento dela, assim chegamos mais cientes do que estava acontecendo quando começamos a ler a Trilogia da Fundação.
12 - Origens da Fundação (1993)
Este livro não está listado pelo autor na ordem de leitura da saga, mas, ele descreve eventos pós "prelúdio" anteriores à Trilogia da Fundação. Logo, essa é a melhor posição para quem pretende ler na ordem cronológica.
A famosa Trilogia da Fundação
13 - Fundação (1951)
Primeiro livro da Trilogia da Fundação. Que é uma reunião de contos, com espaço de tempo bem grande entre um evento e outro. É um dos motivos pelo qual é interessante não começar por aqui. Pode ser confuso ou insuficiente para quem gosta de detalhes.
14 - Fundação e Império (1952)
15 - Segunda Fundação (1953)
16 - Limites da Fundação (1982)
17 - Fundação e a Terra (1983)
O último livro dessa saga, assim como "Limites..." é um reencontro com o que já foi lido até aqui, mas vai além, trazendo uma reflexão sobre tudo. Isaac Asimov tinha uma visão muito boa sobre o futuro e sobre a humanidade, e nesse livro ele nos apresenta possibilidades, caminhos, resoluções. É lindo, triste, nostalgico. E tem um PLUS maravilhoso que só vai valer a pena e ser entendido, se você ler na ordem indicada pelo autor, listada neste post.
Ler Asimov na ordem de publicação ou cronológica?
E este é o guia de leitura que EU considero ideal para a obra de Isaac Asimov. Apesar de ter lido A saga dos robôs, depois a Trilogia da Fundação e só então voltar pra ler os demais livros. O que funciona, as sagas são independentes. Mas, ao fazer isso eu percebi que a experiência teria sido mais interessante se feita na ordem sugerida pelo Asimov.
Eu não sei porque a editora brasileira insiste em empurrar a Trilogia da Fundação como se fosse a primeira, e sequer expõe publicamente que existe essa ordem, ainda que esta nota do autor esteja publicada nos livros "extras" da Fundação. Muita gente só descobre isso depois que já começou a ler os livros dele, ou quando vai pesquisar. Acho um des-serviço.
Há também quem comece pela saga da Fundação e depois volte para ler a Saga dos Robôs. Funciona também. O problema maior, a meu ver, é colocar os livros de uma saga ou de outra fora da ordem cronológica.
Porém, cada um é dono do seu nariz e das suas leituras, então podem ler como acharem mais interessante. A dica principal aqui é LEIA ASIMOV, porque seu legado para a Ficção Científica é maravilhoso e scifer (fãs de sci-fi) algum neste mundo deveria negligenciá-lo.
Uma última dica, se me permitem!
Para quem se interessou pelos livros e está pensando em ler. Tem uma forma bem econômica para não precisar comprar todos eles. Os livros, O fim da eternidade, A Fundação e As cavernas de aço estão no catálogo do Kindle Ulimited.
Para quem não conhece, o Kindle Unlimited é um programa de assinaturas com mais de um milhão de ebooks disponíveis para ler de graça. Você tem os 30 primeiros dias gratuitos e depois paga apenas R$19,90 por mês para ler quantos livros quiser.
Para assinar o Kindle Unlimited basta clicar no banner a seguir.
E fica ligado nas promoções da Amazon, pois volta e meia eles fazem uma promoção em que você paga R$1,99 por três meses de Kindle Unlimited. Vale muito a pena!
=P
E o livro Os Próprios Deuses?
ResponderExcluirEssa historia não se conecta com as sagas do robôs e nem com do império, apesar de ser na minha opinião o melhor livro do Asimov.
ExcluirVerdade!! Tem nada a ver, inclusive tem umas partes que nem parece Asimov, mas eu gostei também. :)
Excluirbem, ao fim e ao cabo, vc pode ler em qualquer ordem kkk porque é bom demais e não complica.
ResponderExcluirAcho legal respeitar a ordem indicada pelo autor. Imagina o trabalho que ele teve pra conectar esses universos? Rsrs
Excluireu já li vários títulos dele, mas como teremos uma série da FUNDAÇÃO sendo lançada este ano para TV.... vou reler, e irei adotar as dicas aqui. muito legal.
