sexta-feira, julho 06, 2018

Confira a minha lista de leituras de junho e opiniões!

Gente, nem eu acredito no tanto de livro que tenho lido a cada mês. Não sou do tipo que estabelece "metas de leitura", deixo rolar, vou lendo o que tenho vontade. E tem dado muito certo.

Algumas pessoas me perguntam como eu consigo e a resposta é bem simples: larguei as séries de mão, também não tenho assistido muito filmes, TV, nem a copa. Daí, né manas, sobra muito tempo.

O que indico para quem não lê e sente falta de um tempinho pra isso é testar a técnica dos 15min por dia. Ou de 1 página por dia. Vocês vão perceber que ler vai se tornando um hábito e vocês vão querer ler cada vez mais. Ah! E tem que achar o livro certo também, ficar insistindo em livro que não rende não dá, pelo menos não enquanto querem retomar esse hábito.

Mas, chega de papo furado e vamos as minhas

leituras do mês de junho e uma breve opinião sobre elas!



Histórias de robôs, Isaac Asimov - 5⭐ [resenha]


Esse livro de contos, organizado por Isaac Asimov, é fantástico. Em cada uma das histórias, os autores problematizam uma situação que os robôs e a humanidade poderiam enfrentar. Mas, não pensem que se trata de revoltas e guerras. Não. Eles tratam de dilemas existenciais das máquinas, da capacidade humana de aceitá-los, e também deles entenderem, ou como seria essa relação. Onde estariam os robôs na nossa sociedade?

A maior parte dos contos são dramáticos, e senti uma angústia pelos dilemas que as máquinas enfrentaram. Em outras me diverti muito com os desfechos surpreendentes. Ou seja, um livro maravilhoso!




Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis - 4⭐


Uma releitura! Fazia mais de 15 anos da primeira leitura, a qual não aproveitei muito. E pouco me lembrava da história. Estudei Machado de Assis para o vestibular, li alguns resumos de "Memórias Póstumas de Brás Cubas" mas não lembrava do detalhes.

E a riqueza dessa obra está nos tons de ironia e crítica que vai brincando com nós leitores e deixando a história mais interessante. É um enredo meio bobo à primeira vista, um morto contando as suas memórias. De uma vida vazia. Mas, a vantagem de se estar morto é a falta de "vergonha", não se preocupar com as aparências, com as "políticas de boa vizinhança", reputação, e contar tudo com muita verdade, e fazer críticas duras à sociedade em que se viveu.

E depois de entender isso, cada parágrafo, se percebe, não é gratuito e o cérebro fica maquinando, tentando descobrir o que tem por trás de cada um deles. Nem todas as críticas são veladas, mas muitas delas estão nas entrelinhas. E isso fez Machado de Assis gênio.

Incrível que esse livro só não é perfeito (pra mim) por alguns dos capítulos finais em que o autor enlouquece nas teorias do Quincas Borba. Não é atoa que esse personagem volta mais tarde, com seu próprio livro. Tirando esse detalhe, e mesmo por causa dele, a leitura foi ótima. Missão cumprida!!



Frankstein, Mary Shelley - 4⭐


Frankstein é uma das histórias mais famosas do mundo. Já foi até enredo campeão de escola de samba, né não? E poucas pessoas sabem que:
- Trata da história do Frankstein, criador de um "monstro", um ser abominável para quem ele dá vida depois de meses fazendo experiências.
- Foi escrito por Mary Shelley quando a autora tinha apenas 17 anos. A própria autora surpreendeu-se com a sua criação.
- Apesar do horror relacionado a criação de um monstro, o livro trata de família, amizade, e é tenso, angustiante, pelo sofrimento e remorso do Victor Frankstein. Não é terror, é drama!

E o que eu posso dizer é que a escrita dessa mulher é maravilhosa. É um texto muito gostoso, apesar de clássico e de uso de palavras antigas, de ser meio arrastado e prolixa em algumas partes, eu adorei!


Perto do fim, Rosa Mattos 4⭐


A escrita da Rosa é muito boa, fluida e envolvente. O ritmo é intenso, com frases curtas, narrado em primeira pessoa, o que nos faz viver o dia a dia de Jeff de forma muito íntima. Destaco aqui o excelente trabalho de revisão do livro, o texto está impecável!

Quem me acompanha aqui já notou que meu lance é ficção científica. Eu posso contar nos dedos de uma das mãos quantos romances românticos eu já li. E, dentro desse número resumido, "Perto do fim" fica muito bem posicionado. Isso porque além do romance tem o mistério que Jeff fica tentando resolver. No início parece grandeoso e no fim o romance é que se torna o foco. Então esperava mais do suspense, e não curti muito o romancinho.

Mas, foi uma leitura muito prazerosa e instigante. Tenho certeza de que muita gente aqui vai adorar. Porque Jeff e Valentina formam um casal bem fofinho, a gente torce e se emociona com eles. E se eu que não sou de romance digo isso, os romanceiros com certeza vão amar.


Uma dobra no tempo, Madeleine L'Engle Graphix Novel e o livro texto - 4⭐


Li a Graphic Novel em poucas horas e fiquei com a impressão de poderia ter sido superficial, uma estória infantil? Não que eu não goste de livros infantis, mas não tinha qualquer noção da história. Então me pareceu fraquinha. Daí parti para o livro texto, lançado pela Harper Collings, e percebi que texto ou HQ a história é a mesma.

Fiz uma resenha bem completa para o Site Estação Nerd. Vou deixar o link aqui para vocês. No fim, acabei curtindo muito a história e fiquei com vontade de assistir ao filme que saiu esse ano.




E essas foram as minhas leituras, o que vocês acharam? Querem ler ou já leram algum desses?
Como foram as leituras de vocês? Contem aí nos comentários!

=P

13 comentários:

  1. Vc caprichou nas leituras!!! Quem mais me chamou a atenção foi o "Perto do fim"

    ResponderExcluir
  2. Excelente lista, também faço minha listinha todo mês, pois adoro leitura.

    ResponderExcluir
  3. Gêneros variados! Gostei!
    Teve uma época da minha vida em que consumia vários livros por mês, de uma tempos pra cá dei uma parada. Mas sinto falta!
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  4. Arrasou nas leituras. As Memórias Póstumas de Brás cuba me remeteu à adolescência, período em que li na fase escolar. Amei!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/7/18 15:48

    boa tarde, eu gostei bastante das suas dicas, acredito que você citou , tem livros maravilhosos

    ResponderExcluir
  6. Ahhh minhas leituras vão devagar, viu! Infelizmente.
    Só li Machado da sua lista e quero reler porque já tem tempo!!!

    ResponderExcluir
  7. ME INTERESSEI MUITO NO PERTO DO FIM ,GOSTEI

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelas suas leituras, eu ando em falta com meus livros, mas pretendo voltar em breve!

    ResponderExcluir
  9. Destes livros eu só li memórias póstumas, mas confesso que não gostei, até cheguei a doá-lo.

    ResponderExcluir
  10. Não li nenhum desses títulos, mas fiquei muito interessada no livro "Perto do Fim" é mais meu estilo de leitura!
    Bjs (•‿•) ❤️

    ResponderExcluir
  11. Esse "Perto do Fim" parece ser interessante!!! <3

    ResponderExcluir
  12. Amei suas leituras do mês, quero ler Perto do fim e Uma dobra no tempo, eu infelizmente não li muito esse mês

    ResponderExcluir
  13. Leu muito esse mês, o livro Uma dobra no tempo parece ser interessante!

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...