quinta-feira, setembro 20, 2007

O 20 de Setembro

Como aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o vinte de setembro
o precursor da liberdade
Refrão
Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
Mas não basta para ser livre
Ser forte aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo


E assim formou-se a história do nosso estado. Com muitas lutas, guerras e revoltas. A revolução farroupilha, comemorada hoje foi uma grande revolta da burguesia. Nem mesmo o povo do Rio Grande do Sul, tão politizado, foi capaz de lutar por direitos humanos, por uma sociedade mais justa e etc. Mas também não foi um povo pacato, acomodado; muitos assumiram o ideal separatista e morreram nas batalhas dessa guerra civil que é tão pouco conhecida na história do Brasil.
Graças a história do Brasil e o papel do nosso estado nessa história, aprendemos a não ficar totalmente por fora do que acontece no Brasil e no mundo, sempre atentos a política e oportunidades. Assim, tivemos espaço no poder e regalias para aqueles que se empenharam defendendo seus interesses.
O orgulho gaúcho celebrado nessa semana é bonito de ver, mas a revolução e o que a movimentou durante dez anos (1835-45), bem como os frutos dela colhidos, não são motivo de comemoração.
O nosso estado que quase virou nação, ganhou um hino, o qual está descrito ao lado da figura que é, hoje, um dos símbolos mais importantes em nossa capital, o Laçador. Aliás, um fato interessante é que esse monumento foi inspirado no tradicionalista Paixão Côrtes que ainda está vivo! Esse símbolo marca a soberania do norte industrial que assumia papel muito importante na economia do estado em 1947.
Fica aqui o registro dessa data, que para nós gaúchos, apesar de tudo, é muito importante e legal. O orgulho gaúcho incomoda, mas e daí? Pelo menos respeitamos nosso estado e nossa história. Melhor do que não respeitar nada e deixar tudo como está.
"Povo que não tem virtude acaba por ser escravo"
=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...