terça-feira, fevereiro 26, 2019

Resenha de "Uma longa viagem a um pequeno planeta hostil" de Becky Chambers

Confesso que eu não estava preparada para essa leitura. Becky Chambers é uma contadora de histórias sensacional! Dona de uma escrita fluida e envolvente, a autora sugere ações e acontecimentos de um jeito que não precisa detalhar tudo e, ou a gente percebe ou imagina. É fantástico!


E os temas que ela trás à tona são igualmente interessantes, olhem só isso:

Xenofobia, diferenças culturais e respeito


O universo desse livro é bem barulhento, diversos planetas habitados com diferentes espécies, todos interagindo entre si na grande "comunidade galática". Ações políticas estabeleceram regras de convívio, a xenofobia e o racismo são proibidos, mas no dia-a-dia eles aparecem (igual na vida real).

A autora nos dá lições de moral por tabela, quando personagens corrigem e advertem outros personagens no meio da história, quando agem errado. E também, o respeito pelas diferenças é tratado o tempo todo, e extrapolado quando o objetivo da história (a longa viagem) se resolve. É lindo!


Olha a quantidade de coisas que marquei nesse livro!


Amor é sempre amor


Ao longo do lilvro acompanhamos uma série de relacionamentos: entre seres orgânicos e inorgânicos, entre espécies diferentes, um deles homossexual, lésbico. Todos eles abrindo espaço para pensarmos o que de fato importa. É só o amor e/ou o respeito, né?! E a felicidade dos envolvidos, e fim. Mas, a autora explora isso muito bem.

A gente torce pelo técnico informático e sua IA!
Gente, não tem coisa mais linda e que nos faça pensar tanto, do que os sentimentos de uma "Inteligência Artificial" - IA -, suas vontades, seus direitos, se existe isso, se devemos nos preocupar com tais "necessidades" de seres (são seres?) ou não. E essa discussão está lá, do início ao fim desse livro. Como não amar?


Não é política, é ficção científica das boas!


Mas, ela não para por aí. Afinal, esse livro é de ficção científica e viagens interplanetárias. Que coisa linda Becky Chambers escreveu. Eu amei cada capítulo, tudo mesmo, do início ao fim! Cada personagem mais interessante, ou apaixonante ou esquisitão, do que o outro. Todos muito coerentes.

E o Sci-fi se integra muito bem com a novela que se passa a bordo da nave "Andarilha", que desbrava universo construindo túneis que encurtam as viagens. Tudo bem explicado, não sei se cientificamente correto, mas bem convincente. Que história!


E também é um livro inspirador!


No final do livro a autora conta como foi o processo de escrita de "Uma longa viagem a um pequeno planeta hostil" e escreve um texto motivacional, do tipo que "sacode" nossas ideias. Ela nos motiva a correr atrás dos nossos sonhos, a realizar aquele projeto que está na gaveta. É como se ela soubesse mesmo quem somos, como somos, comenta as desculpas que damos para adiar a realização desses projetos. É impressionante, inesperado, muito legal!


Se comprei pela capa? Acho que sim!


Quando via ele nas lojas online, sempre me chamava a atenção pelo título (o tipo de assunto que eu piro), mas foi quando o vi "pessoalmente" que percebi o porquê do preço e porque eu precisava muito dele.

É um risco que se corre com a Darkside Books, comprar pela capa. Mas, o mais legal é que normalmente dá tudo certo. A curadoria da editora é muito boa. Se a gente não errar pegando o livro de um gênero que a gente não gosta, a tendência é ter um livro lindo, com história muito boa na coleção.

E nesse caso em especial foi uma ótima ideia ter comprado esse livro pela capa, ele acabou se tornando um dos melhores livros de ficção científica que eu já li!

E não vejo a hora de ler o próximo livro, "A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada". Que também brilha lindamente na minha estante.


Alguém aí já leu esses livros, me contem o que acharam!
=P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...