quinta-feira, abril 19, 2018

Confira as minhas leituras de março!

As minhas leituras de março foram muuuuito produtivas. Está entre elas dois dos melhores livros do ano até aqui e dois dos melhores e um dos piores da vida! Vejam só!



Matéria Escura, de Blake Crouch

Vou começar falando do melhor. "Matéria escura" é um livro sobre um homem que tem a vida mudada da noite para o dia, em função de um evento inesperado, que desencadeia um problemão! E isso é tudo que eu posso falar para não dar spoiler e acabar com a experiência de quem for ler.

Ele é de ficção científica, tem algumas explicações de física, envolve um pouco de física quântica e nos faz imaginar muita coisa. Sobre as descobertas da física, sim, mas muito mais sobre a vida, as relações com as pessoas e aquele pensamento "e se eu tivesse escolhido ser isso em vez daquilo, como eu estaria hoje?". É bonito, intenso e profundo. Recomendo demais! Não se apeguem ao título ou o gênero, é uma ótima história.


O fim da eternidade, de Isaac Asimov

Isaac Asimov é um gênio da ficção científica. Diferente do "Matéria escura", esse é bem nerd. Faz a gente pensar sobre muita coisa, mas nem tanto sobre a família, e sim sobre o controle social. Até onde uma instituição pode decidir como será a sociedade no futuro? Bem, o livro explora o deslocamento no tempo e o uso deste como uma ferramenta para manter o mundo "em órdem".

Uma distopia daquelas de dar nos nervos porque, embora seja uma história muito boa e futurística, é carregada de moralismo e preconceito. Isso às vezes distoa um pouco, mas como é um personagem assim, a gente meio que aceita. Tipo o coleguinha machista, ou aquele primo, que tu tolera pra manter a ordem. Um dos melhores livros de ficção científica que eu já li!


Mulher-Maravilha - sementes da guerra, de Leigh Bardugo [Resenha Completa]

E para contrastar com o "Arlan" de "O fim da eternidade", Mulher-maravilha. A personagem está na adolescência nessa história. E por ser uma amazona, ela é feminista em cada palavra. Como ela vai ao mundo dos homens, e faz amizade com uma menina (a semente da guerra), o contraste entre as culturas fica muito evidente e faz pensar sobre muita coisa.

A história não é a melhor do mundo, mas é uma história boa. É empolgante, cheia de ação, e as páginas vão sendo lidas com facilidade, os personagens estão bem aprofundados. Para quem curte a personagem, ou para quem gosta de uma boa história de aventura, recomendo muito.


O Demonologista, de Andrew Pyper

Terminei de ler "O Demonologista" somente porque: já tinha começado, paguei por esse livro e porque a narrativa do autor é boa. Mais para o final acho que ele se perdeu um pouco, ou a tradução foi meia boca. A história vai ficando sem sentido e mais chata.

Vale ressaltar que eu sou ateia e não me ligo em histórias que envolvam religião, deus, demônios e possessões. Peguei esse livro pra ler imaginando que seria de mistério a ser desvendado, como os clássicos do Dan Brown. Não é. Também não é assustador. Em algumas passagens achei até bobo. E o final... Bem xôxo! Classifico ele com três estrelas, porque é nada demais, mas também não é o pior livro que li na vida, a edição é linda e o autor é clássico.


Universos secretos, de Paulo Cavalcante

Um dos piores livros que já li. Sabe quando uma criança tenta te contar uma história e se perde, ou quando alguém tenta te contar um sonho que contando fica ainda mais sem pé nem cabeça? Agora imagina isso mal escrito. Bem, acho que não preciso dizer porque entrou pra lista dos piores da vida, certo?

É realmente uma pena. Porque é um autor brasileiro e sempre gosto de mostrar que brasileiros escrevem bons livros, indico as obras etc. Mas, dessa vez, não deu, e não poderia mentir pra vocês e dizer que o livro é bom, quando não é.





