quarta-feira, abril 03, 2019

Resenha de O Sol desvelado do Muso Sci-fi Isaac Asimov no ar!

Estamos aí, com o segundo volume dessa (até então) trilogia dos robôs de Isaac Asimov, vulgo muso sci-fi. Simplesmente o autor se supera nesse livro, é uma história maravilhosa!



Quem é Sol desvelado na saga dos robôs?


"O Sol desvelado" é ainda melhor do que "As cavernas de aço" [tem resenha aqui] que eu já tinha gostado muito. Parece que o primeiro livro foi um ensaio e no segundo o autor já estava afiadíssimo para o que viria.

O livro é policial investigativo mais "raíz" do que "As cavernas de aço", e tem muito mistério envolvido. Vamos acompanhando a investigação de Elijah, um terráqueo em meio a robôs e siderais (homens que deixaram a Terra há muito tempo) em um planeta distante, Solaria.


O Parceiro Elijah vai ao espaço fazer romance!


Como visto em "As cavernas de aço", os humanos têm pânico de espaços abertos e ódio de robôs. E, ver como o personagem Elijah Baley enfrenta tudo isso, só não é mais legal do que o mistério em si. Se em "As cavernas de aço" o desafio era trabalhar com um robô e para os siderais, nesse segundo volume da série o investigador precisa lidar com a sua "agorafobia".

Ele vai para outro planeta investigar um assassinato e no processo o autor vai nos fazendo de trouxa. (se tem um cara que pode me fazer de trouxa é o Asimov!!!) Tem reviravolta até o último capítulo, lembrando os mestres do mistério: Agatha Christie e Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle.



As leis da robótica são seguras?


E para os apaixonados por Asimov e suas histórias de robôs, um banho de alegria: Elijah testa e derruba alguns conflitos das três leis da robótica. E é um choque o modo como ele faz isso com as leis e com a tão aclamada lógica dos robôs.

Ao tirar as suas dúvidas e aprender com os robôs, Elijah transforma o humaniforme R. Daneel Olivaw, e acompanhamos a evolução desse personagem que vai aproximando a sua forma de pensar a um humano, tendo suas próprias reflexões e reinterpreta suas sinapses eletrônicas como sentimentos. É muito legal!


Mas, o livro é bom mesmo?


É o quê?! A escrita muito fluida, um livro pra ser lido rápido, ele tem pouco mais de 250 páginas, é do tipo que a gente pega pra ler e não consegue mais largar. Cada capítulo é mais revelador do que o anterior e, se posso reclamar de alguma coisa, é que os capítulos são longos. Mas, nada que estrague a experiência, pois eles são subdivididos e a gente nem vê o tempo passar!

Então sim, o livro é bom e recomendo essa série como um todo para todos que pensam em adentrar no mundo de Isaac Asimov!

=P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...