ResponderExcluirEu não fui atrás da série. O receio de que esvazie a obra do Asimov é maior... Rsrs
ExcluirDá pra ler em qualquer ordem mesmo, mas a experiência vai ser mais completa nessa daí. :)
ResponderExcluirVou seguir essa ordem. Comprei Eu, Robô em um sebo e amei, agora decidi ler mais do autor ❤
ResponderExcluirAlerta!! Asimov é perfeito. Kkk Espero que você goste e se divirta tanto da obra dele quanto eu.
ExcluirEssa ordem é perfeita, eu so colocaria o preludio e a origem da fundação como os ultimos livros para serem lidos, pois eles dão muitos detalhes sobre a trilogia original, o que pra mim meio que estraga um pouco as surpresas que a historia tem
ResponderExcluirTem coisas que acontecem nesses livros que me empolgaram para encarar a trilogia, por isso eu ainda prefiro ler eles antes. Mas, claro, cada leitor tem sua forma de aproveitar essa saga perfeita.
ExcluirFoi a ordem mais inteligente que encontrei. Obrigada por ajudar na leitura!
ResponderExcluirObrigada! Estou fazendo a releitura nessa ordem e confirmando tudo que falei a respeito neste post.
ExcluirNo primeiro livro "the Complet Robot" você falou que não encontrado no Brasil, mas sim ele foi publicado no Brasil como "Nós, Robôs" teve pelo menos 3 edições diferentes na década de 80. Ele só não foi republicado recentemente.
ResponderExcluirEu não encontrei essa edição traduzida, acabei comprando em inglês mesmo. Valeu pela dica!
Excluirpoderia descrever brevemente ao inves de so colocar link
ResponderExcluirEste posts está sendo construído e aprimorado frequentemente, obrigada pela sugestão.
ExcluirNo site Docero, eu encontrei todos os livros em formato Epub para Kindle.
ResponderExcluirO homem bicentenário entra em que momento nessa cronologia?
ResponderExcluirEmbora seja uma história de robô este conto não está exatamente nesse universo. Todas as histórias de robôs, até mesmo a do "Eu, robô" não se vinculam muito a essa junção das sagas dos robôs (da série) e da Fundação. Mas, são histórias boas de ler.
ExcluirNo livro Os robôs da alvorada, há uma conversa entre Baley e Daneel em que é citado o robô Andrews e a doutora Susan Calvin, ambos de outros livros de data cronológica anterior.
ExcluirSim, e ao longo da saga Asimov menciona um ou outro caso que lembra personagens de Eu, robô.
ExcluirFaltou mencionar o livro "NEMESIS" que me impactou bastante também.
ResponderExcluirComo eu li muito do Isaac Asimov em ordem aleatória não saberia dizer onde ele se encaixa.
Ainda não li esse, pela sinopse, me parece que entraria depois de "O fim da eternidade", já que a humanidade está dando os primeiros passos para fora do planeta. Mas, não sei se ele se encaixa bem na saga já que essa situação não é mencionada nos demais livros. Não tem colônias no sistema solar.
ExcluirPessoal uma dúvida, o Homem bicentenário se encaixa dentro desse universo?
ResponderExcluirÉ uma história de robô, você pode ler antes dos romances que inicia com As cavernas de aço. ;)
ExcluirDaniela, vale mencionar que o conto 'Imagem no Espelho' já está presente na coletânea "The Complete Robot" (1982), publicada no Brasil como "Nós, Robôs". Na edição brasileira, o conto aparece com o título 'Imagem Especular', então quem já leu "Nós, Robôs" não precisa adquirir "Visões de Robô" especificamente para acessar esse conto.
ResponderExcluirOie! Boa, não sabia. Vou colocar essa informação ali. Já tinha alterado pra deixar esses como opcionais, pra pessoa ler o que achar melhor, mas acho que ainda dá pra deixar esses três como 1 opção, porque os contos se repetem bastante.
ExcluirObrigada pela observação! ;)
Olá.
ResponderExcluirDepois de ter ficado muito tempo sem ler resolvi reler a saga da fundação recentemente para poder voltar a ter hábito novamente de ler, já que são um dos meus livros favoritos. Eu já li os 7 livros da Fundação, e na verdade li apenas isto do Asimov, iniciei na trilogia inicial e por último o Prelúdio e Origens. Particularmente eu acredito que a trilogia clássica é uma história que funciona muito bem e é até mais interessante ir descobrindo juntos aos personagens, mas concordo que pode fazer algumas pessoas desistirem por falta de substância de sentirem falta de algo. Vou comprar os demais livros do Asimov e seguir sua lista a partir de O Fim da Eternidade.