Temos um favoritado do ano! "Devoradores de estrelas", de Andy Weir é um dos melhores livros de ficção científica contemporâneo. E não é exagero!
Quem leu "Perdido em Marte", deve lembrar do personagem gambiarreiro explorando ao máximo sua inteligência e conhecimentos para sobreviver. Se leu "Artemis", deve ter percebido como o autor evoluiu na construção de seus personagens, apresentando uma protagonista forte, inteligente, desafiadora e carismática.
Pois em "Devoradores de estrelas", ele conseguiu reunir o que tinha de melhor nos livros anteriores e fez uma space opera incrível!
Sinopse de "Devoradores de Estrelas"
Grace, um professor do ensino médio que abandonou a carreira na pesquisa depois de uma divergência em relação aos seus estudos na comunidade científica, se vê envolvido num projeto para salvar o planeta. Sozinho em uma nave espacial a caminho de Tau Ceti. Uma estrela na constelação Cetus que é semelhante ao Sol em massa e tipo espectral.
A missão, desconhecida nas primeiras páginas, tem alguns parâmetros nada favoráveis para o protagonista. Vamos descobrido os detalhes com ele, mas até nos esquecemos disso com o decorrer da história. Ela vai se tornando cada vez mais instigante e interessante.
É ficção científica até os ossos!
Usando o artifício de flash back, o autor vai mostrando como Grace foi parar em uma nave espacial, sozinho, e o que ele precisa fazer. E é aí que entra todo drama e a ciência dessa história.
É notável a pesquisa feita para explicar tudo o que acontece. Temos teorias de ciências biológicas, astrobiologia, astrofísica, física, química, climatologia e por aí vai.
Ele trabalha com teorias aceitas na comunidade científica para vidas extraterrestre, viagens espaciais e tecnologias para enfrentar uma jornada longa no espaço e sair do sistema solar. Lembrou muito Arthur C Clarke, tem referências às pesquisas de Sagan, incluindo o planeta Vênus. É lindo de ver divulgação científica e ficção tão bem relacionadas.
Devoradores de estrelas tem tudo que uma boa história precisa
Nem só de ciência vive "Devoradores de estrelas", o autor consegue inserir discussão política, representatividade feminina na esfera máxima de poder, tem algo cientificamente improvável embasado cientificamente, alívio cômico muito legal (sem spoilers) com um personagem carismático e fofinho, e também fala de amizade e sentido da vida.
É um Sci-fizão cheio de camadas, como a gente gosta. Ele vai dando pistas, explicando teorias e ensinando algumas coisas sobre ciência, aproveitando o tom "professor" de Grace, para que a gente chegue às conclusões junto com o protagonista. Nem sempre meu conhecimento alcançou, então aprendi bastante!
A história tem momentos críticos e o desfecho é quase poético para o protagonista. É nada óbvia, é perfeita! Não tinha como não favoritar.
Alguém já leu? Gosta de space opera? Conta aí nos comentários!
Se quiser comprar o livro na Amazon, usa o meu link, clique na imagem abaixo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário