sexta-feira, julho 23, 2010

Um tema preocupante: o uso das redes sociais como parte do processo seletivo.


Logo que o Orkut se popularizou, muito se ouviu falar sobre a possibilidade de estudar candidatos pela rede de relacionamentos antes ou depois de uma entrevista. Essa rede hoje é dada como morta, ou quase isso, por aqueles que acompanham a evolução e o desenvolvimento das mídias sociais, mas e quanto ao Facebook, Twitter dentre outros?
.
Li uma reportagem sobre esse tema, e foi o que me despertou para essa análise. A cada parágrafo daquele artigo fui tentando avaliar como está a minha imagem perante o olhar do desconhecido. A primeira coisa que me veio em mente foi o Facebook, no qual não vejo outra utilidade além dos jogos; depois pensei no Twitter. Esse até que está bem enxuto: não sou fã de muitas postagens, leio muito mais do que escrevo. Quanto ao Orkut, esse é exclusivo para entretenimento e contato com a família. Lembrei também do blog, no qual se forma uma rede, mas como esse não é, para mim, um meio visivelmente difundido, visto que nem todos querem se comprometer a publicações, seja num blog ou comentando neles, achei melhor deixar de lado.
.
O texto falava em usar as redes como recurso para identificar “interesses, preferências, experiências, contatos, crenças, valores e etc”. Se fossem analisar o meu perfil e utilizassem apenas Facebook e Twitter para a análise, teriam um problema: estou nessas redes apenas para saber que elas existem, tento acompanha-las de alguma forma. Não exponho aquilo que os recrutadores procuram. A busca, nesse sentido, seria em vão.
.
Já o quase esquecido Orkut, em minha opinião, seria de melhor valia. Não apenas no meu caso, já que em geral ele foi “abandonado” por aqueles que acompanham a evolução das mídias, mas não pela a maioria dos usuários da internet. É possível perceber que muitos estão também nessas novas mídias, mas que o Orkut continua sendo religiosamente acessado e atualizado. Além disso, muitas pessoas ainda não entenderam bem essas novas mídias, nem sabem para que elas servem.
.
Pelo tempo de existência, entendo que é no Orkut que as pessoas sentem-se mais a vontade, é onde interagem com sua família e amigos e, portanto, está mais propensa a explicitar suas impressões, como se comporta ou administra as relações publicamente.
.
Se ainda me lembro do que venho aprendendo na faculdade como Relações Públicas é que o indivíduo na empresa não será outra pessoa, reformulada pela cultura organizacional vigente, ele levará sua bagagem cultural para o mix cultural da empresa. O interesse dos recursos humanos em estudar o candidato pela sua interação nas redes é interessante por que certamente o que ele é na “vida virtual” não será muito diferente do que ele será dentro de uma empresa.
.
O que me preocupa é quem fará esse trabalho e como serão analisados esses dados. Se uma pessoa não compreender esse universo paralelo e a cultura a ele agregada, como serei retratada com meus aplicativos infantis e comentários “soltos” já publicados por aí?
.
.
Inspiração:
Por Márcia Vazquez
.

10 comentários:

  1. Incrivel! Falei um pouco sobre isso no meu blog, e o mais impressionante é que eu acabei de postar o texto no meu blog!

    ResponderExcluir
  2. Sou contra este ponto de vista das empresas de avaliarem o candidato pelas redes sociais.
    Não estou nem aí para o Orkut e Facebook apesar de tê-los, e sim pelos amigos virtuais e reais, o Twitter sim, sempre na internet pelas amizades, nunca por jogos que não gosto, mas apaguei muitas comunidades que eu tinha no Orkut para não ser identificado, então as empresas não podem querer avaliar as pessoas pelo momento de folga, relax, e coisas do tipo, mas é o que não ter o que fazer. E pode ser prejudicial a este ou aquele candidato.
    Beijos e belo post.
    Mauro

    ResponderExcluir
  3. excelente questionamento. isso gera mais discussao do que uma postagem poderia conter.
    eu ãcredito que não va dizer muito sobre a capacidade d apessoa em realizar um trabalho. talvez pode dizer um pouco sobre a personalidade, mas ainda assim é questionavel, pois muitos aproveitam a internet para serem virtualmente o que nao conseguem ser na vida real. eu particularmente uso apenas para troca de recados (o orkut), mas é minha opinião, sem embasamento.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani, se eu soubesse criar uma página dentro do meu blog, teria feito isto.
    Olha http://igrejadoporto.blogspot.com (como divulgo este blog!) foi necessário fazer um segundo blog para que o menu que há em cima funcionasse.
    Fiz um curso de HTML e na época fiz a página dentro da página, um Index2, no site que eu tinha (não existe mais), e ficou lindo mesmo, hoje aquele site só existe em partes aqui no meu laptop, alguma coisa dele ficou, mas mesmo assim não sei mexer no código HTML aqui do Blogger (template escolhido) e na vez e num outro site (Geocities) que fiz isto tirei tudo do ar mesmo, então quando mexo no HTML, o pouco que sei, edito o menu que já existe como, por exemplo (em cima), http://lobomauro.blogspot.com (mais divulgação).
    Risos.
    Beijos e boa noite, Mauro

    Sobre os players, de fato, cansei da repetição, em silêncio fica melhor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani, editei a minha postagem, hoje é o dia dos avós, havia esquecido, e sobre tua informação, eu vi, mas não sei como funciona, vou ter que fazer testes num blog de testes, por exemplo, se eu quisesse criar em vez de um blog chamado Meus Presentes, uma nova página dentro do blog chamada Meus Presentes, apareceria como um menu?
    E teria que ser em HTML ou não?
    Só testando pra ver, não é?
    Vou tentar em um dos blogs que tenho por lá.

    ResponderExcluir
  6. Fiz lá no MMS, mas vai sair como postagem, não num menu, como gostaria, ou não fiz direito.

    ResponderExcluir
  7. Dá uma olhada no Koisas e Coisas.
    Tem como aumentar tamanho da fonte onde aparece Início, Lembranças, por enquanto estas?
    Beijos.

    Obrigado pela dica preciosa!

    ResponderExcluir
  8. Tentei criar outra página no KeC e deu como resposta "que outra pessoa podia estar editando" não entendi direito, e apaguei o que já tinha feito, de fato que prefiro ficar com outro blog, criá-los a ler mensagens estranhas como se outros estivessem com acesso ao blog, foi o que entendi, por isto apaguei, mas valeu a informação.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani, antigamente captava mais as coisas, hoje tenho um pouco mais de dificuldades, acho que é isto.
    Encontrei a forma de Criar a página, mas acho mais fácil e bonito, mais completo, fazer um novo blog e procurar um template que tenha menu, e mais, que funcione aqui no Blogger, tem muitos que tem menu, mas quando faço o download, desaparecem ao colocar no blog de testes.
    Beijos e boa tarde, Mauro

    ResponderExcluir
  10. isso é uma tendências, mas mesmo as empresas que usam a rede social para conhecer mais os candidados afirmam que a entrevista pessoal é indispensável, mas já foi olhar em quais comunidades está no orkut?

    mateus
    @ocappuccino

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...