terça-feira, agosto 31, 2010

Adotar um animal requer amor e consciência

Se tem uma coisa que me comove é bicho abandonado, mal tratado, sofrendo por aí. Já há algum tempo falo, ainda que discretamente, e muito menos do que gostaria, sobre a barbaridade que fazem com os animais por aí, mais ainda da revolta que sinto por não ter muito que fazer a respeito. Sempre pensando sobre o assunto, tenho chegado à conclusão que não haverá solução para o problema enquanto as pessoas não se conscientizarem de que somos "SIM" responsáveis pelos animais jogados por aí como se fosse lixo.

Fomos nós que os domesticamos e agora que não sabemos mais o que fazer com tantos deles, queremos nos livrar desse "mal". Quem mais sofre com isso são as fêmeas de cães e gatos, mais ainda os filhotes de gatos. Por que é deles a fama de "agourentos", se for preto, manchado ou multicolor então, nem se fala! O resultado é ruas e abrigos lotados de bichos, muitos deles sendo sacrificados, depois de muito serem maltratados. É um ser vivo, na maioria das vezes dócil, apanhando, sendo largado, sendo assassinado, sem ter feito qualquer mal além de ter nascido.

E agora cheguei ao ponto que eu queria: os cães e gatos abandonados não pediram para nascer. Algum dono irresponsável deixou que nascesse aquele filhote, algum dono irresponsável quis "tirar uma cria" da sua cadela para ver como seria, para vender ou para o que quer que seja, sem o plano de assumir esses animais caso ninguém os quisesse. A solução para esse problema, acredito que esteja saltando aos olhos: esterilização!

Quando se fala nesse assunto com os donos dos animais, principalmente de bichos "de raça", eles dizem ter pena do animal, que isso não é natural. Queria poder mostrar a essas pessoas dados diários de animais abandonados, de abrigos super lotados, para que elas me respondessem se isso é normal. Recebi hoje um e-mail da ONG "Bicho de Rua" com os números de animais precisando de um lar, apenas dos registrados no site da ONG: o número passa de 4000. E tem gente que compra bicho só pra dizer que tem dinheiro pra isso!!!

Essa, assim como outras ONGs, procuram oferecer auxílio para a esterilizarão, muitas cidades já oferecem esse serviço gratuitamente. Se você tem um bichinho, esterilize-o!

Mudando um pouco o enfoque, mas sem mudar muito de assunto, tem um candidato a deputado estadual que colocou entre as suas metas, lutar pela defesa dos animais. Está aí uma postura diferenciada que pode garantir o meu voto. Fiz uma pergunta para ele no Formspring para ver o que responde. Não vou citar nomes porque acredito que cada um deva fazer as suas escolhas a partir dos seus próprios ideais.

Bom, depois de umas semanas com textos bem sem importância, creio que consegui instigar algum tipo de reação nos meus fiéis leitores!

Assim espero!
:)
Precisando de um gatinho?

Precisando de um gatinho? Aqui tem vários gatinhos precisando de você!

.

5 comentários:

  1. como eu queria adotar um animalzinho
    adoro cachorros vira latas
    linda postagem

    ResponderExcluir
  2. Eu super adotaria um animal, sempre quis, mas minha mãe não quer mais bichinhos :(:(
    mas eu acho adotar um animal algo muito importante.

    ResponderExcluir
  3. Um belo post, Dani, todo ser vivo merece a vida, e não ser maltratado, seja de que forma for.
    Eu não gosto de ter animais em casa, mas não gosto de vê-los sofrendo.
    Ninguém de são consciência gosta do sofrimento alheio.
    Aqui no jornal de Pelotas saiu uma notícia que uma casa foi arrombada, e por ter sido roubada, o dono do pitbull responsabilizou o cão (olha que mente!) e o matou batendo com uma barra de ferro, resultado, cinco meses de prisão.

    O assunto do meu post sou contra sim, mas se um cara mata, é preso, sai e mata de novo, tem que ser punido, mas sigo com o pensamento, a vida como a morte pertencem a DEUS.
    Sou contra também pelo fato de erros acontecerem e no lugar de pegarem um culpado, pegarem um
    inocente, e a pergunta é, e se fosse da família da gente?
    E como aqui é Brasil, apesar que os erros acontecem em qualquer lugar...
    O sistema prisional deveria mudar, as leis então nem se falam, como um cara que é condenado há quase trinta anos pode sair com bom comportamento em dez, onze anos, e sua vítima, e a família da vítima?
    Tem muita coisa errada, estamos inseguros, isto eu reconheço!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani, também não acesso tudo, nem tem como, mas estou nelas, e deixei em uma determinada cor, veja bem o post, as quais acesso com mais frequência, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani, bom dia, tenho o cadastro do Live Mocha, não me dei não, quando acho complicado, nem sigo, e não saberia como ensinar, posso até ser ensinado, mas eu ensinar, por mais que eu saiba, não me sinto seguro, e nem sei porque entrei.
    Quanto a "rede anônima" acho errado os programas insisterem com isto, mesmo assim, faço perguntas e respondo, se for cretina a questão, apago, não respondo.
    Acho que os sites de internet deveriam fazer de tudo para proteger a pessoa e não criarem meios para atacá-la, e o modo anônimo é uma forma de ataque.
    Beijos, sigo com uma baita dor da LER, e comecei a passar Arnica Gel que tenho aqui, e acho que vou ter que fazer massagem, quinta recomeço pilates.
    E realmente tenho um tempo livre.
    Beijos, Mauro

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...