Essas foram as minhas leituras de março! O que acharam?
Eu sei que já estamos quase em maio, mas só agora sobrou um tempinho, gente, dá um desconto!
=P

24 comentários:

  1. Adorei o post eu ainda não conhecia esse livro mais parece ser muito bom .

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Esse da mulher maravilha eu to com muita vontade de ler e fazer a comparação do livro e do filme.
    Ótimo post
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Concordo. Autores brasileiros tambem escrevem boas histórias. As pessoas tem mania de achar que só gringo q sabe fazer as coisas

    ResponderExcluir
  4. Muito boas as suas leituras de Março, gostei de saber das suas leituras, também não ligo em histórias que envolvam religião, deus, demônios e possessões, nesse ponto nós concordamos, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Lendo seu post me faz lembrar que preciso colocar minhas leituras em dia e eu tô louca para ler "Mulher maravilha" e obrigada por avisar que o "universos secretos" é um lixo .bjss

    ResponderExcluir
  6. Março foi bem produtivo não é mesmo? Acredita que nunca li um post de alguém comentando que o livro tinha sido o pior que leu? rsrs achei muito boa a sua opinião sobre os livros e bem sincera. Nenhum dos citados no post eu já tinha lido mas já tenho algumas indicações quando quiser ler um livro novo

    ResponderExcluir
  7. Que legal estou doida pra ler mulher maravilha!

    ResponderExcluir
  8. Acompanhei todos eles pelo Instagram. Fiquei curiosa de saber qual deles é este que na lateral parece livro antigo?

    ResponderExcluir
  9. Quase maio mesmo, mas é a correria, o bom é saber as leituras e conhecer novos livros
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia nenhum dos livros mas gostei bastante do post para saber as indicações e ter uma noção do que ler antes de ir na livraria. A primeira resenha e a da Mulher Maravilha foram as que mais me interessaram a principio

    ResponderExcluir
  11. Não são estilos de leitura que curto, mas pra quem gosta ótimas sugestões.

    ResponderExcluir
  12. quanto livros bacana voce teve para ler em marco eu fiquei interessada pelo livro da mulher maravilha me parecer ser bom

    ResponderExcluir
  13. Estou louca pra ler o da Mulher Maravilha e aí comecei a olhar a capa do O Demonologista e ler sobre o que achou e ai ja me decepcionei rsrsrs Poxa parece tão bom, não gosto de livros com final meia boca. Mas fiquei curiosa por ele também. Adorei seus livros. Bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  14. Menina ainda não li nenhum deles, mas já coloquei todos na lista de indicações

    ResponderExcluir
  15. Eu fico pasma e encantada com quem consegue ler mais de um livro por mês, pois eu não estou conseguindo nem ler meio ... Gostei dos títulos, parecem ser bons ... Bjs (•‿•) ❤️

    ResponderExcluir
  16. Muito boas suas leituras desse mês!
    Eu estou doida pra ler o livro da Mulher Maravilha, já assisti o filme mais quero complementar a história!

    ResponderExcluir
  17. Leu bastante hein? Acho legal quando a pessoa tem uma rotina de sempre ler, pois a leitura é muito importante p nossa saúde mental!

    ResponderExcluir
  18. Esse mes eu nao li nada :/

    ResponderExcluir
  19. Queria ler o primeiro, me deixou intrigada kkkkk

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito do Matéria Escura, já pela capa.
    Fiquei bem curiosa com sua descrição também e vou procurar.

    ResponderExcluir
  21. to louca pra ler materia escura, deve ser otimo
    gostei das suas escolhas, todos devem ser bom demais

    ResponderExcluir
  22. O único que conheço desses é o da Mulher Maravilha, que estou louca pra ler <3

    ResponderExcluir
  23. Destes eu só li Mulher-Maravilha e gostei da história, nada muito intenso, mas dentro do que eu esperava.

    ResponderExcluir
  24. Bacana, não li nenhum desses mas queria ver da mulher maravilha

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...