sábado, maio 09, 2009

A dieta do palhaço!

FONTE: Divulgação do Filme: A dieta do Palhaço Hoje eu aderi a dieta do palhaço, afinal, estava num shopping às vésperas do "dia das mães" justamente para comprar um presente para a minha mãe. Aproveitei o shopping lotado para ir ao McDonalds, uma vez que era o único lugar "fast food" real daquela praça de alimentação. Em menos de 5 minutos já estava sentada numa mesa comendo o meu saboroso hambúrguer de minhocas e bebendo a coca-cola feita com água da torneira. Mas quanto à batata, não! Essa eu preciso defender: sequinha, salgadinha, crocante, no ponto!

Surpresa na hora de pagar: o Big Mac está mais barato do que há um ano atrás! Será que é porque tem um Burguer King quase ao lado, onde o refrigerante pode ser reabastecido de graça? Pela primeira vez eu vi, com os meus próprios olhos, o sistema de concorrência funcionar. O Mc Donalds reinou soberano por anos em Porto Alegre, o preço estava absurdamente caro e o atendimento cada vez pior. Agora, com o Burguer, resolveram ser mais ágeis e cobrar um pouco menos. Foi uma boa!

A parte preocupante dessa história é que se torna mais comum a freqüência de pessoas de renda mais baixa nesses "restaurantes" e isso pode ser bem prejudicial. Não apenas pelo indivíduo atender ao chamado do capitalismo para gastar o que não tem para aparentar ter, mas pela péssima qualidade de vida que esse hábito pode gerar. Se nos Estados Unidos, que é um país desenvolvido, a quantidade de obesos na população já é um problema, imaginem no Brasil! Onde os pobres vão resolver os problemas de saúde que acompanham a obesidade? No sus??? Faça-me rir!

Essa idéia toda me remete a outra situação: a indústria têxtil norte-americana até que se sairia bem com essa, pois já estão produzindo tamanhos grandes, poderiam exportar mais se tivéssemos mais obesos por aqui. Quem sabe não é justamente esse o plano?

No panfleto que serve como "fundo" para a bandeja, deparei-me com uma notícia que me surpreendeu: "estamos no ano comemorativo da astronomia", faz 400 anos que Galileu iniciou suas observações do universo, que fez todas aquelas impressionantes descobertas. Pelo menos uma coisa positiva naquele lugar tão inóspito que cheira a conspirações de dominação das massas.

Mas, como nada é perfeito, eles exemplificaram algumas "notas rápidas" do tipo "Você sabia?" com desenhos muito esdrúxulos, resumindo a história do planeta ou os segredos do universo a imagens tolas! Ex: a Lua, por ter temperaturas muito baixas à noite foi desenhada com toca de lã e cachecol. Para uma criança que não sabe ler, essa será uma informação bem patética e pouco relevante, mas... Como eu disse: nada é perfeito.

Terminado o lanche e essas reflexões li a última nota, que me fez ter vontade de rasgar o papel para tirar uma notinha que dizia: A lua está se afastando da Terra, cerca de 3cm (eu acho) a cada ano. Isso porque lembrei de uma discussão "calorosa" que tive com uma pessoa que duvida da ciência e, mais ainda, dessa teoria, que lhe pareceu a coisa mais absurda e sem fundamento já dita. E é incrível a quantidade de besteiras que rolam por aí, teorias conspiratórias, daquelas que podem ou não ser verdade, mas que é sempre bom ficar sabendo.

Essa mesma pessoa está preocupadíssima com a "Gripe Suína", que nada tem a ver com o pobre do porco, mas que está servindo bem para que as pessoas esqueçam-se da crise econômica e de tantos outros problemas do país e do mundo, e corram todas para os shoppings e fast foods para gastarem os seus dinheirinhos suados e terem mais motivos para continuar trabalhando, para ganhar dinheiro e gastar dinheiro, seguindo a lógica absurda desse sistema que consegue ficar invisível aos olhos dos que o seguem.


* A imagem e referência do título é do filme "Super Size ME - A dieta do Palhaço", mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Size_Me

9 comentários:

  1. adorei teu blog......adorei o texto,vc escreve muito bem..parace ate jornalista^^.......vou vir sempre aki^^

    http://mysolitudewords.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. gostei do teu texto, bem legal! ... mas um mistério tu nao revelou, o que tu comprou para tua mãe?!?! pq preciso ainda de uma dica para um presente para minha mãe! rsrsrsrs
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Dani, já te disse que você escreve super bem, e coisas desse tipo, sempre que posso e acho interessante eu comento no seu blog, mas sempre estou lendo aos seus textos.
    E esse foi mais uma obra reflexiva sua. Achei interessante montar uma história de ficção com a sua vida... "A menina que vivia no sistema" seria uma história mais ou menos assim, vocÊ teria seu mundo que supostamente você acharia que tudo ali seria verdadeiro, e mais inteligente, mas o sistema capitalista é tão grande que te obriga a viver em silêncio e vivendo de uma forma que você até gostaria de mais... A série acaba quando você acha nesse mundo capitalista desse sistema ilusório, pessoas como você e que podem supostamente mudar o mundo, e acharia legal se na ficção vc e seus novos amiguinhos montassem blogs para contar de seus mundos, e de seus universos!

    Poxa dahora... =]

    ResponderExcluir
  4. Eu só tenho pena do porco. Mac Donalds esta la para quem quiser comer. Para mim o Burguer King tem o mesmo gosto de borracha do Mac Donalds, embora o refrigerante grátis é show de bola.
    Gostei do texto e do anterior também foi legal.
    beijos
    Guilherme Palma

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. pooo nem curti esse ultimo coment...caraca o burger king e 100 vezes melhor q o mcdonald....os sanduiches saum bons demais....mas aiunda prefiro o subway kkkkkk num sei porq se amo tanto hamburger;........e a p´roposito..esse filme e muito bom kkkkkkkk...brigado pelo coment dani^^.......dando sonmo ou tirando sono cafe e muuuito bom kkkkkk........e eu curte eswcrever mesmo kkk pra caramba viu^^........t+

    ResponderExcluir
  7. Não sei nem o que dizer sobre a diferença entre MC e Burguer, por que não fui no burguer ainda!

    =P

    ResponderExcluir
  8. ..rsrsrsrsrsrsrs...
    Discussões filosóficas sobre fast food! Comentários engraçados!!!
    Pois é.. tenho histórias péssimas sobre fast food!!! Detesto isso =P
    Lay massa

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...