quinta-feira, julho 02, 2009


Bichos de rua: o problema é nosso!


Vou fugir do encadeamento midiático e falar de alguma coisa mais útil para a sociedade, pra variar! Há tempos que não falo disso no blog, e tenho sentido um pouco de remorso, por isso, devido a alguns acontecimentos, decidi bater nessa tecla outra vez.

Diariamente pessoas pegam cães e gatos para criar, algumas "que se acham ricas", compram seus bichinhos de estimação. Não sou contra as pessoas que realizam um sonho de ter determinada raça de cachorro, mas... Deixemos esse debate para uma outra oportunidade.

Agora quero falar das que pegam os bichos para criar achando que são objetos de decoração, e não um ser vivo. Quando isso acontece, se o bicho é temperamental, se ele é bagunceiro demais, se demora a aprender a se comportar com as suas necessidades fisiológicas, se cresce mais do que o previsto (por que a sua dona não se preocupou em saber o porte dele) ou se o seu dono muda os estofados da casa e ele já não combina mais com o ambiente, adivinhem o que acontece com esse ser vivo?

Mas, vamos supor que tudo deu certo e a pessoa está tolerando aquele bichinho, na maioria das vezes, não toma os devidos cuidados contraceptivos. Quem tem bicho macho então, nem se fale! Ninguém costuma se preocupar com os passeios do seu gato, do seu cachorro. Os donos das fêmeas é que ficam com o problema. Sim, porque eles também não se preocupam em proteger a sua menina e a deixam por aí, seguindo seus instintos. Bom, agora me respondam: para onde vão os filhotes indesejados?

Existem muitas alternativas para resolver esses problemas, a mais conhecida é "RUA". Mas, tem aqueles que afogam, que amarram num saco e jogam no lixo, tem aqueles que largam em agropecuárias/pet shops, como se essas empresas tivessem a obrigação de cuidar dos bichos... Raros são aqueles que tratam e doam com segurança os filhos dos seus animais domésticos, e isso é uma vergonha! Sofro de pensar nos bichos soltos pela rua, sem dono, que muitas vezes não têm sequer chances de sobreviver.

Quando se adota um animal, é preciso levar em consideração que ele é um ser vivo, que ele vai durar anos e que estará sob nossa responsabilidade por todo o tempo em que viver. Que se não queremos que eles procriem, devemos tomar as medidas cabíveis para impedir que isso aconteça, e se falharmos, devemos assumí-los!

Hoje soube de uma gatinha que foi abandonada na rua, filhote, largada no meio da noite em frente a uma pet shop, onde será examinada por uma veterinária! Essa, apesar das complicações que pode vir a ter, teve sorte. E terá mais ainda se puder ser minha! Farei a minha parte, cobrirei a irresponsabilidade daqueles que acham que um ser vivo, pode ser tratado como uma coisa ruim, da qual precisa se livrar.

Se tudo der certo, amanhã a Mitsy estará comigo!!!
Não vejo a hora!
:)

Se mais alguém quiser um bichinho, acesse o site:
http://www.vidadecao.com.br/cao/index2.asp?menu=entidade.htm

Um guia com diversas entidades que estão tentando encontrar um lar para os animais abandonados!
.

4 comentários:

  1. Fiquei completamente apaixonada por esse post seu, concordo absolutamente com o que você disse, muitas pessoas acham que os bichinhos de estimação são obejtos e muitas vezes não cuidam deles.
    Acho um tremendo absurdo quando vejo um cachorro na rua, não importa se é de raça ou não, é um animal que foi largado e fica tentando sobreviver na rua sem saber ao certo se irá comer ou dormir em paz em alguma calçada.

    E o que mais me faz perder a cabeça é ver pessoas infelizes atacando, batendo, assutando esses bichinhos de rua.
    eu realmente queria adotar um cãozinho e ainda vou fazer isso um dia. :)
    e vou dar uma olhada no site que você recomendou.

    :*

    gostei muito do blog.

    ResponderExcluir
  2. HEHE Uma vez estava no estacionamento do shopping e escutei um chorinho agudo e eram dois cachorros filhotinhos do tamanho da minha mão abandonados. Eu fiquei segurando os dois na mão tentando achar alguem para doar na entrada do shopping até arrumar um casal. Demorou umas tres horas e demos boas risadas.

    ResponderExcluir
  3. as pessoas sao horriveis em relação a isso...eu tenhu tres gatas tbm e uma foi achada na rua....e adoru ela^^

    ResponderExcluir
  4. Opa, pode deixar, acredito que vou escrever muito :D
    O ruim é que eu não queria ter apagado os blogs que eu tinha, é que o servidor acho que não existe mais, todos os blogs eram no weblogger :/ e agora não tem mais.

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...