sexta-feira, junho 23, 2017

DC Legends of Tomorrow, quando o spin off é melhor que a série original!

Apaixonados por Arrow (vulgo Arqueiro) e The Flash (grupo no qual me incluo) que me desculpem. Mas, Legends of Tomorrow, spin off dessas séries, é melhor do que Arrow, pelo menos. E nesse post vou apresentar a série para quem ainda não a conhece, ou só ouviu falar.

Bem, infelizmente a rede grôbo acabou com o aspecto "lado b" trazendo ao ar no início deste ano a série "Lendas do Amanhã". Digo infelizmente porque é sempre chato quando uma série que a gente gosta cai na boca do povo, com título e nome dos personagens em português e dublagens ridículas. Sem falar quando a série tem todo um porquê de existir que é ignorado pela emissora. Arrow está sendo exibido no SBT, então nem faz sentido passar Legends of Tomorrow em outra emissora. Enfim... Vamos aos fatos!


Legends of Tomorrow

Legends of Tomorrow é um spin off. Termo usado para indicar que os personagens, e parte de suas histórias, cruzam-se com a história de alguma outra série. No caso de Legends, ela é dita spin off de Arrow, mas, também pode ser de The Flash. Como há crossover (histórias em comum entre séries) entre The Flash e Arrow, em Legends aproveitaram personagens de ambas as séries. Sendo assim, começamos a assistir a série já conhecendo os principais personagens, o que facilita o envolvimento.


A estória em Legends of Tomorrow

A série tem como personagem principal Rip Hunter, um Time Master que vem do ano 2166 para convocar alguns "super heróis" para uma missão: salvar o futuro do mundo do imortal Vandal Savage. Os heróis convocados são os mais problemáticos, afastados, e até anti-heróis, das séries Arrow e The Flash. Como todos estão sem muita perspectiva (são quase perdedores) resolvem embarcar nessa e aderir a missão para fazer alguma diferença no mundo - tornando-se "lendas".

Assim, Rip consegue reunir: a recém ressuscitada Sara Lance - Canário Negro (que vira Branco), a dupla Martin Stein e Jefferson Jackson que formam o Nuclear, o Átomo - Ray Palmer, os vilões Mick Rory (Heat Wave) e Leonard Snart (Captain Cold), além do casal Mulher e Homem Gavião, os quais têm muito interesse em derrotar o vilão Vandal Savage, trama iniciada nas séries anteriores.

Ah! Como disse antes, Rip Hunter é um Time Master. Um viajante do tempo, que faz parte de um grande conselho do futuro (time lords?) e, como descobrimos já no primeiro episódio, fugiu do futuro roubando uma nave chamada Waverider. Uma máquina do tempo de alta tecnologia e dotada de inteligência artificial com uma interface chamada Gideon.

E aí vocês podem se perguntar, um quase senhor do tempo, interpretado pelo ator britânico Arthur Davill - o Rory, companion do 11º Doctor Who, roubando uma nave e viajando por aí. Onde mesmo já vimos uma história parecida? Claro! As semelhanças são muitas, mas Rip Hunter está longe de ser um louco em uma caixa. É um homem em busca de uma vingança (vocês saberão assistindo), e a série está loooonge de ser parecida com Doctor Who. As semelhanças param por aí.

Porque acho que o spin off é melhor que a série original

Todos esses personagens advindos das outras séries tinham papeis bem bobos. Sara Lance era muito inconsistente, assim como Ray e a dupla Nuclear e os demais. Não apenas por serem coadjuvantes, a narrativa de Arrow já estava desgastada quando Sara abandona a trupe do arqueiro, por exemplo, e não tinha muito espaço para ela ou para os demais na série. Era muita informação.

Em Legends of Tomorrow eles vêm com essa bagagem e atuação fraca, mas as personagens vão crescendo, ficando mais consistentes conforme a história vai avançando. Até os vilões bobos, Leonard e Rory, ficam mais interessantes. A direção também é melhor, porque os atores inexpressivos de Arrow e The Flash melhoraram muito também na representação dos seus papeis em Legends.


E vou dar um destaque (de um parágrafo) para Sara Lance, interpretada pela atriz Caity Lotz. Essa menina cresceu muito, assim como a sua personagem. Em Arrow eu torcia para que ela morresse de uma vez, fiquei irritada quando foi ressuscitada (sou muito má). E quase não assisto Legends Of Tomorrow por causa dela, e fiquei super contente com o que aconteceu com ela na segunda temporada. Se não tivesse assistido essa evolução, se me contassem eu não acreditaria na forma como recuperaram uma personagem transformando-a em uma líder (meio spoiler - sorry!).

A primeira temporada parece uma brincadeira, tudo é bem superficial, mas a segunda vem com uma produção e uma temática mais sólida. As "Lendas do Amanhã" passam a enfrentar novos adversários, também vindos de Arrow e The Flash, e a trama fica mais interessante.

É claro que tem um pouco de romancinho bobo e dramalhão de novela das oito também nessa série, mas nem se compara ao desastre que se tornou Arrow e The Flash. Deter os vilões ainda é o foco, seguem as cenas de luta, bem como resolver alguns conflitos gerados pelas viagens no tempo. É uma série de super heróis -ainda - e eu viciei. Já estou com saudades.


Mas, nem tudo é perfeito. 


A série apresenta problemas nas questões que envolvem TEMPO. Viagens no tempo são complexas. Rip Hunter, como Time Master, tenta ensinar os perigos de mudar a história, mas pouco se vê na prática. Tem uns furos muito evidentes para quem está acostumada com essa temática. Eu com toda minha experiência (nossa! grande coisa) em Doctor Who e "De volta para o futuro" tento não me apegar a esses detalhes para continuar curtindo a série.

E essa é uma das poucas críticas negativas que tenho a fazer sobre Legends of Tomorrow. Como já estão indo para a terceira temporada, a história está ficando séria, eles deveriam ter esse cuidado, deveriam pesquisar mais as consequências que envolvem as viagens no tempo.

No mais, recomendo muito a série. O ponto chato é que para compreender bem a história é preciso assistir pelo menos as primeiras temporadas de The Flash e Arrow. O que não chega a ser um martírio, as primeiras temporadas do Arrow são boas (até), e The Flash fica muito boa a partir da segunda temporada. É uma série que ainda está valendo a pena acompanhar, apesar de a terceira ter ficado meio novelinha no final (e cheia de problemas com viagens no tempo também).

Para quem se interessou, a boa notícia é que a primeira temporada está no Netflix, assim como as primeiras temporadas do Arrow e do Flash. Isso facilita muito as coisas!

E pra encerrar, trailers para ver se angario mais uns fãs para Legends of Tomorrow!!

Primeira temporada




Segunda temporada




=P

2 comentários:

  1. Não conhecia a série, mas particularmente adoro tudo que envolve esse universo de heróis. Adorei a sugestão, fiquei interessada.
    Jessiane do blog Proposições literárias
    http://proposicoesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Josi. Que legal. Espero que você assista e que goste. :D

      Excluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...